Como conservar geleias de frutas por mais tempo
Produzidas a partir de frutas naturais as geleias precisam de atenção no preparo, armazenamento e conservação do produto
As geleias são alimentos saborosos e um ótimo acompanhamento para torradas, biscoitos, bolos, sorvetes e até pratos salgados. Por serem feitas a base de frutas existe a preocupação de como conservar por mais tempo as geleias e mantê-las longe de contaminações.
É importante ressaltar que além dos cuidados com a fabricação da geleia, é preciso ter atenção especial à manipulação do alimento, porque isso pode se tornar um problema de saúde pública e gerar prejuízos para o produtor e também para o consumidor.
Onde guardar as geleias de frutas?
Quando o assunto é o envasamento, precisamos ter atenção a alguns detalhes. Existem vários questionamentos quanto ao tipo de pote que pode ser utilizado para colocar a geleia, como, por exemplo, “pode guardar geleia em pote de plástico?”
A resposta é sim! Embalagens de plástico ou de vidro não são problemas, desde que estejam devidamente esterilizadas e longe de contaminações.
Plástico x vidro: vantagens de cada embalagem para armazenas geleias de frutas
É importante destacar que uma embalagem eficiente pode reduzir o custo final do produto e aumentar a margem de lucro.
Quando falamos em embalagens de plástico estamos falando de um custo menor na cadeia de produção e uma boa impermeabilidade.
A transparência do material permite melhor fixação de etiquetas personalizadas com sua marca, além disso, o mercado possui muitas variedades quanto ao tamanho, tanto menores quanto maiores.
As embalagens de vidro reforçam o revestimento natural contra agentes de contaminações externos, não apresentam odores e são mais resistentes a temperatura de estilização. Assim como nas embalagens de plástico, a transparência também facilita a fixação de etiquetas de sua marca e a visualização das características do produto.
Como conservar geleias por mais tempo?
O armazenamento correto da geleia de frutas permite não só um aumento na durabilidade, mas também é uma etapa indispensável para garantir um produto mais saboroso.
Fique de olho nas dicas:
Cuidado com as embalagens
- Todos os recipientes que serão utilizados devem ser lavados, mesmo que sejam novos.
- Antes de tudo, observe se as embalagens estão inteiras, sem nenhum defeito (rachaduras ou partes quebradas).
- As tampas também devem estar em boa condição.
- Lave bem os vidros e tampas com água limpa e sabão, se possível com uma escova própria para limpar os vidros por dentro.
Como esterilizar os vidros
- Forre uma panela grande com um pano limpo ou com uma grade de madeira.
- Coloque os vidros sobre o pano ou a grade e encha de água até cobri-los por completo.
- Deixe ferver por quinze minutos.
- Nos últimos cinco minutos de fervura coloque as tampas para ferver junto com os vidros.
- Retire os vidros e tampas e deixe escorrer em um pano limpo.
- Coloque as tampas nos vidros quando estiverem secos.
Na hora de envasar a geleia de frutas preste atenção nessas dicas:
- Coloque o alimento quente nos vidros recém-esterilizados.
- DICA: Se você estiver armazenando geleias ou caldas, utilize uma concha e um funil para ajudar.
- Encha o vidro sem deixar bolhas de ar no pote.
- Aperte tampa para manter o vácuo.
Como aumentar a durabilidade da geleia de frutas?
Além de todos esses cuidados citados no artigo, você pode utilizar alguns produtos que vão ajudar a aumentar a durabilidade da geleia.
Os conservantes mais indicados para geleias de frutas são:
Ácido ascórbico
O ácido ascórbico, também chamado de vitamina C, vai atuar na produção de geleia como antioxidante, acidulante e inibidor de escurecimento das frutas.
Ácido cítrico
O ácido cítrico é um ácido orgânico muito encontrado em frutas cítricas como laranja, lima e limão. Ele proporciona ao alimento em que é aplicado sabor ácido e refrescante. Ao utilizá-lo na geleia, o produto vai atuar como regulador da acidez, deixando-o mais palatável.
Ácido sórbico
O ácido sórbico é um conservante seguro e versátil que inibe o desenvolvimento de bactérias patogênicas, previne o aumento de leveduras e mofos em alimentos, protege o frescor sem alterar o sabor e a coloração da geleia, além de não ter efeitos em bactérias láticas. Ele é ideal para ser aplicado em geleias de frutas.
Açúcar mascavo
O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo de cana ao natural. Por esta razão, em sua produção não são utilizados aditivos químicos, como os usados na clarificação e branqueamento para obtenção do açúcar refinado comum (açúcar branco). Além da ausência de aditivos químicos, o açúcar, especialmente após o aquecimento, é um bom agente de conservação dos produtos alimentícios, pois cria condições desfavoráveis para o crescimento e reprodução de muitas bactérias.
Conservante AV Adicel
O Conservante AV é um MIX de conservantes que pode ser usado em vários tipos de alimentos. O principal objetivo do conservante nas geleias é evitar o desenvolvimento de bactérias, fungos e leveduras que causam doenças, intoxicações e riscos à saúde.
Conservante para Doces
O Conservante para Doces auxilia na conservação de alimentos doces, mantendo a sua cor e não alterando o seu sabor. Os ingredientes presentes no produto atuam diretamente sobre o crescimento microbiano que afeta os produtos durante o tempo de armazenamento, protegendo-os de envelhecerem.
Glucose de milho
A glucose de milho em pó é um açúcar obtido a partir do amido de milho. Ela evita a cristalização do açúcar e, ao ser usada na produção das geleias, vai conferir mais brilho, maciez e cremosidade.
Sorbato de potássio
O sorbato de potássio é um aditivo alimentar que previne o desenvolvimento microbiano como a levedura, as bactérias, o mofo e os fungos. Ele também preserva outras características como o sabor, textura, cor e o valor nutritivo dos alimentos.
Gostou das dicas de como conservar geleias de frutas por mais tempo?
Conheça todos esses produtos que vão garantir conservação e qualidade ao seu produto no site da Adicel Ingredientes para Profissionais.