Fumaça em pó: O segredo para suas receitas ficarem com sabor defumado

Fumaça em pó: O segredo para suas receitas ficarem com sabor defumado

De um tempo para cá, mais ou menos do final do século XX para o começo do século XXI, houve um aumento muito significativo no número de pessoas que estavam optando por comer alimentos e refeições já prontas e industrializadas. 

O modelo de alimentação fora do lar  ganhou o seu espaço como nunca na mesa das pessoas ao redor do mundo todo.

Fatores como a correria do dia a dia, falta de tempo hábil para cozinhar, a própria praticidade em se conseguir uma refeição em menos de alguns minutos, ajudou para que, cada vez mais, as pessoas optassem por se ausentar da cozinha e escolhessem comer refeições feitas de uma forma mais rápida, mas não tão saudáveis.

Felizmente, nos dias atuais, podemos ver uma tendência muito grande de encontrar essas pessoas migrando de volta para a cozinha, entendendo a importância de uma alimentação mais balanceada, saudável e provinda da mesma.

Todos podemos concordar que a facilidade da comida rápida pode ser muito conveniente em situações específicas, mas o ato de cozinhar, além de promover verdadeiros momentos de felicidade para as pessoas, ajuda a manter a família mais unida e a garantir a todos um alimento mais saudável e saboroso na mesa.

No artigo de hoje, falaremos de um condimento muito famoso e apetitoso que auxilia as pessoas na criação dos seus pratos na cozinha, ajudando-as a preparar deliciosas refeições  suculentas de carnes.

Você já ouviu falar do famoso condimento tempero de fumaça em pó? Esse condimento surgiu da fumaça líquida natural, que é muito usada para temperar diversas carnes, por fabricantes de embutidos, sopas, legumes e molhos, como o barbecue. Sua fácil aplicação faz com que possa ser utilizada em qualquer alimento onde se queira destacar o sabor de defumado. 

O que é a fumaça em pó?

A fumaça em pó é um tipo de tempero que confere sabor, textura e aroma às suas preparações culinárias, proveniente da fumaça líquida natural.

Esse produto muito eficaz e utilizado na cozinha é uma incrível inovação do nosso mercado culinário nacional brasileiro ( gerando muitos pontos para a nossa cozinha brasileira que é uma das melhores do mundo, não é mesmo?). 

Ele é muito famoso e utilizado tanto por cozinheiros amadores como por cozinheiros profissionais, e o seu foco principal é no preparo de carnes e legumes.

Por fim, o ponto principal em se usar a fumaça em pó no preparo das refeições se deve ao aroma que ela produz nas mesmas, tornando o alimento ainda mais saboroso e suculento.

Para que serve a fumaça em pó?

Esse famoso condimento serve principalmente para dar a devida cor, aroma e sabor às suas preparações culinárias, deixando-as mais saborosas, apetitosas e com uma apresentação de um verdadeiro prato profissional.

Ela permite que as receitas feitas por você tenham maior facilidade em aderir ao delicioso aroma defumado, aumentando a segurança alimentar, preservando a qualidade do alimento e também garantindo que a carne seja conservada por muito mais tempo.

A fumaça em pó pode ser utilizada na preparação de qualquer alimento, e é muito comum em diversas opções de carnes grelhadas, hambúrgueres, linguiças e até mesmo nas preparações com caldos. Este tempero é super recomendado para o uso também em carnes de churrasco e para as massas. Pode ser utilizada para temperar as carnes brancas, como os peixes e o frango. Bem como no preparo de opções de legumes.

Para obter esse delicioso resultado prometido, você deve polvilhar um pouco as preparações antes de as levar para o fogo, como também pode as temperar com outros temperos específicos à seu gosto.

Quais os benefícios da fumaça em pó?

A fumaça em pó contém diversas propriedades que funcionam como um conservante natural. Além desse benefício, o seu uso é benéfico para fatores ambientais e também econômicos.

Em resumo, ingerir a fumaça em pó ou mesmo a fumaça líquida é seguro para a saúde e aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos há alguns anos. O processo de produção da fumaça líquida passa pela queima de madeiras aromáticas, absorção em água ou óleo de seus sabores através de uma câmara onde concentra-se a fumaça originada da queima, e logo em seguida é filtrada, eliminando todos os componentes maléficos para a saúde, tornando-a segura para o consumo. 

Onde encontrar a fumaça em pó?

É comum encontrar a fumaça em pó nos mercados dentro de saquinhos transparentes e, também hoje em dia, ela está disponível na internet em embalagens maiores com os custos bem acessíveis.

Você pode adquirir uma boa quantidade de fumaça em pó para usar em suas refeições, isso do conforto da sua casa, com a entrega em domicílio e diversas outras facilidades que são consideradas na hora de se efetuar uma compra online em nosso site.

Como usar a fumaça em pó na preparação dos alimentos

Os especialistas garantem que o ideal é que seja utilizado entre 3 a 4 gramas de fumaça em pó para cada quilo de alimento ou receita que será preparada, ou à gosto. Essa quantidade pode variar de acordo com a concentração de cada fabricante. De qualquer forma, o uso é ao gosto do usuário.

Agora, quando a mesma for utilizada no preparo de molhos e temperos de legumes, é preciso avaliar essa dosagem com mais cuidado e atenção. Ela deve ser usada de acordo com a proporção correta de cada prato.

Se usada com moderação, ela irá trazer para o prato o sabor defumado ideal prometido, e para a pessoa que a consumir, todos os benefícios comentados anteriormente neste artigo.

Considerações finais acerca da fumaça em pó

Agora que você já entende com mais detalhes do que se trata a famosa fumaça em pó, pode utilizá-la sem medo na preparação dos seus alimentos, criando assim inúmeros pratos muito saborosos e irresistíveis para todos.

Depois não se esqueça de aproveitar e nos contar por aqui, em qual receita você usou a fumaça em pó? Como ficou o sabor da mesma? Ela atendeu às suas expectativas?

De uma coisa não temos dúvida nenhuma, você certamente não irá se arrepender de utilizá-la no seu prato, esperamos ler o seu relato por aqui!

 

Artigo referência: Aromas de Fumaça, Líquidas ou em pó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.