A importância de usar conservantes eficientes na produção de bolos 

A importância de usar conservantes eficientes na produção de bolos 

Saiba o que fazer e quais conservantes e ingredientes utilizar para manter bolos de qualidade por mais tempo nas prateleiras!

Você sabe o que fazer para o bolo durar mais tempo? Quem trabalha com venda de bolos precisa ter cuidado ao selecionar os ingredientes e ao tempo de conservação, já que nem sempre o produto que se coloca na prateleira será vendido no mesmo dia.

A falta de conservação adequada pode gerar prejuízos ao invés de lucros.

 

Quanto tempo um bolo dura?

A durabilidade do bolo vai depender muito dos ingredientes usados. Hoje em dia o mercado oferece possibilidades de bolos de vários sabores e o tipo de produto ou fruta utilizados, por exemplo, vão fazer a diferença no tempo de conservação.

Um exemplo fácil para entendermos é esse: um bolo vegano, que não utiliza ovos, leite ou aqueles que não utilizam farinha de trigo no preparo podem ter uma validade adequada para consumo maior do que aqueles que usam esses ingredientes na fabricação.

Mas, em geral, se o bolo é armazenado em locais refrigerados, ele tem durabilidade de cinco dias. Após esse tempo a massa pode ressecar e prejudicar a experiência de consumo do cliente.

 

O que fazer para o bolo durar mais tempo?

Para saber como conservar o bolo vamos entender a importância de acrescentar alguns ingredientes a massa na hora de produzir o alimento.

Toda massa que produzimos está sujeita a contaminação de micro-organismos.

A maioria deles pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação, além de práticas adequadas de manipulação e armazenamento.

Um ingrediente importante nesse processo é o conservante. Ele impede ou retarda qualquer tipo de alteração na massa do bolo causada por esses microrganismos.

LEIA TAMBÉM:  Dextrose: um adoçante natural muito usado em receitas

A Adicel Ingredientes possui vários tipos de conservantes que podem auxiliar na produção de massas para bolo.

 

Quais os melhores conservantes para bolo?

O mercado disponibiliza vários tipos de conservantes. Eles são, geralmente, altamente refinados e não alteram o sabor ou comprometem a qualidade do produto.

 

O ácido sórbico é ideal para ser aplicado em massas (umidade superior a 15%). É um conservante seguro e versátil que inibe o desenvolvimento de bactérias patogênicas, previne o aumento de leveduras e mofos em alimentos, protege o frescor sem alterar o sabor e a coloração do produto e não tem efeitos em bactérias láticas.

 

Outro conservante importante é o Bicarbonato de sódio. Ele é um componente ativo de fermentos químicos que regula a acidez da massa de bolo.

O bicarbonato de sódio é um composto químico que se apresenta na forma de um pó de coloração branca e é solúvel em água. Ele é classificado como um sal e atua promovendo a redução de acidez e alcalinidade. Além disso, o bicarbonato de sódio é bastante útil na culinária, funciona como um fermento mais eficaz que o convencional e é perfeito para as receitas mais aeradas.

 

O extrato de malte também pode ser utilizado como conservante para bolos.

O produto obtido através da hidrólise da cevada malteada e outros cereais concentrados e desidratados em spray-dryer. É um aditivo muito conhecido na indústria alimentícia por agir como flavorizante e substrato fermentativo em vários produtos. A principal característica do extrato de malte é a capacidade que possui de eliminar o amargor de uma série de matérias-primas de sabor intenso, como cacau e soja, realçar os sabores de alimentos, além de auxiliar na fermentação dos produtos.

 

A glucose de milho em pó é um excelente aliado da confeitaria. O produto pode ser usado nas massas de bolo e misturas para bolo.

LEIA TAMBÉM:  Como garantir sabor, textura e durabilidade em produtos cárneos?

Seu principal benefício é proporcionar maior viscosidade e melhorar a textura dos alimentos, tornando mais macios e cremosos. Além disso, a glucose de milho evita a cristalização do açúcar.

 

Outro produto que vai aumentar a vida de prateleira do seu bolo é a lecitina de girassol. Ela é um ingrediente natural obtido a partir de grãos de semente de girassol selecionados, aplicada nas massas como emulsificante, estabilizante ou umectante. A sua utilização também melhora a textura e o poder de dispersão em água e diminui a retrogradação do amido.

 

É importante ressaltar que além do uso dos conservantes apresentados você deve utilizar matérias-prima de qualidade e boas práticas de higiene.

Confira outros tipos de conservantes para bolo no site da Adicel Ingredientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *