Como eliminar o uso da gordura trans nos alimentos?
Saiba como se adequar as normas da Anvisa e eliminar o uso de gordura trans na produção de alimentos. A partir deste ano de 2023, produtores de alimentos industrializados devem eliminar o uso da gordura trans
As prateleiras são verdadeiras vitrines onde os produtos alimentícios ficam expostos. O consumidor é atraído, principalmente, pela imagem que vê. Não é atoa que existe um ditado que diz que “comemos com os olhos”.
Mas o que nem todos sabem é que o que faz os produtos industrializados terem essa aparência atraente é um componente específico que costuma vir descrito no rótulo: gordura trans.
Desde dezembro de 2019 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou uma resolução que determina a eliminação de gordura trans dos alimentos industrializados no Brasil até 2023.
De acordo com a proposta a norma será implementado em três fases começando com o estabelecimento de limites de gorduras trans industriais na produção de óleos refinados, limitando ao máximo de 2 gramas por 100 gramas de gordura total. Essa fase teve início em julho de 2021. A etapa final é o fim do uso de gordura parcialmente hidrogenada para este ano.
É bom ressaltar que essa medida visa proteger a saúde da população já que o consumo elevado dessas gorduras faz mal à saúde por favorecer o surgimento de problemas cardiovasculares, como o entupimento de artérias, além de aumentar o risco de morte por essas doenças.
Mas não basta saber as regras. É preciso colocar em prática. Para ajudar os produtores de alimentos nós preparamos esse artigo apresentando uma excelente solução para adequar os produtos as normas da Anvisa.
Opções para eliminar o uso da gordura trans
Antioxidante BASS
O Antioxidante Bass foi desenvolvido para ser utilizado em alimentos com altas concentrações de óleos e gorduras na sua composição. Ele ajuda a controlar a oxidação natural que os produtos gordos sofrem quando em contacto com altas e médias temperaturas e o oxigênio no ar.
Além disso, evita a alteração de sabor e odor dos seus produtos.
O Antioxidante BASS também atua no sentido de retardar a deterioração, ranço e descoloração resultantes da oxidação. E ainda pode melhorar a estabilidade da cor dos alimentos ajudando a manter a qualidade por mais tempo, tornando-os muito mais apetitosos.
Onde usar o Antioxidante BASS?
O Antioxidante BASS pode ser utilizado na fabricação de: biscoitos em geral, peles e derivados, cremes, recheios e coberturas e outros produtos com alta concentração de óleos e gorduras, farofas e granolas. Além dessas aplicabilidades, o Antioxidante BASS pode ser usado na produção de linguiça de porco e carne-seca congeladas.
Como usar o Antioxidante BASS?
A forma de utilização é simples: adicione 3 gramas de Antioxidante BASS anti-ranço para cada 1 kg de produto.
É importante verificar a legislação vigente para o uso desse produto no seu tipo de fabricação.
Como aplicar o Antioxidante BASS na minha produção?
A aplicação varia de acordo com cada alimento produzido. Em biscoitos: adicionar diretamente na mistura. Farofas e granolas: adicionar após pronto. Peles e frituras: adicionar junto aos temperos antes de fritar.
Eritorbato de sódio
O eritorbato de sódio também denominado como D-Isoascorbato de sódio, é o sal do ácido eritórbico. É um pó cristalino inodoro de cor branca com sabor característico.
Ele é aplicado na indústria de alimentos como antioxidante sendo responsável por inibir o processo de oxidação natural que ocorre pelo contato do produto com o ar, luz e temperatura, evitando a perda de coloração e sabores desagradáveis.
Onde usar o Eritorbato de sódio?
O eritorbato de sódio pode ser aplicado em produtos cárneos (embutidos e carnes processadas), frutas frescas, congeladas ou enlatadas, sucos e bebidas, vegetais frescos, congelados e enlatados, saladas, frutos do mar frescos ou congelados, entre outros.
Ácido ascórbico
O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, atua como antioxidante, acidulante, inibidor de escurecimento de frutas, melhorador de farinha e conservante da coloração de carnes.
Onde usar o Ácido ascórbico?
O ácido ascórbico é aplicado em produtos vitaminados, batatas e outros legumes e verduras cruas, descascadas e congeladas, alimentos minimamente processados, condimentos preparados, óleos e gorduras, polpa de frutas, refrescos em pó, refrigerantes, biscoitos, panificação, geleias, cervejas, doces de frutas e vegetais, leite de coco, frutas em conservas e produtos cárneos.
Ácido cítrico
O citrato de hidrogênio, mais conhecido como ácido cítrico, é um ácido orgânico muito encontrado em frutas cítricas como laranja, lima e limão. Ele proporciona ao alimento em que é aplicado sabor ácido e refrescante. Além disso, o ácido cítrico regula a acidez do alimento onde é aplicado deixando-o mais palatável e trabalha a favor da preservação e condimentação.
Onde usar o Ácido cítrico?
O ácido cítrico pode ser usado na fabricação de refrigerantes, sobremesas, conservas de frutas, geleias, doces, queijos e iogurtes, refrigerantes, conservas de frutas, vinhos, doces e geleias, entre tantos outros. Também é utilizado na composição de sabores artificiais de refrescos em pó e na preparação de alimentos gelatinosos.
Antioxidante Conserv Pro
O antioxidante ConservPRO é um pó que apresenta coloração branca, odor característico e sabor levemente ácido. Aplicado na indústria de alimentos como conservante para inibir o crescimento de bactérias e fungos e como antioxidante para auxiliar na fixação e conservação da cor devido a presença da vitamina C na formulação. Além disso, pode funcionar como melhorador de farinha, acidulante, regulador de acidez e sequestrante.
Onde usar o ConservPRO?
O conservPRO é aplicado em massas frescas, coberturas, recheios, confeitos, doces em geral, sucos, chás, cachaças, pães, bolos e biscoitos.
Viu como é fácil se adequar as normas da Anvisa e eliminar o uso de gordura trans na fabricação dos alimentos?
Conte com os aditivos a conservantes da Adicel: www.adicel.com.br.