O que é ácido ascórbico e como usar nos alimentos

O que é ácido ascórbico e como usar nos alimentos

O ácido ascórbico é um dos compostos mais populares dentro da culinária. Esta substância tem grande importância no preparo de alimentos e até no funcionamento do organismo humano.

Diante da relevância deste composto, muitas universidades têm desenvolvido pesquisas para avaliar os impactos que a falta desta substância pode gerar na saúde humana.

Esses estudos são muito importantes para o funcionamento de estabelecimentos que fornecem alimentos como as padarias, restaurantes e confeitarias. 

Compreender melhor o uso desse ingrediente primordial e indispensável para os alimentos, pode ajudar a garantir uma melhora na qualidade dos produtos e também na saúde dos consumidores.

É verdade que essa substância pode não ser muito conhecida pelas pessoas em geral, mas ainda assim ela continua sendo muito importante em qualquer vertente da alimentação, e entender a sua real importância na indústria de alimentos de uma forma geral pode trazer benefícios surpreendentes para os consumidores. Antes de conhecer esses benefícios, vamos entender o que é o ácido ascórbico e como ele funciona. 

O que é ácido ascórbico?

O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, é o nome químico da importante e mundialmente famosa vitamina C, que é e muito utilizada pelas pessoas de todo o mundo, tanto na sua alimentação, quanto no ramo de cosméticos. 

Mas esse ácido é ainda mais importante e utilizado nos meios que trabalham no ramo alimentício de maneira formal, as indústrias de alimentos, que almejam garantir para os seus consumidores muitos produtos de extrema qualidade e procedência. 

De acordo com alguns estudos, a vitamina C é um dos nutrientes fundamentais para a manutenção do nosso sistema imunológico. Ela é usada pelo corpo para fortalecer os anticorpos e garantir a resistência do organismo às infecções provenientes de vírus e bactérias.

LEIA TAMBÉM:  Quando usar páprica doce nas receitas?

O ácido ascórbico não existe de forma natural na pele humana, mas existe sim a sua versão sintética (feita em laboratório) que é muito utilizada na prevenção do envelhecimento da pele e para estimular a boa produção do colágeno pelo corpo. Quando presente em temperatura ambiente, ele se apresenta como um cristal incolor ou como um pó incolor branco.

O famoso ácido ascórbico (mais conhecido como vitamina C) é um micronutriente e também uma poderosa vitamina que é solúvel na água e possui um papel primordial na elaboração do colágeno, que é uma das mais importantes proteínas do corpo humano. Para explicar com mais detalhes, a Vitamina C de forma pura é a molécula do ácido ascórbico. Já a Vitamina C estabilizada é de uma forma derivada que não possui o ácido, dessa forma, ela é muito mais estável e pode ser aplicada nas peles mais sensíveis.

Ácido Ascórbico (Vitamina C) - 250g
Ácido Ascórbico (Vitamina C) – 250g

A função do ácido ascórbico nos alimentos

O ácido ascórbico é um verdadeiro e forte ácido antioxidante. Quando aplicado em alimentos e bebidas ele posterga o processo de oxidação dos mesmos (causado pelo contato dos alimentos com o ar externo), auxiliando para que os aromas, cor e demais características dos alimentos e bebidas permaneçam iguais por mais tempo útil para o consumo das pessoas. Em outras palavras, ele ajuda o alimento a ter um maior prazo de validade antes de ser considerado prejudicial de ser consumido.

Além desse excelente benefício, o ácido ascórbico também é muito benéfico para o organismo humano, pois ele auxilia na formação dos dentes e dos ossos das pessoas, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico e da respiração muscular, além de garantir a proteção dos vasos sanguíneos do corpo humano. 

LEIA TAMBÉM:  O que é citrato de sódio?

Fora todos esses benefícios, ele é um excelente conservante que não possui um real potencial alergênico (item natural que pode induzir uma reação de hipersensibilidade em pessoas mais sensíveis).

Os benefícios do ácido ascórbico

O ácido ascórbico, além de garantir a preservação de diversos tipos de alimentos, conta com inúmeros benefícios para o corpo humano. Alguns dos benefícios do ácido ascórbico para o organismo são os de: prevenir e retardar o envelhecimento precoce da pele, tratar alguns tipos de manchas específicas, possui uma excelente ação antioxidante, combate os radicais livres, estimula a produção de colágeno da pele, reduz a flacidez da pele, possui uma ação de uniformizar de forma efetiva a cor da pele, protege a pele em suas camadas mais profundas, auxilia no tratamento do escorbuto (doença rara causada pela falta grave de vitamina C), combate verdadeiramente os efeitos do estresse, previne a degeneração macular, auxilia na proteção de doenças cardiovasculares e reduz a glicemia em pessoas que são diabéticas. 

Além desses benefícios, a vitamina C auxilia as pessoas a terem uma alimentação mais equilibrada e saudável para o seu dia-a-dia. 

A utilização do ácido ascórbico nos alimentos

O ácido ascórbico funciona como um verdadeiro agente de preservação dos alimentos. Para evitar que o tempo estrague rapidamente os alimentos, as indústrias alimentícias utilizam ingredientes, como o ácido ascórbico, que preservam a integridade dos seus produtos, aumentando e muito o seu tempo para o consumo do seu cliente final. 

O ácido ascórbico, devido ao seu alto valor nutricional, pode ser utilizado pela indústria alimentícia para a cura e manutenção de diversas carnes, sendo muito utilizado como antioxidante para aromatizantes.

A utilização do ácido ascórbico no pão também é de extrema importância, principalmente depois que foi proibido o uso do bromato de potássio. Na farinha, ele tem o poder de melhorar a textura de diversas massas.

LEIA TAMBÉM:  O que é ácido cítrico: conheça as vantagens de sua aplicação nas indústrias

O ácido ascórbico também pode ser utilizado nos seguintes alimentos: batatas congeladas e industrializadas, refrigerantes, cervejas, nas frutas em conserva, nas geleias e nos sucos e demais néctares.

Considerações finais acerca do ácido ascórbico

Como vimos nos tópicos anteriores, o ácido ascórbico é um ingrediente muito rico e que traz diversos benefícios para o corpo das pessoas que o consomem. Os benefícios deste nutriente são mais que apenas estéticos, mas se relacionam intimamente com a integridade do sistema imunológico dos seres humanos.

É muito importante que as indústrias de alimentos e os locais que produzem refeições e pratos façam o uso correto de um bom ácido ascórbico, garantindo assim todos os benefícios para os seus consumidores finais. Um bom ácido ascórbico deve ser adquirido e usado por todas as vertentes do ramo da alimentação!

 

6 comentários sobre “O que é ácido ascórbico e como usar nos alimentos

    1. Olá, Jurandyr. Tudo bem? A dose diária recomendada de vitamina C varia de acordo com fatores como idade, sexo e estado de saúde. Para adultos saudáveis, geralmente é recomendado um consumo diário de 75 a 90 mg para mulheres e 90 a 120 mg para homens. No entanto, em certas situações, como durante resfriados ou gripes, doses mais elevadas podem ser recomendadas. Consulte um profissional de saúde para determinar a dose adequada para você.

  1. Que quantidade por litro de produto poderei usar num sumo para o poder conservar no mínimo por 1 ano

    1. Olá, Manuel. Tudo bem? Não conseguimos determinar a vida útil, pois depende da matéria prima, manipulação, manipulador, processamento, armazenamento, embalagem, transporte, entre outros fatores. Nós recomendamos o teste, em cada receita, para a comparação dos prazos.

      Sobre quantidades, você deve pesquisar na legislação vigente as quantidades adequadas a cada produto.

      Segue o link para pesquisar a quantidade no site da Anvisa:https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZmQ2ZDBjNTItMDFmMi00MmM5LWE4Y2QtMzBhOGZlYTU4OGUzIiwidCI6ImI2N2FmMjNmLWMzZjMtNGQzNS04MGM3LWI3MDg1ZjVlZGQ4MSJ9&pageName=ReportSection08a3239a66872bb5b7a9

  2. bom dia ,faço uma calda para pudim e uma remessa voltou a cristalizar
    e outra remessa fermentou,conseguem me dizer a proporção e quais outros conservantes para que o produto não de esse(s)problemas

    1. Boa tarde, José. Tudo bem? Favor entrar em contato com o nosso setor de SAC, eles irão te auxiliar.
      Você pode enviar um e-mail ou entrar em contato pelo Whatsapp.
      Whatsapp: (31) 3058-8656
      E-mail:sac@adicel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *