Ácido Cítrico: para que serve e seus benefícios

Ácido Cítrico: para que serve e seus benefícios

Ácido Cítrico é um pó branco cristalino, inodoro, solúvel em água, um ácido orgânico fraco encontrado na maioria das frutas, principalmente frutas cítricas como laranja, limão, tangerina etc.

Também conhecido como citrato de hidrogênio, o ácido cítrico é o ácido mais utilizado pela indústria alimentícia e de bebidas, uma vez que apresenta propriedades antioxidantes, acidulantes, flavorizantes, sequestrantes e reguladoras de acidez. De um modo geral, preserva o sabor de bebidas e alimentos industrializados, regulando o pH, mascarando o gosto desagradável de alguns compostos, neutralizando o paladar doce e acidificando o sabor.

Por estas razões, na indústria de alimentos e bebidas, o ácido cítrico:

  • Atua como estabilizante nos laticínios;
  • Auxilia na manutenção do pH ideal na produção de doces;
  • Realça o sabor dos refrigerantes;
  • Impede que os íons metálicos modifiquem a cor de líquidos (tal como o ferro, um dos maiores responsáveis pelas turvações);
  • Age como conservante, prevenindo a proliferação de microorganismos;
  • Combate o surgimento de manchas, cheiros e sabores desagradáveis em peixes e frutos do mar.
Ácido Cítrico - 250g
Ácido Cítrico – 250g

Regulador de acidez dos alimentos

Utilizado em muitos produtos alimentícios, o ácido cítrico serve como regulador de acidez em alimentos, como por exemplo, sumos e doces, com o objetivo de acidular os mesmos, diminuindo o seu pH.

Conservante natural dos alimentos

Tratando-se de uma substância com a propriedade de acidular, o ácido cítrico previne o nascimento e desenvolvimento de bactérias e micro-organismos responsáveis pela degradação dos alimentos.

O ácido cítrico é também muito utilizado pela indústria em laticínios, de forma a prolongar a validade do produto para consumo, preservando-o em condições por um maior espaço de tempo – e de forma natural.

Torna o sabor dos alimentos mais agradável

O Ácido Cítrico tem a propriedade de realçar o sabor dos alimentos e ativar as papilas gustativas, tornando o alimento, em regra, mais apreciável.

LEIA TAMBÉM:  Qual o conservante ideal para licores e batidas?

Melhorando o sabor, o ácido cítrico também ajuda a diminuir alguns sabores mais amargos ou demasiado doces naturais dos alimentos.

Quando o uso do ácido cítrico se aplica em vegetais, este ajuda a enaltecer o sabor dos mesmos e prevenindo que estes se estragam, não permitindo o seu escurecimento e rápida degradação.

Benefícios do Ácido Cítrico

O seu poder antioxidante, junto com o fato de se tratar de uma substância ácida, é ótimo para desintoxicar o organismo de gorduras obtidas pela ingestão de alimentos pouco saudáveis.

Como outras fontes antioxidantes, o ácido cítrico tem a capacidade de eliminar os radicais livres presentes no organismo, livrando-o de compostos tóxicos que se acumulam nas células do corpo.

O consumo de ácido cítrico é apreciado também quando o objetivo é obter uma pele mais saudável, hidratada e limpa. Tratando-se de um antioxidante, este tem uma boa capacidade de deixar a pele mais pura e renovada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *