Qual o conservante ideal para licores e batidas?

Qual o conservante ideal para licores e batidas?

Licores e batidas são bebidas muito apreciadas em várias partes do mundo e usadas para ajudar na digestão há vários séculos. Geralmente são produzidas a base de frutas, castanhas, especiarias e grãos, como o café, sendo assim, é importante que produtores se atentem na conservação e prazo de validade dos produtos. Mas, você produtor, sabe qual conservante ideal para que, licores e batidas durem mais tempo?

Uma vez que, na produção industrial o prazo de validade é extremamente importante, evitando perdas, desperdícios e garantindo maior margem de lucro.

 

Como é feito o licor?

Existem algumas formas de fazer o licor. Uma delas é a infusão ou destilação. Neste caso, o principal ingrediente é uma fruta, raiz, amêndoas ou creme, por exemplo. O ingrediente principal é colocado no álcool até que o líquido seja totalmente absorvido.

Na composição, os ingredientes e o álcool são misturados até que alcancem o ponto certo do licor.

A bebida também pode ser feita por filtragem onde é adicionado um vapor com o aroma desejado para dar sabor ao licor. Depois é acrescentado o açúcar.
Na emulsão o álcool e misturado a cremes, leites, ovos e chocolates para ficar mais cremoso.

Tipos de licor

O tipo de licor vai depender sempre do ingrediente que está sendo usado na hora da produção.

Existem os licores de ervas que são mais refrescantes. Neste caso cascas de árvores também podem ser usadas na produção.

Os licores de essência tem sabor mais intenso porque levam sementes na composição. Geralmente tem sabor de baunilha, café, nozes e damasco.

Os de açúcar são bastantes tradicionais por serem bem docinhos. Esses são os mais procurados aqui no Brasil, podendo ser cremosos ou não.

LEIA TAMBÉM:  Suco Natural: aumento da procura exige uma conservação adequada

Como conservar o licor?

Primeiramente vamos a algumas dicas essenciais que fazem parte do processo inicial de produção:

  •  Utilizar recipientes muito bem lavados e enxaguados, se possível use água fervente para esterilizar;
  • Ao utilizar rolhas para fechar os recipientes, opte por fervê-las, mesmo sendo novas;
  • Lave bem as mãos antes de começar a manusear o produto;

 

Após esses cuidados, a atenção deve estar voltada aos ingredientes. Como vimos, existem vários tipos de licores e diferentes receitas. Como muitos ingredientes são mais perecíveis, o conservante se torna um produto essencial a ser acrescentado durante a produção.

 

Tipos de conservantes

Para licores de frutas, os fabricantes podem usar o Metabissulfito de sódio. Esse é um composto inorgânico utilizado como antioxidante, conservante. Além disso, o Metabissulfito de sódio inibe o escurecimento não enzimático e reações catalisadas por enzimas.

 

Para licores que não possuem leite condensado nos ingredientes, o Conservante para Licor – ConservPro é ideal.  Sua principal função é não permitir o desenvolvimento de bactérias, fungos e leveduras que causam doenças e intoxicação.

 

Se o seu caso é uso de conservantes para licor cremoso, docinho, que possui leite condensado na receita, o ideal é utilizar o Conservante AV da Adicel, pois ele não possui vitamina C em sua composição.

Conservante para Licor - ConservPro
Conservante para Licor – ConservPro

Com tecnologia e grande desempenho, o conservante para  Licores auxilia na conservação de alimentos doces mantendo a sua cor sem alterar o sabor. Os ingredientes presentes no produto atuam diretamente sobre o crescimento microbiano que afeta os produtos durante o tempo de armazenamento, protegendo-os de envelhecerem.

 

Há também os aditivos que podem ser utilizados em todos os tipos de receita para prolongar a vida útil do produto. Um deles é o Acido Ascórbico. Usado para o enriquecimento vitamínico de produtos já com a presença da vitamina C, o ácido ascórbico atua como antioxidante, acidulante, inibidor de escurecimento de frutas, entre outros.

LEIA TAMBÉM:  Quais produtos devo usar para a conservação de linguiças e outros embutidos?

Outro conservante que também pode ser usado na fabricação de licores é o Sorbato de Potássio. Ele é um aditivo que previne o desenvolvimento microbiano como a levedura, as bactérias, o mofo e os fungos. O aditivo também preserva outras características como o sabor, textura, cor e o valor nutritivo dos alimentos onde o Sorbato de Potássio é aplicado.

O Benzoato de Sódio também é um aditivo com ação antibactericida e antifúngico. Proporcionando ao alimento maior durabilidade na prateleira.

Todos esses conservantes podem ser encontrados no site da Adicel Ingredientes

4 comentários sobre “Qual o conservante ideal para licores e batidas?

  1. Boa tarde
    No caso de licores cremosos ou gourmet que levam leite condensado , creme de leite , chantilly , ganache etc ,qual o melhor conservante?

  2. Boa tarde
    estou fazendo dois licor:
    chocolate.
    Café.
    quando uso os ingredientes mais o leite em pó desnatado só dura 5 dias depois estraga, azeda e separado o líquido e ingredientes.
    Será o leite e qual o aditivo correto?

    1. Boa tarde Sr Antônio. Obrigado pela pergunta. O Metabissulfito é o melhor conservante parar licor, quantidade máxima a ser utilizada é 0,2g por litro do produto. Para estabilizar pode utilizar o CMC. A concentração de CMC é “quantum satis”, o que significa que a quantidade pode variar com base nas preferências pessoais ou nas necessidades específicas de aplicação. A flexibilidade na dosagem permite ajustar o produto de acordo com suas preferências individuais e requisitos específicos. Recomendamos começar com uma quantidade moderada e ajustar conforme necessário para atender aos seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *