Dia das Mães: 4 dicas para preparar as suas vendas

Dia das Mães: 4 dicas para preparar as suas vendas

Não é segredo para ninguém que sobrevive do ramo de produtos e serviços que datas comemorativas são ideais para aumentar o faturamento, conquistar novos clientes e se destacar diante dos concorrentes

Mas para que isso ocorra, são necessárias estratégias e estudo de mercado para melhor entender qual será a demanda, saber quais são as tendências da data que está por vir, como seus concorrentes entregarão o produto, estoque de alimentos e de insumos para que esses alimentos sejam produzidos — lembrando que perder matéria-prima está fora de cogitação — e criatividade para inovar e se destacar no mercado. 

O Dia das Mães não poderia ser diferente de outras datas comemorativas. Em 2021, o dia movimentou cerca de R$ 12 bilhões, somente no varejo, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Esse valor mostra a importância de aplicar técnicas apuradas para se manter competitivo e ocupar uma fatia destes lucros. 

Continue a leitura deste post e descubra 4 dicas para alavancar as vendas no Dia das Mães!

Dia das Mães: como vender mais

Quando se pensa no Dia das Mães — ou em outras, como Natal, Dia dos Pais, Dia dos Namorados — tem-se uma visão errada de que somente grandes redes varejistas de bens de consumo e de turismo podem lucrar

Mas o Dia das Mães movimenta pequenos e médios negócios que mexem com mais do que a venda de celulares, eletrodomésticos e televisores. 

Nesse sentido, muitas empresas que trabalham com produtos panificados, chocolates, hambúrgueres, massas caseiras frescas e doces conseguem abocanhar uma parte significativa dos lucros e das quantias movimentadas nesta data. Basta você e a sua empresa traçarem uma estratégia apurada para saber das necessidades e das demandas

Além do estudo do mercado, pensar em propagandas chamativas e curiosas também é uma boa oportunidade para quem quer vender mais. Mas lembre-se sempre, de nada adianta a procura por seus alimentos aumentar se você não tiver o preparo necessário para suprir a nova demanda. Como diz o velho ditado popular “cuidado para o tiro não sair pela culatra”.

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Quando a prospecção é grande, os pedidos chegam aos montes em sua fábrica, mas se a produção não consegue atendê-los, esse pode se tornar um grande problema que você mesmo criou para si. Isso porque, a propaganda, ao invés de benéfica, vai se tornar seu oposto e seus clientes deixarão de te recomendar. 

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Pense, ninguém gostaria de ficar sem presentear a mãe logo no dia das mães por falta de capacidade da produção da sua empresa. 

Um cliente mais antigo e que já conhece a qualidade que seus produtos têm pode até, em um futuro próximo, dar uma nova chance para a sua marca e realizar novas encomendas. Mas alguém que acabou de chegar e está conhecendo a sua empresa neste primeiro pedido, ficaria extremamente incomodado de não receber o pedido na data correta.

Pensando nisso, separamos dicas para dar a você algumas ideias de como se preparar para o Dia das Mães, não perdendo a qualidade de seus produtos e, ainda, conquistando novos clientes, explorando um pouco mais deste mercado que movimenta bilhões de reais. Acompanhe! 

1. Prepare o seu estoque, mas cuidado para não desperdiçar matéria-prima

Como já falamos, preparar um estoque é fundamental para você conseguir atender ao aumento de demanda que esta data vai proporcionar. Mas cuidado, não adianta você começar a produzir sem saber se vai vender. Além disso, perder matéria-prima ou chocolates e pães já prontos pode ser um prejuízo que a sua empresa talvez nunca se recupere. 

Outro ponto importante quando estoques são preparados é o fato de que seus produtos não vão direto para a mesa de seus clientes, por isso é imprescindível garantir que seus alimentos sejam seguros e tenham o mesmo sabor e a mesma qualidade com a qual foram produzidos. Ninguém quer comer produtos que tenham sido contaminados por fungos e bactérias, pois intoxicação alimentar pode ser algo grave e levar a óbito a pessoa que ingeriu aquele alimento. 

Criou-se um mito na sociedade moderna que conservantes e aditivos fazem mal para a saúde de quem os ingere. Mas com mais de 20 anos de experiência no mercado de insumos alimentícios e desenvolvendo sempre novas tecnologias, podemos afirmar que isso não é verdade e não passa de um mito popular. 

Isso porque, na verdade, conservantes servem para proteger quaisquer alimentos de contaminação, preservando assim seu sabor e suas propriedades químicas. Seja em doces ou salgados, pães ou bombons, eles têm uma função muito importante, que vai além de diminuir as suas perdas. Ainda, visam a garantia de que o que será entregue para seus clientes é seguro de ser ingerido. 

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2. Seja sempre criativo

 

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Essa dica pode parecer simples, mas ela tem um impacto enorme nas vendas. Saia do óbvio, independente do setor onde você trabalhe

Vamos dar dois exemplos, o primeiro é sobre a produção de doces e de chocolates. Inove, pense em produtos diferentes e até mesmo personalizados. Muitos filhos e filhas optam por caixas de chocolates caseiras, bombons com sabores diferentes, então capriche na qualidade dos produtos, utilize cacau em pó para a produção dos chocolates e dos doces. 

Entenda que achocolatados encontrados em supermercados podem até ser mais baratos, mas a sua qualidade é notavelmente inferior quando comparada ao cacau em pó. Além disso, cestas são uma opção interessante, deixe a sua imaginação fluir. 

O segundo exemplo é para empresas que trabalham com produtos panificados. Invista em pães diferenciados, com recheios únicos, monte-os em formas diferentes das habitualmente vendidas, crie uma cesta de café da manhã contendo pães, sucos naturais, cafés exóticos, doces especiais, como tortas de frutas e muitos outros produtos. 

Na cesta em si, faça uma decoração bonita, acrescente, se possível, flores para demonstrar o carinho que os filhos têm com as mães. Ademais, cestas têm um custo de revenda maior, logo, é a sua chance de apresentar vários produtos da sua empresa em um “combo” e aumentar a taxa de lucratividade. 

3. Aprenda com o mercado e ouça seus clientes

Aprimore sempre o canal de comunicação que você tem com os seus clientes. Isso porque, são nas plataformas de conversa, seja de mensagem ou das redes sociais, que seus clientes poderão enviar para você dúvidas, reclamações, sugestões, dicas e outras informações cruciais para deixar os seus produtos mais assertivos. 

Portanto, sempre escute os anseios e os desejos dos clientes, isso faz toda a diferença entre uma empresa bem-sucedida e que conseguiu aumentar suas vendas, para uma que ficou com o estoque parado, sem conseguir fazer as vendas por não ter acertado no desejo do mercado consumidor. 

Ter ciência de quais são as necessidades e as expectativas de quem comprará seus produtos pode ajudar você a vender sempre mais no Dia das Mães e em outras datas comemorativas.

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Depois de ouvir e entender tudo o que eles têm a falar, absorva as informações e trace um plano de ação contendo as principais demandas, suas ideias e seus desejos. A partir deste ponto, basta colocar em prática campanhas nas redes sociais, publicações orgânicas e incentivar o consumo de seus produtos. Mostre os pontos positivos que eles têm a oferecer. Acredite sempre na sua empresa

4. Mostre a paixão que você tem pelo que você faz

Mostrar para o próximo todo o carinho e a dedicação que você emprega na fabricação de seus produtos demonstra uma garantia a mais da segurança, confiabilidade, sabor, qualidade e carinho que seus alimentos têm e que chegarão à casa de seus consumidores. 

Além disso, é essencial transparecer todo esse carinho e essa vontade para efetuar boas vendas. Pessoas apaixonadas por seus produtos demonstram confiança e o cliente sabe que aquele produto, seja um chocolate ou uma linda cesta de café da manhã, foi feito com insumos de qualidade incomparável.

Esse sentimento pode aparecer em diversos momentos. Assim, quem já é seu cliente fiel, voltará para comprar mais coisas e ainda indicará a sua empresa para conhecidos. É óbvia a importância das redes sociais e de campanhas de mídia bem-feitas, já que elas impulsionam as vendas e aumentam o faturamento. 

Mas a propaganda boca a boca ainda é essencial para o crescimento de qualquer negócio, uma vez que ela é a prova social, vinda de uma pessoa conhecida e de confiança, que o trabalho feito pela sua empresa merece destaque e é notório. 

Ame o que você faz e mostre para o próximo esse sentimento

Preparamos essas dicas para ajudar você e sua empresa a impulsionarem suas vendas neste Dia das Mães. No nosso blog, você ainda acha receitas e outras ideias que podem trazer criatividade e fazer você pensar diferente. 

em nosso e-commerce, você encontrará os insumos necessários para aumentar suas vendas nesta data, sempre mantendo a segurança, a qualidade e o sabor incomparável de seus alimentos, sejam eles quais forem. E a última dica que daremos, faça como nós, acredite em sua empresa, saiba da sua competência em fornecer produtos de qualidade. Ame o que você faz! 

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