Páprica: como deixar as receitas mais saborosas com a especiaria
A páprica é uma especiaria muito usada na culinária brasileira e de vários outros países como condimento ou tempero. O pó vermelho é produzido a partir de uma variedade de pimentão e existem três tipos de pápricas: páprica doce, páprica defumada e páprica picante.
Na indústria alimentícia a páprica pode ser usada nas carnes e embutidos como linguiça defumada, por exemplo. Ela adiciona sabor e cor deixando os produtos com aquele gostinho característico.
Como é feita a páprica?
A páprica é feita com pimenta e pimentões vermelhos, que são secados naturalmente ao sol ou em estufas e depois são moídos bem fininhos até ficarem em pó. A Hungria é um dos maiores produtores de páprica do mundo.
O que diferencia os tipos de páprica é a forma como são produzidas. A páprica picante, por exemplo, é feita com um tipo de pimentão especial, vermelho, picante e sem as sementes; já a páprica doce é feita com as sementes e tem o sabor bem suave, meio adocicado; a páprica defumada é feita com pimentões que são desidratados e colocados para secar em meio a fumaça.
Benefícios da páprica para a saúde
A páprica é um poderoso antioxidante. Ela ajuda prevenir diversas doenças e o envelhecimento precoce, melhora a imunidade e evita o aparecimento de doenças degenerativas.
Estudos apontam que a páprica é rica em vitamina A, B6, K1, potássio e cobre. Esses nutrientes ajudam na prevenção de doenças oculares, aceleram o metabolismo, mantém os neurônios saudáveis, auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e, consequentemente, no controle da pressão arterial.
O consumo diário da páprica pode ajudar quem deseja perder peso. Ela tem pouquíssimas calorias e o uso desse condimento na hora de temperar os alimentos contribui para a redução do uso do sal.
Tipos de páprica fabricadas pela Adicel Ingredientes:
Páprica doce, caracteriza-se por ser uma mistura de especiarias. Ideal para colorir alimentos e conferir sabor característico. Apesar de ter o nome de doce, a páprica não apresenta sabor adocicado, é apenas mais suave do que a páprica picante.
Páprica defumada, caracteriza-se por ser uma mistura de especiarias ideal para colorir alimentos e conferir sabor característico. Apesar de ter o nome de doce, não apresenta sabor adocicado. Apresenta sabor mais suave do que a páprica picante e sabor e odor característicos de defumada.
Páprica picante, caracteriza-se por ser uma mistura de especiarias. Ideal para colorir alimentos e conferir sabor característico.
Aplicação da páprica na culinária
A páprica é uma especiaria muito usada na cozinha na produção de vários pratos. Por ter coloração vermelha luminosa, a páprica é usada para dar cor e sabor às receitas.
A páprica doce, por ser mais suave, combina melhor com peixes, frutos do mar e arroz.
Já a páprica picante confere sabor e cor a diversos tipos de carnes. É muito usada em molhos feitos com maionese e ensopados com carne vermelha.
A páprica defumada é usada em molhos, sopas, pastinhas de aperitivos junto com patês, além de conferir sabor em embutidos como linguiças e frangos.
Seu uso varia de acordo com o gosto do fabricante.
Confira uma receita deliciosa com o uso da páprica:
TULIPA DE FRANGO COM PÁPRICA PICANTE
INGREDIENTES:
- 1 kg de Tulipa da asa de frango;
- 1 cebola média picada em cubos;
- 20 gramas de páprica picante Adicel;
- 2 colheres de sopa de colorau;
- 2 dentes de alhos amassados;
- 50 ml de molho de soja;
- Suco de 1 limão, mas pode ser vinagre de limão;
- 5 colheres de óleo de girassol ou azeite;
- Sal a gosto.
Você irá precisar de uma forma que tenha tampa e que possa ir ao forno.
Modo de Preparo
- Em uma assadeira, coloque as Tulipas e em seguida acrescente a Páprica Picante, o colorau, os dentes de alho e o molho de soja. Misture tudo até que fique bem vermelhas. Deixe meia hora na geladeira com filme plástico.
- Depois acrescente os demais ingredientes, o suco do limão o óleo, e o sal.
- Com o forno pré aquecido em 200º asse por 40 minutos com a forma tampada, e por mais 20 minutos sem a tampa.