Alimentos Desidratados: o que são e quais as vantagens de utilizá-los

Alimentos Desidratados: o que são e quais as vantagens de utilizá-los

Aposte nos alimentos desidratados, eles vão te ajudar a otimizar o tempo e padronizar processos, criar receitas sem desperdício e garantir sempre a melhor qualidade para seus pratos.

Alimentos desidratados são aqueles que possuem naturalmente uma alta porcentagem de água e são submetidos à técnicas para a retirada de parte dessa hidratação.

Essas técnicas de desidratação existem há milhares de anos e são usadas para a preservação dos alimentos sem perder o sabor e o valor nutricional.

Em princípio o método utilizado era a longa exposição ao calor do sol.

O tempo foi passando, os mecanismos foram sendo aprimorados e tornando cada vez mais sofisticados. O maquinário foi especializado para operar a partir de ar quente e também por sublimação (quando o alimento é congelado e a água também é congelada e ele passa diretamente do estado sólido para o gasoso).

Esses novos métodos podem influenciar diretamente na conservação dos alimentos e nas características sensoriais.

 

Vantagens no uso dos alimentos desidratados

Frutas, verduras, legumes e temperos disponíveis na natureza são essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada. São também fontes de muitos nutrientes como vitaminas, minerais e fibras.

Muitos desses alimentos frescos possuem um teor de umidade superior a 80%. Por este motivo se tornam altamente perecíveis. A maneira ideal para manter o valor nutricional é conseguir manter os produtos frescos, mas nem sempre isso é possível.

Esse tipo de manutenção exige baixas temperaturas ao longo da cadeia de distribuição. Nesse aspecto, a secagem ou desidratação dos alimentos se torna uma excelente alternativa para manter as características e valor nutricional.

Além da vantagem do armazenamento, produtos alimentares desidratados também são considerados seguros a nível microbiológico. Como a água é reduzida no processo de secagem, a possibilidade de crescimento microbiano é mais baixa.

LEIA TAMBÉM:  O que é goma xantana e como usar na produção de alimentos

Não é preciso se preocupar com a qualidade nutricional dos produtos desidratados. O processo retira apenas parte da água contida neles sem comprometer os valores nutricionais do alimento.

 

Quais tipos de alimentos podem ser desidratados?

Os tipos de alimentos que podem ser desidratados são:

  • Ervas em geral
    São várias as ervas que podem ser desidratadas, como lavanda, melissa, sene, sálvia, hortelã, camomila, boldo, erva-cidreira, erva-doce, manjerona, manjericão, tomilho, orégano, alecrim, salsa, coentro, cebolinha e muitas outras.
  • Frutas
  • Legumes
  • Peixes
  • Carnes vermelhas

Temperos desidratados

Quando o assunto é temperos e condimentos desidratados, vale lembrar que eles são ingredientes indispensáveis nas cozinhas mais sofisticadas do mundo e, no nosso dia a dia, esses produtos podem transformar pratos comuns em verdadeiras iguarias.

Alguns exemplos de temperos

  • Chimichurri desidratado
    Pode ser utilizado em carnes, principalmente no tradicional churrasco, pode-se usar ainda o chimichurri desidratado no preparo de molhos de saladas, tempero de arroz e feijão, entre outras receitas.
  • Cebolinha desidratada
    Pode ser usada em molhos, patês, saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Confere sabor especial para queijos e derivados do leite, como a manteiga.
  • Salsa desidratada
    A hortaliça ressalta o sabor dos pratos à base de queijos, ovos, carnes, batatas e legumes.
  • Vinagrete desidratado
    Utilização no preparo produtos e industrializados à base de frangos, suínos, embutidos, molhos, sopas, harmoniza bem com vegetais, pizzas, omeletes, saladas, queijos e massas.
  • Manjericão
    Utilizado no preparo de produtos e industrializados à base de frangos, suínos, embutidos, molhos, sopas, harmoniza bem com vegetais, pizzas, omeletes, saladas, queijos e massas.

 

Quer conhecer mais alimentos desidratados e garantir receitas com sabores incríveis?

Acesse: www.adicel.com.br e confira!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *