Benzoato de sódio na conservação dos alimentos

Benzoato de sódio na conservação dos alimentos

O Benzoato de sódio é um sal do ácido benzóico muito usado como conservante pela indústria de alimentos. Todos nós sabemos que uma  boa conservação dos alimentos ajuda a evitar perdas e desperdícios, uma vez que o tempo de prateleira desses produtos aumenta. Mas não é só essa a vantagem disso, a conservação dos produtos também é muito importante para o bem da saúde do consumidor. Um alimento bem conservado é aquele alimento livre de microorganismos, como bactérias e enzimas, que além de fazerem mal para a saúde humana, podem alterar o sabor e a qualidade do produto.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura estima que cerca de um terço da produção mundial de alimentos seja perdida por motivo de pragas, insetos, bactérias, fungos e enzimas. Por isso é bom ter uma atenção especial no uso de produtos para a conservação.

As técnicas de conservação dos alimentos tem origem milenar e podem ser observadas desde séculos passados. Parte delas sobrevivem até os dias de hoje como o uso do sal, do vinagre e do álcool, que remetem a muitos processos empregados no passado. Mas como tudo está em constante evolução, as técnicas de conservação também foram se aprimorando com o passar do tempo.

Neste artigo vamos conhecer um produto muito utilizado na indústria para conservação de alimentos: o Benzoato de sódio.

 

O que é o Benzoato de Sódio?

O benzoato de sódio é um sal do ácido benzóico que se caracteriza fisicamente como um pó ou granulado de coloração branca, podendo apresentar um aroma bastante sutil e, além disso, tende a ser inodoro.

Por suas propriedades, antimicrobianas e antifúngicas, é considerado um dos principais conservantes existentes, sendo também utilizado em outras indústrias, como a farmacêutica, alimentícia e a cosmética.

LEIA TAMBÉM:  Como armazenar molhos e recheios salgados sem perder a qualidade

Existem algumas formas de obter o aditivo que é sintético e produzido em laboratório. Uma delas é pela reação química entre o ácido benzóico e o hidróxido de sódio.

 

Para que serve o Benzoato de sódio?

O Benzoato de sódio proporciona ao alimento em que é aplicado maior durabilidade na prateleira.

O aditivo serve como poderoso conservante, agente antimicrobiano (inibe o desenvolvimento de microrganismos como fungos e bactérias).

O produto é bem versátil e muito utilizado na produção de molhos para salada, maionese, molhos, néctares de frutas, preparados líquidos para bebidas, refrigerantes, produtos de frutas, suco de frutas, licores, xaropes concentrados para refresco, picles em conserva, azeitonas, geleias, margarinas, biscoitos, pudins, flãs, cremes, massas, panificação, água saborizada, água tônica, água de coco, confeitos e quaisquer alimentos que necessitem agregar amido alimentício.

 

Segurança alimentar

Talvez você esteja se perguntando: o benzoato de sódio faz mal?

De acordo com o EWG – Environmental Working Group, grupo ativista americano especializado em pesquisa nas áreas de subsídios agrícolas, produtos químicos tóxicos, poluentes da água potável e responsabilidade corporativa, o benzoato de sódio não está na lista de substâncias tóxicas ou maléficas ao organismo.

O órgão de controle de saúde dos Estados Unidos também classificou o benzoato de sódio como seguro para a utilização limitada em alimentos.

 

Como usar o Benzoato de Sódio?

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) orienta que, em alimentos, a concentração do benzoato de sódio fique entre 0,03% até 1%. É importante consultar a legislação vigente para o uso do produto no seu tipo de fabricação. Use o ingrediente sempre conforme orientação.

O Benzoato de sódio está disponível no site da Adicel Ingredientes. Além do produto, o site contém informações técnicas e aplicações do aditivo para melhorar ainda mais a sua receita.

LEIA TAMBÉM:  Dextrose: um adoçante natural muito usado em receitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *