Como usar o Sorbato de Potássio granulado para conservar alimentos?

Como usar o Sorbato de Potássio granulado para conservar alimentos?

O sorbato de potássio granulado é considerado um dos melhores conservantes de alimentos do mercado. Ele é muito utilizado pela maior parte das indústrias de alimentos, seja para conservar doces ou salgados.

O sorbato de potássio granulado é indicado como conservante para praticamente todo tipo de produto, como temperos, massas, salgados, doces, iogurtes e bebidas lácteas.

 

O que é o sorbato de potássio granulado?

O sorbato de potássio é um sal de potássio extraído do ácido sórbico. Sua função é evitar a contaminação dos alimentos, já que oferece qualidades fungicidas e bactericidas, impedindo o crescimento de bolores e leveduras.

A utilização do produto garante uma melhor conservação dos alimentos, por períodos mais longos.

Em sua forma natural, o ácido sórbico pode ser encontrado em uma série de frutos, produzindo o sorbato de potássio que oferece maior solubilidade em água, sendo, dessa forma, preferido na indústria alimentícia.

Como usar o Sorbato de potássio granulado?

A utilização do sorbato de potássio granulado é bastante simples, basta diluir a dosagem do conservante em água filtrada e adicionar no final do processo de fabricação dos alimentos, depois disso, lacre o produto.

A aplicação do sorbato de potássio pode ser feita na maior parte dos alimentos industrializados, como margarinas e maioneses, impedindo o ranço e o desenvolvimento de mofos, além da produção de queijos de corte, frescos e fundidos.

Na produção de bebidas, doces, molhos e na panificação, entre outros produtos alimentícios industrializados, o sorbato de potássio evita a formação de bolores e mofos.

Para evitar a formação e deposição do pó, é necessário apenas manusear o sorbato de potássio em local coberto, seco e ventilado, longe de fontes mais quentes para prevenir qualquer acidente, utilizando os equipamentos de proteção individual adequados.

LEIA TAMBÉM:  Sal de cura 1 e 2: entenda as diferenças

Dica importante na utilização do sorbato de potássio granulado

É importante lembrar que o sorbato de potássio não deve ser adicionado em produtos cuja temperatura exceda os 60°C, uma vez que ele evapora quando aquecido. A temperatura ideal para sua mistura é abaixo desse limite.


 

Outras vantagens do conservante

Além de um excelente conservante, o sorbato de potássio granulado é um antimicrobiano e antibacteriano, tendo propriedades fungicidas.

É um produto que inibe o desenvolvimento de leveduras e bolores na industrialização dos alimentos e das bebidas, tornando-o mais utilizado do que o ácido sórbico, justamente pela solubilidade na água.

Além disso, o sorbato de potássio granulado é econômico, bastando apenas 26 gramas para cada 100 litros, quando se trata de produção de vinho, por exemplo.

Produto pode ser adicionado diretamente na bebida, antes de seu engarrafamento, sem haver necessidade de preparar uma solução. Prático não?

 

Contra indicação do conservante

O sorbato de potássio granulado não deve ser usado em produtos alimentícios cuja elaboração inclui a fermentação, uma vez que ele se trata de uma substância química que inibe a ação do fermento.

 

Alguns cuidados

Para prevenir o uso seguro do sorbato de potássio granulado, ele deve ser mantido longe de locais úmidos, utilizando um local ventilado e seco, com a embalagem do produto sempre fechada, longe de fontes de ignição ou de materiais incompatíveis com o mesmo.

8 comentários sobre “Como usar o Sorbato de Potássio granulado para conservar alimentos?

  1. Tenho utilizado o sorbato de potássio há anos. Todavia, em tempos úmidos, o doce de leite costuma mofar. O que pode ser?

    1. Olá Marcos Ferreira, tudo bem? Obrigado pela pergunta. Sim, o sorbato de potássio é indicado na fabricação do doce de leite. Um aditivo que pode ser adicionado na sua receita é o Fosfato Tricálcico. Ele vai ajudar na umidade! No entanto, a quantidade a ser usada você deve buscar no site da Anvisa. Também é indicado a realização de testes.

  2. Boa Tarde, gostaria de saber se o sorbato perde eficácio para molhos com tratamento térmico? Tem algum exame em lab que possa medir a aficacia deste aditivo?

    1. Boa tarde, Alessandro. Tudo bem? O Sorbato de Potássio começa a perder a eficácia a partir de 270°C. Você pode pedir uma análise química para um laboratório. Eles verificariam o seu molho depois de pronto.

      Você sabia que a Adicel tem um Conservante para Molhos? Ele é um mix de ingredientes que evitam o desenvolvimento de bactérias, fungos e leveduras que causam doenças, intoxicações e riscos à saúde. Segue o link: https://www.adicel.com.br/conservantes/conservante-maionese-molhos-av-1kg?utm_source=Conteudo&utm_medium=Blog&utm_campaign=comentario

  3. BOA TARDE,
    meu nome e Harlley sou mineiro de Nova Ponte , minha família fazemos doce de leite pastoso para a venda e queríamos aumentar a durabilidade, pois assim só conseguimos uma vida de prateleira de no máximo 20 dias. já li muito sobre o sorbato de potássio e queria saber como vou utiliza-lo, pois vi que tem que ser a abaixo de 60 º

  4. Boa tarde!
    Quero usar o sorbato de potássio em cookies para pet, são desidratados a 70°C é uma boa opção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *