Quando usar páprica doce nas receitas?

Quando usar páprica doce nas receitas?

A páprica doce é um tempero muito utilizado na cozinha. Seu sabor suave e sua cor capaz de modificar a aparência dos alimentos faz com que o tempero ganhe muitos adeptos, tanto na indústria alimentícia quanto entre os cozinheiros. 

Caso existam dúvidas sobre onde usar páprica doce, saiba que existem diversas receitas que vão muito bem com ela e neste artigo daremos algumas dicas de quando usar páprica doce nas receitas. 

 

 

O que é a páprica doce?

A páprica é um condimento especial que tem origem na América Central e foi amplamente difundida na culinária da Hungria. Com o tempo, o tempero se popularizou em muitos países ao redor do mundo. 

Ela é feita a partir do pimentão desidratado, diferente da páprica picante, que é feita com as sementes do pimentão. Seu sabor é bastante suave e além de um sabor especial a páprica tem o poder de modificar a cor dos alimentos, deixando-os com aparência viva e de maior frescor.

Páprica Doce - 300g
Páprica Doce – 300g

Onde usar páprica doce?

Ainda existem muitas dúvidas sobre onde usar páprica doce e quais preparos são ideais para o uso. Como a páprica doce possui um sabor bastante suave e é muito versátil, ela pode ser usada em muitos preparos, como carne, frango, arroz, peixe, legumes, batatas, enfim, as opções são muitas diante da versatilidade inerente ao tempero.

A páprica doce também vai muito bem em ensopados, em molhos e até em algumas massas.

Este tipo de páprica não possui um sabor intenso nem toques de picância, portanto sua presença nos preparos pode trazer equilíbrio ao sabor e contrabalancear os sabores de outros temperos utilizados, com um sabor único e muito agradável que combina com quase todos os preparos na cozinha.

LEIA TAMBÉM:  O que é ácido ascórbico e como usar nos alimentos

O tempero ainda pode trazer ao paladar o sabor umami, o quinto elemento de sabor presente nas papilas gustativas dos seres humanos. O umami é a intensidade e a combinação perfeita dos sabores que pode ser percebido em alguns alimentos em especial.

A indústria de alimentos também faz o uso da páprica doce, atuando como um corante natural para intensificar ou corrigir a cor dos alimentos, especialmente carnes vermelhas.

Como usar páprica doce em carnes

Na grande maioria das receitas, a páprica doce é acrescentada minutos antes de finalizar o processo de cozimento, pois o calor intenso e prolongado sobre o tempero pode interferir em sua cor e no sabor particular do tempero.

Portanto, nas carnes cozidas, por exemplo, é interessante adicionar uma pitada de páprica doce quando o cozimento já está completo, como um toque de cor para realçar a beleza e tornar a carne mais apetitosa.

Em carnes assadas, acrescente a páprica doce cerca de 2 minutos antes de tirar a receita do forno, para que o calor ajude apenas a intensificar a cor do preparo e seu sabor penetre levemente na carne.

Como usar páprica doce em legumes

Uma dica valiosa de onde usar páprica doce é no preparo de legumes. Algumas receitas de legumes assados ao forno ganham ainda mais vida e sabor com o uso da páprica doce. Escolha os temperos de sua preferência para dar sabor aos legumes e acrescente a páprica doce para finalizar o prato.

Os benefícios de usar páprica doce nas receitas

Além de trazer cor intensa e sabor diferenciado e especial nos alimentos, a páprica doce ainda traz benefícios à saúde. Ela tem o poder de melhorar a saúde do coração e dos olhos, é poderosa no tratamento de diabetes e algumas doenças autoimunes. Ela possui alto teor de antioxidantes, que ajudam o corpo humano a se livrar de toxinas além de auxiliar na manutenção da saúde da pele.

LEIA TAMBÉM:  Aromas alimentícios: motivos para usá-los como ingredientes

Para sentir todos esses benefícios na saúde e no corpo de forma geral, recomenda-se o consumo de duas colheres de chá de páprica doce ao dia em suas receitas.

Qual a melhor: páprica doce, picante ou defumada?

Uma dica valiosa na hora de utilizar o tempero é se certificar de que está escolhendo o tipo certo de páprica, existem três variações de páprica: doce, picante e defumada. A páprica doce possui sabor suave e tem o poder de dar cor intensa aos alimentos. A páprica picante, feita com o próprio pimentão, traz ardência aos preparos e é indicada para os que têm afinidade pela picância. Já a páprica defumada dá aos alimentos o sabor defumado, aliado a um sabor único que remete ao uso do pimentão nas receitas.

Não há como definir qual é a melhor, afinal cada um possui uma aplicação. Mas caso não saiba onde usar páprica doce ou nunca tenha feito o uso dela, recomenda-se que se inicie o uso pela páprica doce e perceba o sabor suave e agradável que ela é capaz de dar aos alimentos.

Páprica picante:

Páprica Picante - 300g
Páprica Picante – 300g

Páprica defumada:

Páprica Doce Defumada - 200g
Páprica Doce Defumada – 200g

Receitas que vão bem com páprica doce

Apesar de sua versatilidade em muitos preparos, algumas receitas casam perfeitamente com o uso da páprica doce. Sabendo disso, listamos algumas delas para servirem como inspiração e aumentar a variedade de onde usar páprica doce.

  • Filé de frango com iogurte e páprica doce
  • Carne moída refogada
  • Gratinado de batatas com molho bechamel e páprica doce
  • Salada de ovos 
  • Tilápia assada com cogumelos e páprica
  • Strogonoff de frango com cogumelos e páprica
  • Omelete de páprica
  • Maionese caseira com páprica doce
  • Bisteca suína assada com molho de páprica doce
  • Frango assado ao forno com mostarda, alho e páprica
  • Frango frito crocante
  • Moussaka de berinjela e páprica doce
  • Arroz carreteiro
  • Empadão cremoso de frango e berinjela com páprica doce
  • Feijão fradinho
  • Abóbora cabotiá rústica
  • Feijão branco com dobradinha
  • Sardinha frita com páprica doce
LEIA TAMBÉM:  Dia das Mães: 4 dicas para preparar as suas vendas

A lista de onde usar páprica doce é enorme, pois a versatilidade do tempero é cativante. 

Onde comprar páprica doce?

Caso o uso da páprica doce pareça interessante e válido para o desenvolvimento e aplicação no dia a dia, recomenda-se que busque realizar a compra através de fornecedores confiáveis como nós da Adicel, que somos comprometidos com a qualidade e segurança de nossos clientes. 

Considerações

Lembre-se sempre de informar sobre o uso da páprica doce nos rótulos e nas informações sobre os ingredientes utilizados no preparo do alimento para evitar reações adversas em pessoas que possuam restrições alimentares ou intolerância a substâncias preparadas a partir do pimentão ou a qualquer tipo de pimenta. 

Esperamos também que as dicas de onde usar páprica doce tenham sido úteis e possam auxiliar em sua aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *