Como garantir sabor, textura e durabilidade em produtos cárneos?

Como garantir sabor, textura e durabilidade em produtos cárneos?

Além de saborosos, os produtos cárneos fazem parte da lista de fontes importantes de proteína. E não é exagero dizer que o consumo do alimento é alto no Brasil, afinal o país está entre os dez que mais consome carne no mundo. Parte desse sucesso está diretamente ligada a produção. Mas você pode estar se perguntando: é possível produzir produtos para agradar ainda mais ao paladar do consumidor? Sim, é possível!

Neste artigo vamos apresentar alguns insumos disponíveis na Adicel que podem auxiliar na fabricação dos produtos cárneos garantindo mais sabor, volume e durabilidade.

 

Realçador de sabor Adicel

É unanimidade que o segredo de um alimento saboroso está no tempero. E um bom tempero nada mais é do que uma harmonização entre o doce, salgado, ácido, apimentado, amargo presentes em uma receita.

Os realçadores de sabor tem exatamente essa função: harmonizar os diferentes temperos sem comprometer a cor e textura do alimento.

 

 

Alguns benefícios do realçador de sabor

  • Potencializa notas específicas (condimentos e especiarias);
  • Auxilia para redução de sal;
  • Equilibra os ingredientes, melhorando a percepção de sabores;
  • Aumenta a intensidade e continuidade do gosto no produto final;

 

Aroma de fumaça

Existem formas de deixar o produto cárneo mais saboroso e com características de defumado. Na Adicel, comercializamos o aroma de fumaça em pó e a fumaça líquida.

O aroma de fumaça em pó é muito usada para incrementar sabor em carnes e pescados.

O produto é obtido através da queima controlada de diferentes tipos de madeiras selecionadas que geram uma fumaça. Essa fumaça saboriza a água ou óleo dando sabor e cor característicos de produtos defumados.

 

Leia também:

LEIA TAMBÉM:  A importância de usar conservantes eficientes na produção de bolos 

 

Quando usar a fumaça em pó?

Nas carnes a fumaça em pó pode ser usada na produção de produtos defumados para produzir cor, aroma, sabor e pele superficial característicos.

Nos peixes ela inibe ação de enzimas e bactérias, além de produzir aroma e sabor.

 

Fumaça líquida

A fumaça líquida é uma forma inovadora e prática e pode ser aplicada para intensificar o aroma e sabor dos produtos cárneos. Seu uso é muito comum em carnes, peixes e marinados em geral.

 

Condimentos para frango

A carne de frango é muito utilizada na dieta dos brasileiros devido ao custo mais baixo, valor nutricional e sabor.

Segundo pesquisas, cada brasileiro consome, em média, 43 quilos de carne de frango por ano in natura e das mais diferentes formas de processados (cortes, embutidos).

Sendo assim o alimento merece uma atenção especial no processo de produção. Os condimentos específicos para frangos realçam o sabor e evitam a oxidação garantindo mais segurança ao produto final.

 

Ácido Ascórbico

O ácido ascórbico, ou vitamina C, atua como antioxidante e acidulante aumentando a segurança e a apresentação dos seus produtos.

Ele é muito utilizado na indústria de alimentos em vitaminados, legumes e verduras, alimentos minimamente processados, condimentos preparados, óleos e gorduras, polpa de frutas, refrescos em pó, refrigerantes, biscoitos, panificação, entre outros.

No caso dos cárneos, o ácido ascórbico retém a coloração da carne em produtos curados.

 

Esses foram apenas alguns dos produtos que conferem mais sabor, durabilidade e garantia de um produto de sucesso no mercado disponibilizados pela Adicel.

 

Existem muitos outros que você pode conferir no nosso site: adicel.com.br

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *