Ácido ascórbico: para que serve na indústria alimentícia

Ácido ascórbico: para que serve na indústria alimentícia

De uma maneira geral, a indústria de alimentos se utiliza de diversos componentes químicos específicos para criar, elaborar e manter os seus produtos alimentícios da melhor forma possível, garantindo a qualidade e uma durabilidade mais longa dos mesmos. E um dos elementos que ajudam nessa missão é o ácido ascórbico

Geralmente, todas as substâncias que são utilizadas no preparo de alimentos são escolhidas com base nos impactos que elas têm no corpo humano. Com o ácido ascórbico não é diferente, essa substância é amplamente utilizada por possuir um conjunto de vantagens quando associada ao consumo humano, mas antes de falar dessas vantagens vamos entender melhor  para que serve esse composto.

Ácido ascórbico para que serve esse composto?

O ácido ascórbico é um famoso agente antioxidante (protetor de células sadias) que também é muito conhecido como a famosa Vitamina C. Ele contribui para a integridade física do corpo humano, dando manutenção a um conjunto de funções básicas do organismo.

De acordo com especialistas, o corpo humano pode ser considerado como uma máquina perfeita. Dentro do nosso organismo ocorrem milhares de reações químicas por segundo e para que essas reações ocorram, nosso corpo depende de alguns nutrientes importantes, como a vitamina C. Essa vitamina é fundamental para a manutenção do sistema imunológico, tendo em vista que ela reforça a capacidade dos agentes de defesa naturais do corpo. 

O ácido ascórbico pode agir de duas formas. A primeira delas é por atrasar, ou até mesmo inibir, a ação de radicais livres no organismo, tendo em vista que as suas propriedades antioxidantes reduzem o desgaste natural do organismo e até limitam o envelhecimento celular. Além disso, essa substância age como um conservante natural para os alimentos, tendo em vista que controla a decomposição dos ingredientes orgânicos, o que mantém as receitas estáveis por mais tempo.

O composto pode ser aplicado tanto na produção de alimentos, quanto na produção de bebidas e derivados, e pode garantir que o consumidor desses produtos tenha benefícios em seu organismo dado o seu valor nutricional, que trabalha junto a ação antioxidante. A vitamina C favorece a formação dos ossos humanos, auxilia no sistema imune e também ajuda na respiração entre as células, favorecendo diversos outros mecanismos presentes no corpo humano.

Como o ácido ascórbico age como antioxidante?

O ácido ascórbico é um aditivo alimentar que facilmente é oxidado, fazendo com que trabalhe de forma ativa e funcione como um perfeito componente antioxidante (um aditivo que protege outras espécies de produtos químicos das possíveis oxidações que possam ocorrer, e para o sucesso desse processo, o ácido ascórbico se sacrifica). Esse trabalho torna o ácido ascórbico um perfeito aditivo alimentar para ser utilizado em toda a indústria de alimentos, que conta também com a suas vantagens nutricionais.

O ácido ascórbico é amplamente usado na produção de comidas e bebidas, retardando os vestígios dos processos de oxidação. Dessa forma, o ácido ascórbico contribui de forma ativa para que o alimento possua as suas características positivas e frescas, como o aroma, ativas por muito mais tempo. 

É importante ressaltar que o ácido ascórbico é um conservante que não leva os consumidores a possíveis reações alérgicas com o seu consumo. 

Como usar o ácido ascórbico na indústria alimentícia?

O ácido ascórbico trabalha como um agente de preservação dos alimentos e das bebidas, evitando a ação do tempo nesses produtos. Todas as indústrias do ramo de alimentos buscam esse tipo de aditivo alimentar para ajudar no seu trabalho de produção, isso para preservar da melhor forma a integridade dos seus alimentos e produtos, aumentando ainda mais o seu tempo para a validade. 

O ácido ascórbico, como vimos no tópico anterior, é muito usado pelas suas ações antioxidantes, preservando de forma efetiva o sabor e cor natural dos alimentos em que é incluído. As frutas e os legumes processados também duram muito mais tempo com o auxílio do ácido ascórbico.

O ácido ascórbico também é muito usado como um aditivo alimentar para as carnes defumadas, proporcionando um realce da cor avermelhada na carne e evitando o crescimento de microorganismos maliciosos na extensão dessa carne. Pensando na questão: ácido ascórbico para que serve? Podemos dizer que ele serve para que os alimentos não fiquem estragados com muita facilidade, rendendo milhões de reais em lucro para a indústria de alimentos e evitando que muitos alimentos tenham que ser descartados no lixo.

Além dessas facilidades, o ácido ascórbico é um dos componentes mais utilizados na indústria de alimentos porque ele possibilita a união de um perfeito antioxidante com diversos benefícios de caráter e valor nutricional. É importante que as indústrias de alimentos levem em consideração o valor nutricional dos aditivos alimentares que utilizam, garantindo ainda mais a saúde dos consumidores dos seus produtos e alimentos.

Qual a diferença de ácido ascórbico e da Vitamina C?

Pensando na questão do ácido ascórbico para que serve, muitos se perguntam sobre qual a diferença de ácido ascórbico e da Vitamina C? E a resposta para essa questão acaba sendo bem simples.

A vitamina C vendida em suas fórmulas derivadas nada mais é do que uma molécula do ácido ascórbico, que promove diversos benefícios ao sistema imunológico. Já o ácido ascórbico é o nome químico que é dado para a vitamina C pura, esse componente pode ser elaborado em laboratórios ou mesmo ser retirado de fontes naturais, como a laranja, que é uma fruta rica em Vitamina C.

Considerações finais sobre o ácido ascórbico

Com todas as informações levantadas nos tópicos anteriores, podemos concordar que o ácido ascórbico é um dos melhores aditivos alimentares disponíveis no mercado, dado os seus benefícios preventivos em relação aos alimentos e também aos seus valores nutricionais.

Agora que ficou mais clara e detalhada a questão relacionada ao ácido ascórbico para que serve, não restam dúvidas de que o uso dessa substância pode ajudar a melhorar a qualidade dos produtos na indústria alimentícia. É por isso que muitos setores dessa indústria empregam o ácido ascórbico em seus produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.