Pectina Cítrica: como usar essa fibra solúvel nas receitas
Para quem ainda não sabe o que é a pectina cítrica, a palavra pectina traduzida do grego significa “algo gelatinizado”. A pectina cítrica é uma fibra solúvel que pode ser encontrada, de forma natural, em frutas e verduras, como a beterraba, maçã e frutas cítricas.
Essa fibra funciona, na alimentação humana, como um laxante natural, uma vez que ela melhora o fluxo intestinal e aumenta o bolo fecal. A indústria alimentícia comercializa principalmente a pectina cítrica na forma líquida, mas para o uso doméstico existe também a versão da pectina cítrica em pó. Essa é uma opção bem mais prática e barata de se obter a pectina e usufruir dos seus benefícios.
Abaixo você vai entender mais sobre as fibras na alimentação, sobre a pectina cítrica, como usá-la na sua alimentação e quais são seus benefícios.
O que é a Pectina Cítrica?
Como já dito, a Pectina Cítrica é uma fibra solúvel produzida a partir da casca de frutas cítricas, legumes e tubérculos.
Quando aquecida em contato com o açúcar (inclusive com o açúcar naturalmente encontrado nas frutas, a frutose) e um ácido (normalmente suco de limão), a pectina forma um gel viscoso, que tem a propriedade de espessar, proporcionando a textura ideal, fazendo com que os alimentos sejam mais cremosos.
A pectina cítrica é usada na produção de:
- geleias;
- compotas;
- sorvetes;
- recheios de chocolates;
- sucos de frutas;
- iogurtes;
- produtos lácteos
- produtos de confeitaria.
Importância da fibra na alimentação e fabricação dos produtos
As fibras são ingredientes fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo. Elas estão presentes nos vegetais, grãos e cereais e são a parte não digerida pelo nosso organismo. As fibras também servem de sustento para as bactérias do intestino, gerando alimento para as células intestinais.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que um adulto saudável consuma, diariamente, uma média de 25g a 30g de fibras. No Brasil, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, a média do consumo de fibras é de 15,6 gramas.
As fibras e a saúde
O consumo de fibras ajuda na prevenção de várias doenças como câncer, colesterol, diabetes e ainda ajudam a controlar o peso. As fibras diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e provocam uma sensação de saciedade, já que elas permanecem no estômago junto com os outros nutrientes por mais tempo. Com isso, a pessoa que tem uma alimentação rica em fibra demora a sentir fome e reduz o consumo de mais calorias.
As fibras também têm o poder de regular o trânsito intestinal quando há uma ingestão suficiente de água.
Tipos de fibras
Existem as fibras solúveis e as insolúveis.
As fibras solúveis auxiliam no tratamento de diarreias porque elas regulam o trânsito intestinal. Elas também protegem a mucosa do intestino fortalecendo as bactérias benéficas, o que ajuda a proteger o organismo contra infecções.
São fontes de fibra solúvel:
- aveia;
- farinha de aveia,;
- cevada;
- chia;
- linhaça;
- soja;
- feijão;
- frutas como limão, banana, laranja, morango.
As fibras insolúveis diminuem a constipação e aumentam o trânsito intestinal. Elas podem ser encontradas em:
- pães integrais;
- cereais;
- alguns legumes;
- verduras folhosas como a couve, por exemplo.
Com tantos benefícios, já deu pra perceber que a fibra é um excelente aliado da nutrição e da saúde. Baseado nisso, muitos profissionais passaram a incorporar a fibra nos alimentos que fabricam.
Segundo especialistas, a fibra pode substituir facilmente gorduras e açúcares das fórmulas dos produtos devido às características físico-químicas dela. Isso reduz a quantidade de calorias dos produtos sem comprometer as características.
Hoje, o mercado oferece uma gama de produtos enriquecidos com fibra que vão desde biscoitos a suplementos alimentares. Um levantamento feito pelo Global Market Insights (GMI), apontou que só em 2019, o consumo desse tipo de alimento ultrapassou o valor de U$ 5,3 bilhões de dólares.
E os números tendem a crescer ainda mais, de acordo com o estudo, podendo gerar um acréscimo adicional de 12,5% até 2026, o que indica uma ótima oportunidade para a indústria alimentícia.
Para que serve a pectina cítrica?
A pectina cítrica é usada como estabilizante e geleificante de produtos alimentícios. Ela é usada principalmente em:
- Geleias
- Doces
- Sucos de frutas concentrados
- Produtos lácteos geleificados
- Produtos de confeitaria
Ela também pode ser usada como um fármaco, para ajudar nos tratamentos de prisão de ventre e diarreia.
Como usar a pectina cítrica em pó?
A pectina cítrica em pó deve ser misturada ao açúcar, adoçantes ou ao suco de limão para não formar grumos ao fazer a sua receita.
Em geral, a quantidade recomendada á na proporção de cinco partes de açúcar/adoçante para uma parte de pectinacítrica em pó.
Como já dissemos, é um ingrediente indispensável para o preparo de geleias caseiras e para conferir uma textura mais gelatinosa e natural a suas receitas.
Quer saber mais sobre a Pectina Cítrica? Entre no nosso site da Adicel Ingrediente e encontre outras informações sobre o produto.