Citrato de sódio: aplicações na indústria alimentícia

Citrato de sódio: aplicações na indústria alimentícia

A indústria alimentícia explora uma grande variedade de insumos para a produção dos alimentos. Entre os principais se encontra o citrato de sódio.

Não é nenhuma novidade que os alimentos industrializados facilitam muito a vida das pessoas em geral. Principalmente quando o assunto é economia de tempo. Esses alimentos são desenvolvidos para oferecer às pessoas o melhor sabor somado à praticidade do preparo.

Para conseguir somar essas duas propriedades, esses alimentos utilizam compostos que ajudam a conservar o sabor, e tornar o produto prático. Um destes compostos é o citrato de sódio, que está presente em grande parte dos produtos que são consumidos por milhares de pessoas todos os dias.

Este é um composto pouco conhecido pelo público geral, entretanto, para aqueles que trabalham na indústria alimentícia é um ingrediente fundamental. Neste artigo vamos entender o que é o citrato de sódio, quais são suas aplicações na indústria alimentícia e porque o seu uso é tão importante.

Antes de começar, vamos entender o que é este composto e quais são as principais características dele.

O que é citrato de sódio e para que serve

O famoso e muito usado citrato de sódio é marcado pela sua cor branca, incolor e de leve odor, ele é encontrado normalmente como pó ou no formato cristalino. 

Esta substância possui uma função estabilizante natural e de caráter anticoagulante, gelificante e estabilizante natural, possuindo boas propriedades que o tornam essencial na elaboração de diversos produtos alimentares que são industrializados. 

O seu uso serve principalmente para a indústria alimentícia, principalmente na elaboração de itens de caráter lácteo e de refrigerantes. Ele é o sal sódico que se encontra no ácido cítrico, estando presente de uma forma já natural no organismo das pessoas do mundo todo, sendo um grande aliado de um bom e saudável metabolismo. Desta forma, por estar presente em alguns dos alimentos mais consumidos pelas pessoas é um dos compostos de maior aceitação dentro da indústria alimentícia.

Como ele é o sal tribásico do próprio ácido cítrico, ele é obtido pela neutralização geral do ácido cítrico no sódio puro, por sódios puros temos as seguintes opções de: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio ou hidróxido de sódio.

Fora o seu uso na indústria alimentícia, o citrato de sódio também pode ser utilizado em outros ramos industriais. Entretanto, é importante destacar que sua aplicação principal se concentra na indústria alimentícia.

A função do citrato de sódio

Dado as ótimas propriedades que possui, o citrato de sódio é um ingrediente fundamental na elaboração dos mais diversos tipos de alimentos, principalmente os lácteos (iogurtes, queijos, bebidas lácteas, barras proteicas, sucos derivados de soja, isotônicos, energéticos e leites processados). Não aparentam pelo seu gosto, mas todos esses alimentos possuem citrato de sódio em suas composições (podem ser visto sua quantidade vide bula dos alimentos). 

É um ingrediente que gera uma reação de gelificação, quando o mesmo é adicionado a outros ingredientes específicos. Além disso tudo, dado o seu sabor mais ácido, ele também pode ser usado na produção cítrica dos refrigerantes, garantindo um melhor sabor intensificado para os mesmos. 

Aplicações do citrato de sódio

O citrato de sódio pode ser aplicado nos seguintes alimentos a seguir: diversas sobremesas, gelatinas, cremes de leite, requeijão, iogurtes, refrigerantes, bebidas lácteas, barras proteicas, sucos de soja, isotônicos, energéticos, queijos e leites.

O seu uso é muito vasto e diversas pesquisas são feitas diariamente para entender onde mais o citrato de sódio pode ser utilizado de uma forma benéfica para as pessoas. 

Os benefícios do citrato de sódio

O citrato de sódio é um ingrediente altamente utilizado na indústria dos diversos alimentos industrializados para aperfeiçoar as propriedades dos produtos que permanecem nas prateleiras de armazéns e mercados por um tempo maior antes de serem vendidos para os consumidores finais.

Ele é altamente solúvel na água e quase que insolúvel no álcool, é seguro de ser consumido por humanos e também pode ser usado como um aditivo para a alimentação.

Na FDA (food and drug administration/Administração de Alimentos e Medicamentos) o citrato de sódio é conhecido e intitulado como o E-331. 

Alguns dos benefícios do citrato de sódio, são: trabalha na regulação e diminuição da acidez no corpo, reduz a fadiga durante a prática dos exercícios físicos mais intensos, aumenta a resistência da pessoa, reduz concentrações de protões, aumenta o nível de pH do sangue e também pode ser usado para ajudar no tratamento dos cálculos renais e da acidose láctica. A dosagem ideal recomendada do citrato de sódio é de 0,5g para cada 2g/L de alimento.

Considerações finais acerca do citrato de sódio

Como pudemos ver, o citrato de sódio é um ingrediente essencial de ser utilizado por toda a indústria de alimentos em escala mundial, ainda mais com a tendência das pessoas de uma maneira geral em consumirem mais os alimentos industrializados. 

Os fabricantes de alimentos, restaurantes, padarias e confeitarias estão sempre preocupados em oferecer para os seus consumidores finais alimentos e ingredientes mais saudáveis e que possuam algum benefício para o metabolismo do corpo humano, por conta disso, os estudos e pesquisas a longo prazo nessas áreas da saúde e alimentação são muito importantes. 

Concluindo, o citrato de sódio traz inúmeros benefícios para o organismo humano, claro que se associado o seu consumo com uma alimentação mais saudável e regrada, com a prática de exercícios físicos e uma boa qualidade de vida. O citrato de sódio não deve ser utilizado nas receitas e nem consumido em grandes quantidades exageradas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.