Páprica: como deixar as receitas mais saborosas com a especiaria

Páprica: como deixar as receitas mais saborosas com a especiaria

A páprica é uma especiaria muito usada na culinária brasileira e de vários outros países como condimento ou tempero. O pó vermelho é produzido a partir de uma variedade de pimentão e existem três tipos de pápricas: páprica doce, páprica defumada e páprica picante.

Na indústria alimentícia a páprica pode ser usada nas carnes e embutidos como linguiça defumada, por exemplo. Ela adiciona sabor e cor deixando os produtos com aquele gostinho característico.

Como é feita a páprica?

A páprica é feita com pimenta e pimentões vermelhos, que são secados naturalmente ao sol ou em estufas e depois são moídos bem fininhos até ficarem em pó. A Hungria é um dos maiores produtores de páprica do mundo.

O que diferencia os tipos de páprica é a forma como são produzidas. A páprica picante, por exemplo, é feita com um tipo de pimentão especial, vermelho, picante e sem as sementes; já a páprica doce é feita com as sementes e tem o sabor bem suave, meio adocicado; a páprica defumada é feita com pimentões que são desidratados e colocados para secar em meio a fumaça.

 

Benefícios da páprica para a saúde

A páprica é um poderoso antioxidante. Ela ajuda prevenir diversas doenças e o envelhecimento precoce, melhora a imunidade e evita o aparecimento de doenças degenerativas.

Estudos apontam que a páprica é rica em vitamina A, B6, K1, potássio e cobre. Esses nutrientes ajudam na prevenção de doenças oculares, aceleram o metabolismo, mantém os neurônios saudáveis, auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e, consequentemente, no controle da pressão arterial.

O consumo diário da páprica pode ajudar quem deseja perder peso. Ela tem pouquíssimas calorias e o uso desse condimento na hora de temperar os alimentos contribui para a redução do uso do sal.

LEIA TAMBÉM:  O verdadeiro AMERICAN CHEESE – aprenda a receita perfeita para o famoso creme de cheddar!

Tipos de páprica fabricadas pela Adicel Ingredientes:

Páprica doce, caracteriza-se por ser uma mistura de especiarias. Ideal para colorir alimentos e conferir sabor característico. Apesar de ter o nome de doce, a páprica não apresenta sabor adocicado, é apenas mais suave do que a páprica picante.

Páprica Doce - 300g
Páprica Doce – 300g

Páprica defumada, caracteriza-se por ser uma mistura de especiarias ideal para colorir alimentos e conferir sabor característico. Apesar de ter o nome de doce, não apresenta sabor adocicado. Apresenta sabor mais suave do que a páprica picante e sabor e odor característicos de defumada.

Páprica Doce Defumada - 200g
Páprica Doce Defumada – 200g

Páprica picante, caracteriza-se por ser uma mistura de especiarias. Ideal para colorir alimentos e conferir sabor característico.

Páprica Picante - 300g
Páprica Picante – 300g

Aplicação da páprica na culinária

A páprica é uma especiaria muito usada na cozinha na produção de vários pratos. Por ter coloração vermelha luminosa, a páprica é usada para dar cor e sabor às receitas.

A páprica doce, por ser mais suave, combina melhor com peixes, frutos do mar e arroz.

Já a páprica picante confere sabor e cor a diversos tipos de carnes. É muito usada em molhos feitos com maionese e ensopados com carne vermelha.

A páprica defumada é usada em molhos, sopas, pastinhas de aperitivos junto com patês, além de conferir sabor em embutidos como linguiças e frangos.

Seu uso varia de acordo com o gosto do fabricante.

 

Confira uma receita deliciosa com o uso da páprica:

TULIPA DE FRANGO COM PÁPRICA PICANTE

INGREDIENTES:

  • 1 kg de Tulipa da asa de frango;
  • 1 cebola média picada em cubos;
  • 20 gramas de páprica picante Adicel;
  • 2 colheres de sopa de colorau;
  • 2 dentes de alhos amassados;
  • 50 ml de molho de soja;
  • Suco de 1 limão, mas pode ser vinagre de limão;
  • 5 colheres de óleo de girassol ou azeite;
  • Sal a gosto.
LEIA TAMBÉM:  Temperos, sua história, segredos e os mais usados na culinária atual

Você irá precisar de uma forma que tenha tampa e que possa ir ao forno.

Modo de Preparo

  1.  Em uma assadeira, coloque as Tulipas e em seguida acrescente a Páprica Picante, o colorau, os dentes de alho e o molho de soja. Misture tudo até que fique bem vermelhas. Deixe meia hora na geladeira com filme plástico.
  2. Depois acrescente os demais ingredientes, o suco do limão o óleo, e o sal.
  3. Com o forno pré aquecido em 200º asse por 40 minutos com a forma tampada, e por mais 20 minutos sem a tampa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *