Como conservar geleias de frutas por mais tempo

Como conservar geleias de frutas por mais tempo

Produzidas a partir de frutas naturais as geleias precisam de atenção no preparo, armazenamento e conservação do produto 

 

As geleias são alimentos saborosos e um ótimo acompanhamento para torradas, biscoitos, bolos, sorvetes e até pratos salgados. Por serem feitas a base de frutas existe a preocupação de como conservar por mais tempo as geleias e mantê-las longe de contaminações.

É importante ressaltar que além dos cuidados com a fabricação da geleia, é preciso ter atenção especial à manipulação do alimento, porque isso pode se tornar um problema de saúde pública e gerar prejuízos para o produtor e também para o consumidor.

Onde guardar as geleias de frutas?

Quando o assunto é o envasamento, precisamos ter atenção a alguns detalhes. Existem vários questionamentos quanto ao tipo de pote que pode ser utilizado para colocar a geleia, como, por exemplo, “pode guardar geleia em pote de plástico?”

A resposta é sim! Embalagens de plástico ou de vidro não são problemas, desde que estejam devidamente esterilizadas e longe de contaminações.

Plástico x vidro: vantagens de cada embalagem para armazenas geleias de frutas

É importante destacar que uma embalagem eficiente pode reduzir o custo final do produto e aumentar a margem de lucro.

Quando falamos em embalagens de plástico estamos falando de um custo menor na cadeia de produção e uma boa impermeabilidade.

A transparência do material permite melhor fixação de etiquetas personalizadas com sua marca, além disso, o mercado possui muitas variedades quanto ao tamanho, tanto menores quanto maiores.

As embalagens de vidro reforçam o revestimento natural contra agentes de contaminações externos, não apresentam odores e são mais resistentes a temperatura de estilização. Assim como nas embalagens de plástico, a transparência também facilita a fixação de etiquetas de sua marca e a visualização das características do produto.

LEIA TAMBÉM:  A função do ácido cítrico na indústria alimentícia

 

Como conservar geleias por mais tempo?

O armazenamento correto da geleia de frutas permite não só um aumento na durabilidade, mas também é uma etapa indispensável para garantir um produto mais saboroso.

Fique de olho nas dicas:

Cuidado com as embalagens

  • Todos os recipientes que serão utilizados devem ser lavados, mesmo que sejam novos.
  • Antes de tudo, observe se as embalagens estão inteiras, sem nenhum defeito (rachaduras ou partes quebradas).
  • As tampas também devem estar em boa condição.
  • Lave bem os vidros e tampas com água limpa e sabão, se possível com uma escova própria para limpar os vidros por dentro.

 

Como esterilizar os vidros

  • Forre uma panela grande com um pano limpo ou com uma grade de madeira.
  • Coloque os vidros sobre o pano ou a grade e encha de água até cobri-los por completo.
  • Deixe ferver por quinze minutos.
  • Nos últimos cinco minutos de fervura coloque as tampas para ferver junto com os vidros.
  • Retire os vidros e tampas e deixe escorrer em um pano limpo.
  • Coloque as tampas nos vidros quando estiverem secos.

 

Na hora de envasar a geleia de frutas preste atenção nessas dicas:

  • Coloque o alimento quente nos vidros recém-esterilizados.
  • DICA: Se você estiver armazenando geleias ou caldas, utilize uma concha e um funil para ajudar.
  • Encha o vidro sem deixar bolhas de ar no pote.
  • Aperte tampa para manter o vácuo.

 

Como aumentar a durabilidade da geleia de frutas?

Além de todos esses cuidados citados no artigo, você pode utilizar alguns produtos que vão ajudar a aumentar a durabilidade da geleia.

Os conservantes mais indicados para geleias de frutas são:

LEIA TAMBÉM:  A utilização em excesso da goma xantana faz mal?

Ácido ascórbico

O ácido ascórbico, também chamado de vitamina C, vai atuar na produção de geleia como antioxidante, acidulante e inibidor de escurecimento das frutas.

Ácido Ascórbico (Vitamina C) - 250g
Ácido Ascórbico (Vitamina C) – 250g

Ácido cítrico

O ácido cítrico é um ácido orgânico muito encontrado em frutas cítricas como laranja, lima e limão. Ele proporciona ao alimento em que é aplicado sabor ácido e refrescante.  Ao utilizá-lo na geleia, o produto vai atuar como regulador da acidez, deixando-o mais palatável.

Ácido Cítrico - 250g
Ácido Cítrico – 250g

Ácido sórbico

O ácido sórbico é um conservante seguro e versátil que inibe o desenvolvimento de bactérias patogênicas, previne o aumento de leveduras e mofos em alimentos, protege o frescor sem alterar o sabor e a coloração da geleia, além de não ter efeitos em bactérias láticas. Ele é ideal para ser aplicado em geleias de frutas.

Acido Sórbico - 200g
Acido Sórbico – 200g

Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo de cana ao natural. Por esta razão, em sua produção não são utilizados aditivos químicos, como os usados na clarificação e branqueamento para obtenção do açúcar refinado comum (açúcar branco). Além da ausência de aditivos químicos, o açúcar, especialmente após o aquecimento, é um bom agente de conservação dos produtos alimentícios, pois cria condições desfavoráveis para o crescimento e reprodução de muitas bactérias.

Açúcar Mascavo - 1kg
Açúcar Mascavo – 1kg

Conservante AV Adicel

Conservante AV é um MIX de conservantes que pode ser usado em vários tipos de alimentos. O principal objetivo do conservante nas geleias é evitar o desenvolvimento de bactérias, fungos e leveduras que causam doenças, intoxicações e riscos à saúde.

Conservante AV - 200g
Conservante AV – 200g

Conservante para Doces

O Conservante para Doces auxilia na conservação de alimentos doces, mantendo a sua cor e não alterando o seu sabor. Os ingredientes presentes no produto atuam diretamente sobre o crescimento microbiano que afeta os produtos durante o tempo de armazenamento, protegendo-os de envelhecerem.

LEIA TAMBÉM:  Como fazer o queijo American Cheese
Conservante para Doces - 150g
Conservante para Doces – 150g

Glucose de milho

A glucose de milho em pó é um açúcar obtido a partir do amido de milho. Ela evita a cristalização do açúcar e, ao ser usada na produção das geleias, vai conferir mais brilho, maciez e cremosidade.

Glucose em Pó - 500g
Glucose em Pó – 500g

Sorbato de potássio

O sorbato de potássio é um aditivo alimentar que previne o desenvolvimento microbiano como a levedura, as bactérias, o mofo e os fungos. Ele também preserva outras características como o sabor, textura, cor e o valor nutritivo dos alimentos.

Sorbato de Potassio Granulado - 125g
Sorbato de Potassio Granulado – 125g

Gostou das dicas de como conservar geleias de frutas por mais tempo?

Conheça todos esses produtos que vão garantir conservação e qualidade ao seu produto no site da Adicel Ingredientes para Profissionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *