O que fazer para conservar a massa de pastel?

O que fazer para conservar a massa de pastel?

Você sabe qual conservante usar na massa de pastel para garantir um produto com mais durabilidade nas prateleiras? Então, fique de olho nas dicas!

As massas refrigeradas, em especial as massas de pastel, fazem parte de uma categoria importante de vendas no mercado. Quem não enche os olhos ao ver aquele pastel bem fritinho com a massa crocante e cheia de bolinhas? Mas para ter um produto que se destaque dos demais e garanta a satisfação do consumidor é preciso ter atenção a conservação. Você sabe o que fazer para conservar a massa de pastel?

Diferentemente das massas instantâneas e secas, como a massa de macarrão, por exemplo, que tem um prazo de validade maior, as massas frescas não passam por longos processos de tratamento térmico na cadeia de produção.

Como não são desidratadas, possuem um grau mais elevado de umidade, o que pode provocar reações químicas e se deteriorar, mesmo refrigeradas.

 

Por que a massa de pastel fica escura?

Na hora de escolher os ingredientes para produzir a massa de pastel é preciso estar atento a qualidade dos ingredientes utilizados.

O principal motivo do escurecimento de massas frescas, segundo especialistas, é pela oxidação da farinha de trigo. Por isso, procure farinhas mais brancas e com menos farelo para evitar o escurecimento da massa.

Mas o escurecimento da massa não é a única preocupação dos fabricantes. Outro desafio de conservação de massas frescas é o crescimento de bolores ou mofos.

Como vimos anteriormente, a umidade do tipo de massa pode provocar o aparecimento indesejado desses fungos.

 

Como conservar a massa de pastel por mais tempo?

Existem algumas alternativas para conservar a massa de pastel sem prejudicar o sabor e a qualidade do produto.

LEIA TAMBÉM:  Sorbato de potássio: um conservante utilizado pelas indústrias

O mercado dispõe de conservantes altamente confiáveis e eficientes. São produtos que trazem tranquilidade ao produtor e garantem resultados satisfatórios.

Vamos conhecer alguns conservantes da Adicel Ingredientes que podem te ajudar na produção de massas frescas.

 

Qual conservante usar na massa de pastel?

 

Antioxidante para Massas

O antioxidante para massas protege a massa contra ranço, perda de aparência, cor e sabor. Além disso, ele também auxilia no aumento da vida útil evitando perdas e prejuízos.

Ele foi desenvolvido por engenheiros químicos e de alimentos, especificamente para a conservação de massas frescas, como a dos pastéis.

Sua aplicação também é indicada na produção de macarrão, coxinhas congeladas, dentre outras massas.

O antioxidante para massas pode ser adicionado à massa no momento da sua produção, sendo misturado aos ingredientes secos.

 

Sorbato de potássio

O sorbato de potássio é um aditivo alimentar que previne o desenvolvimento microbiano como a levedura, as bactérias, o mofo e os fungos.

Ao usá-lo na massa de pastel, além de evitar o mofo, ele também preserva outras características como o sabor, textura, cor (evita o escurecimento) e o valor nutritivo.

 

ConservPRO

Outro composto, disponível na Adicel Ingredientes, para ajudar na conservação das massas de pastéis é o conservPRO. O produto é um pó branco que apresenta odor característico e sabor levemente ácido.

É aplicado na indústria alimentícia como conservante para inibir o crescimento de bactérias e fungos; e como antioxidante, para auxiliar na fixação e conservação da cor devido à presença da vitamina C em sua formulação.

Além disso, pode funcionar como melhorador de farinha, acidulante, regulador de acidez e sequestrante.

 

Como vimos, existem alternativas interessantes para conservar a massa do pastel, mantendo sua qualidade por mais tempo, tudo isso sem comprometer o sabor e as características nutricionais do alimento.

LEIA TAMBÉM:  Como deixar o chocolate mais cremoso

Esses foram apenas alguns exemplos, no site da Acidel Ingredientes existem outras alternativas para conservar massas frescas e outros alimentos.

Visite adicel.com.br e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *