Usar conservante na produção de doces vale a pena?

Usar conservante na produção de doces vale a pena?

Quem trabalha com a produção de doces, precisa ter atenção ao tempo de durabilidade desses produtos, para evitar prejuízos. Cada receita leva um ingrediente diferente que pode ser mais ou menos perecível, por isso o prazo de validade normalmente varia. Mas ao utilizar conservantes na produção de doces, é possível evitar o desenvolvimento de bactérias, fungos e leveduras que causam doenças, intoxicações e riscos à saúde e consequentemente aumentar a durabilidade desses produtos.

 

Importância do armazenamento de doces

O armazenamento adequado de doces é muito importante para preservar a qualidade, o sabor e a segurança alimentar desses produtos. A seguir vamos listar algumas dicas de como armazenar doces corretamente

 

  1. Armazene em um recipiente hermético: os doces devem ser armazenados em um recipiente hermético para evitar que o ar entre e resseque-os.

 

  1. Armazene em local fresco e seco: mantenha os docinhos em um local fresco e seco, longe da luz solar direta e da umidade. Evite armazená-los na geladeira, pois isso pode fazer com que os doces fiquem úmidos e pegajosos.

 

  1. Evite empilhar os doces: empilhar os doces pode amassá-los e deformá-los. Se precisar empilhá-los, coloque uma folha de papel manteiga entre cada camada para evitar que grudem uns nos outros.

 

Tomando todos esses cuidados na produção dos doces, é possível garantir uma ótima conservação. Mas para que seja de fato eficaz e garanta um tempo maior de durabilidade antes de ser consumido, o uso de conservantes é essencial.

 

Qual o melhor conservante na produção de doces?

O conservante mais usado na produção de doces é o Ácido Sórbico. Este conservante ajuda a prolongar a vida útil dos produtos ao prevenir o crescimento de bactérias e fungos.

LEIA TAMBÉM:  Dia das Mães: 4 dicas para preparar as suas vendas

Além do Ácido Sórbico, existem outros conservantes disponíveis, com tecnologia e grande desempenho, como o Conservante para Doces Adicel, que auxilia na conservação de alimentos doces mantendo a sua cor sem alterar os sabores. Os ingredientes presentes no conservante atuam diretamente sobre o crescimento microbiano, que afeta os produtos durante o tempo de armazenamento, diminuindo sua vida útil.

Outro conservante usado na produção de doces é o Cloreto de Cálcio, um aditivo alimentar que ajuda a melhorar a textura e a consistência dos produtos. Ele é especialmente eficaz em receitas que envolvem a produção de doces. O cloreto de cálcio é adicionado à mistura de açúcar e outros ingredientes durante o processo de cozimento, ajuda a criar ligações entre as moléculas de açúcar. Resultando em uma textura mais firme e consistente.

É importante seguir as instruções de dosagem recomendadas pelo fabricante para evitar o excesso de cloreto de cálcio, o que pode afetar negativamente o sabor e a textura dos doces.

Para doces com base de leite o Sorbato de Potássio é um aditivo que previne o desenvolvimento microbiano como a levedura, as bactérias, o mofo e os fungos. Ele também preserva outras características como o sabor, textura, cor e o valor nutritivo dos alimentos.

 

Conheça outros conservantes disponíveis acessando o site da Adicel Ingredientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *