Creatina monohidratada: para que serve e quais seus benefícios?

Creatina monohidratada: para que serve e quais seus benefícios?

A creatina monohidratada é uma substância natural produzida pelo corpo, mas também pode ser obtida por meio da alimentação. Ela está presente nas carnes de peixe, bovina, frango e também no leite e derivados. Além disso, também pode ser encontrado em maiores concentrações na forma de suplementos em cápsula ou em pó, que podem ser ingeridos antes ou após treinos físicos.

Desempenha um papel importante no fornecimento de energia para as células musculares, especialmente durante atividades físicas de alta intensidade e curta duração.

Neste material, a gente explica como esse produto pode fazer toda a diferença para a sua produção de alimentos. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a creatina e quais são os seus benefícios? 

Como abordamos, a creatina é produzida naturalmente pelo corpo, mas que pode ser consumida em forma de suplementos. Com o crescimento de produtos voltados para o mercado fitness, esse é um item que vem ganhando bastante destaque, uma vez que pode ser incorporado em diferentes tipos de produtos. 

A creatina é sintetizada no fígado, nos rins e no pâncreas a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. Ela é armazenada nos músculos na forma de fosfocreatina, que atua como uma reserva de energia imediata. 

Durante exercícios intensos, como levantamento de peso, a fosfocreatina é quebrada, liberando um grupo de fosfato que se liga à adenosina difosfato (ADP), regenerando a adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia utilizada pelas células.

Como é a suplementação por meio da creatina? 

A suplementação com creatina monohidratada em forma de pó é uma maneira comum de aumentar os níveis de creatina nos músculos. 

Isso pode levar a benefícios como melhora do desempenho físico, aumento da força e potência muscular, aumento da massa muscular e aceleração da recuperação pós-exercício. É amplamente utilizada por atletas e pessoas que praticam exercícios de alta intensidade.

LEIA TAMBÉM:  O que é umami e como ele pode melhorar o sabor dos produtos.

Conhecer os benefícios da creatina vai auxiliar na argumentação de venda com os seus clientes, principalmente na divulgação dos materiais. Entenda quais são eles!

Melhora do desempenho físico

A creatina é armazenada nos músculos na forma de fosfocreatina, que fornece energia rápida durante atividades físicas de alta intensidade e curta duração, como levantamento de peso e sprints. Ao aumentar os níveis de creatina muscular, a suplementação pode ajudar a melhorar a força, a potência e o desempenho atlético nessas atividades.

Aumento da massa muscular

A creatina também pode contribuir para o aumento da massa muscular. Ela estimula a síntese de proteínas musculares, o que favorece o crescimento e a recuperação muscular após o exercício. Além disso, pode aumentar o volume de água nas células musculares, o que a faz levar a um aspecto mais “inchado” dos músculos.

Recuperação muscular acelerada

A suplementação de creatina pode auxiliar na recuperação pós-exercício, reduzindo a fadiga muscular e a inflamação. Isso permite uma recuperação mais rápida entre as sessões de treinamento intenso.

Como a creatina pode ser utilizada em alimentos e bebidas? 

A creatina monohidratada é comumente utilizada na forma de suplemento em pó, que pode ser facilmente dissolvido em líquidos. Em vez disso, a suplementação é feita adicionando o pó de creatina a uma substância líquida adequada.

 A seguir, trouxemos alguns exemplos de como você pode usar a creatina para vender mais produtos em seu empreendimento alimentício. 

Barras de proteína com creatina 

As barras de proteína têm se tornado muito comuns no mercado de modo geral. Afinal, são itens que podem ser facilmente carregados na bolsa por qualquer pessoa, além de serem alimentos que trazem saciedade e não contam com um valor calórico muito alto. 

Ao oferecer esse produto em seu empreendimento, você tem a possibilidade de incluir a creatina como um adicional, de modo que será um diferencial da sua venda: via suportar a recuperação e o desempenho físico dos clientes.

LEIA TAMBÉM:  Como eliminar o uso da gordura trans nos alimentos?

Mistura de proteína em pó e creatina

Para alimentos proteicos, a creatina poderá ser um ingrediente a mais que fará toda a diferença para as suas vendas. Para isso, você pode adicionar whey em seus itens e acrescentar ainda a monohidratada que trará todos os ganhos que já mencionamos neste conteúdo. Exemplos de produtos proteicos: 

  • brownies; 
  • sucos; 
  • açaí;
  • mousse; 
  • panqueca; 
  • bolo, entre outros. 

Snacks Proteicos com Creatina

Os snacks proteicos também são ótimos exemplos para incluir em suas vendas. Desenvolva uma linha de snacks proteicos inovadores que combine a praticidade dos lanches rápidos com os benefícios da creatina. Opções como chips de proteína, misturas de nozes e sementes, bolinhas energéticas e crackers podem ser criadas para atender a diferentes preferências de sabor e textura. 

Chips de proteína com creatina, por exemplo, são feitos a partir de uma base de proteínas de alta qualidade misturada com temperos naturais e assada até ficar crocante. Misturas de nozes e sementes, enriquecidas com creatina e um toque de mel, proporcionam uma opção nutritiva e saborosa.

Bolinhas energéticas combinam aveia, pasta de amendoim e creatina, enquanto crackers de proteína utilizam farinha integral e especiarias para um lanche crocante e saboroso.

Produtos de panificação 

Crie uma linha de produtos de panificação que incorpora creatina e proteína, oferecendo opções saborosas e funcionais para quem busca otimizar seu desempenho físico e manter uma alimentação equilibrada. Pães e muffins enriquecidos com creatina e proteína podem transformar o conceito de panificação ao adicionar um componente nutricional significativo aos produtos. 

Por exemplo, pães proteicos podem ser feitos com farinhas integrais misturadas com proteína e creatina, resultando em um pão macio e nutritivo. Muffins, por sua vez, podem ser preparados com aveia, frutas e uma combinação de proteína e creatina, criando uma opção de lanche ou café da manhã que é tanto saborosa quanto benéfica.

LEIA TAMBÉM:  Receita Bolo de Chocolate sem açucar, glúten e leite, por Carol Cisneiro

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a creatina e os produtos que podem ser utilizados em sua linha de vendas? Estamos nos referindo sobre um mercado amplamente promissor, que vem ganhando adeptos ao redor do mundo a cada ano. Com isso, gera milhares de reais para a economia, e você pode se tornar um empreendedor mais versátil e com mais rentabilidade.

Se deseja conhecer um pouco mais sobre a Creatina da Adicel, continue em nosso site e confira!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *