O que é pectina? Saiba como utilizá-la no preparo de geleias
A indústria alimentícia utiliza algumas substâncias e ingredientes especiais que servem para ajudar no preparo de alguns produtos que serão comercializados. Uma substância que é amplamente utilizada é a pectina. Mas afinal, o que é pectina?
A pectina, basicamente, é uma substância que está presente em algumas frutas e vegetais, mas especialmente nas frutas cítricas, como limão e laranja, bem como em algumas outras, como pêssego e pêra. Porém a fruta que mais contém pectina, é a maçã, principalmente a maçã verde. No caso dos vegetais, a beterraba é o que mais contém essa substância.
A pectina agrega muito valor para a indústria de alimentos, pois possui diversas propriedades distintas que são muito úteis para a fabricação de muitos alimentos que são comercializados em diversas áreas, como na panificação, no preparo de confeitos, geleias, alguns molhos finos e até iogurtes.
Este artigo completo explicará o que é pectina, qual é a principal função desta substância e como funciona a pectina na preparação de alguns alimentos, mais especificamente na preparação de geleias. Afinal, o ramo de comercialização de geleias está crescendo cada vez mais, razão pela qual todos os produtores devem conhecer esse ingrediente para saber como utilizá-lo.
O que é pectina?
Para explicar corretamente o que é pectina é preciso falar brevemente da sua origem e o porquê do nome “pectina”, pois isso ajudará a explicar melhor qual é a sua função na indústria de alimentos e porque ela é uma substância tão importante e tão utilizada por diversos setores diferentes do ramo alimentício.
A pectina é uma macromolécula natural que foi descoberta por volta de 1825, na França e recebe este nome a partir da palavra grega “Pektos”, que significa rígido. Essa substância trata-se de um heteropolissacarídeo rico em ácido galacturônico, o qual é um polímero que possui, entre muitas outras, ação geleificante e estabilizante.
Como mencionado, ela é encontrada em diversas frutas e em alguns vegetais, de onde é extraída para ser comercializada em forma de um pó branco até chegar aos seus principais usuários: fabricantes de alimentos de diversos setores diferentes da indústria alimentícia.
Também conhecida como pectina cítrica, a pectina é basicamente uma fibra solúvel em água que, quando aquecida em contato com o açúcar e com algum ácido (como o limão, por exemplo), transforma-se em um gel de aparência viscosa que garante textura e brilho para diversos alimentos que serão comercializados.
A principal função da pectina
A pectina possui 3 principais funções: espessante, geleificante e estabilizante. Essa diversidade de propriedades e funções é o que explica o porquê da pectina ser utilizada em várias áreas da indústria de alimentos.
Por exemplo, na confeitaria industrial esse ingrediente é muito utilizado no preparo de recheios à base de frutas que ainda serão aquecidas. Pois o nappage, também conhecido como cobertura, garante que as frutas não fiquem ressecadas quando levadas ao forno e permite que elas continuem brilhantes.
Já na indústria de confeitos, onde é comum encontrar produtos como balas de goma e outros doces, a pectina é o que traz para estes alimentos aquela textura elástica que é a principal característica desses tipos de produções. Além disso, é o uso dessa substância que permite que sejam fabricados diversos formatos diferentes de balas de goma, pois ela também ajuda a manter a estética.
Porém, é fato que o setor industrial que mais utiliza a pectina é a indústria que realiza o preparo de geleias. Pois além de garantir brilho, a pectina também é a substância que ajuda as geleias de frutas a alcançarem a textura adequada e também permite que alguns pedaços de frutas estejam presentes no meio da geléia.
Uso na produção de geleias
A pectina, com sua função geleificante, é amplamente utilizada na fabricação de geleias. Ela confere à geleia uma textura homogênea e lisa, brilho uniforme, distribuição igualitária das frutas e seus pedaços, além de manter e realçar o sabor original da fruta utilizada.
A pectina cítrica garante que todos os pedaços de frutas se liguem de maneira uniforme. Quando aquecida com açúcar e ácido presente nas frutas, a pectina começa a formar a textura de gel característica das geleias.
Recomenda-se usar de 0,2% a 0,4% de pectina para cada 60% de açúcar e um pH de 3,0 na mistura. É crucial dissolver a pectina em água antes de adicioná-la ao produto final.
Sempre verifique as instruções de uso e armazenamento na embalagem da pectina cítrica em pó para garantir o melhor resultado na produção de geleias comercializadas.
O que substitui a pectina nas geleias?
Apesar da pectina ser a substância mais utilizada na produção de geleias, existem alguns ingredientes que podem a substituir. Alguns substitutos para a pectina são: o ágar, a gelatina sem sabor, a araruta em pó e até mesmo a tapioca.
Ainda assim, agora que já foi explicado o que é pectina e quais são suas principais funções para a indústria de alimentos, optar por utilizá-la ao invés de produtos substitutos pode ser uma excelente forma de garantir mais qualidade e mais brilho para os produtos que serão fabricados, o que com certeza deixará o consumidor final muito mais satisfeito.
Quer elevar o sabor e qualidade dos seus produtos?
Veja como a Adicel pode te ajudar – clicando aqui
Olá, bom dia. Quanto tempo a pectina deve cozinhar com as frutas para geléia? É adicionada logo no começo ou no fim do preparo?
Obrigada
Oi Helga, bom dia. A pectina para o preparo da geleia deve ser adicionada no início do preparo. Não tem um tempo máximo de cozimento, ela vai acompanhar o cozimento da fruta que você estiver utilizando. Obrigado pela pergunta!
olá gostaria de saber se a pe pectina forma géis mais fortes que a gelatina? e como é possível criar géis mais fortes, adicionar cloreto de potássio?
Olá, Gabriela. Tudo bem? A pectina é mais indicada para utilização em geleias do que a gelatina.
boa tarde, quanta pectina /fruta é pra usar ? obrigado;
Olá, Antônio! Usualmente, a quantidade de uso recomendada é na proporção de cinco partes de açúcar para uma parte de pectina.