Tripolifosfato de sódio: aditivo que melhora a aparência e a qualidade dos alimentos

Tripolifosfato de sódio: aditivo que melhora a aparência e a qualidade dos alimentos

Conheça mais um aditivo alimentar, o Tripolifosfato de Sódio, ele melhora a aparência dos produtos e garante a manutenção da qualidade.

Você já conhece o tripolifosfato de sódio? O nome pode até soar um pouco diferente, mas tenho certeza que você já consumiu este aditivo alimentar em algum momento ou consome com frequência. Vamos conhecê-lo?

O tripolifosfato de sódio é um composto químico também conhecido como STPP (sódio tripolifosfato). É um sal inorgânico sólido branco que é amplamente utilizado em várias aplicações industriais e domésticas.

O tripolifosfato de sódio é comumente utilizado como aditivo alimentar, onde atua como um agente sequestrante de íons metálicos, ajudando a preservar a cor e a textura dos alimentos.

 

Vantagens de usar o tripolifosfato de sódio

O tripolifosfato de sódio tem a capacidade de se ligar a íons metálicos, como ferro, cálcio e magnésio, que estão presentes nos alimentos. Essa propriedade sequestrante ajuda a preservar a cor, textura e sabor dos alimentos, além de evitar a oxidação e a formação de sedimentos indesejados.

Quando adicionado aos alimentos, o tripolifosfato de sódio forma complexos estáveis impedindo uma reação indesejada com outros componentes do alimento. Essa interação reduz a atividade desses íons metálicos, o que pode ter efeitos benéficos nos alimentos, como:

  • Preservação da cor: O tripolifosfato de sódio ajuda a manter a cor original dos alimentos, pois muitas vezes os íons metálicos podem acelerar a degradação da pigmentação natural dos alimentos.
  • Melhoria da textura: Ele pode ajudar a melhorar a textura de certos alimentos, como carnes processadas, aumentando a capacidade de retenção de água das proteínas e reduzindo a perda de umidade durante o processamento e armazenamento.
  • Estabilização de ingredientes: O tripolifosfato de sódio pode estabilizar outros ingredientes sensíveis, como agentes espessantes, emulsificantes e corantes, evitando que sofram interações indesejadas ou se aglomerem.
  • Prevenção de oxidação: Em certos alimentos, o tripolifosfato de sódio pode ajudar a evitar a oxidação de lipídios e outras substâncias, retardando o processo de deterioração oxidativa e prolongando a vida útil do alimento.
LEIA TAMBÉM:  A utilização em excesso da goma xantana faz mal?

O tripolifosfato de sódio e a indústria alimentícia

O tripolifosfato de sódio é frequentemente encontrado em uma variedade de alimentos processados e produtos alimentícios. Alguns exemplos de alimentos que você pode utilizá-lo:

  1. Carnes processadas: Como salsichas, linguiças, presuntos e embutidos em geral.
  2. Frutos-do-mar: Como camarões, peixes em conserva, moluscos e produtos de frutos-do-mar processados.
  3. Queijos processados: Alguns queijos processados podem conter o aditivo alimentar como parte de sua formulação.
  4. Produtos de panificação: Alguns produtos de panificação, como pães pré-fabricados, bolos embalados e produtos de panificação congelados
  5. Produtos à base de carne: Como nuggets de frango, hambúrgueres pré-fabricados e produtos similares.
  6. Massas pré-cozidas: Alguns tipos de massas pré-cozidas, como macarrão instantâneo podem ter tripolifosfato de sódio na receita.
  7. Produtos de peixe enlatados: Certos produtos enlatados à base de peixe, como atum e sardinhas.

Tripolifosfato de sódio faz mal a saúde?

A resposta é não. O tripolifosfato de sódio em quantidades permitidas e dentro dos limites estabelecidos pelas autoridades regulatórias é considerado seguro para consumo. Como aditivo alimentar ele passou por avaliações de segurança e foi aprovado para uso em diversos países.

No Brasil o aditivo alimentar é autorizado para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a Anvisa – órgão responsável por regulamentar e controlar substancias adicionadas aos alimentos garantindo a segurança para os consumidores.

No site Adicel Ingredientes você encontra este aditivo alimentar e muitos outros. Acesse Adicel Alimentos.

 

Abaixo uma receita de salsicha com o uso do tripolifosfato de sódio e outros de nossos produtos:

INGREDIENTES:

2400 g de pernil suíno;

510 g de gordura suína;

90 g de couro suíno cozido;

Tripa sintética;

75 g de leite em pó;

7,5 g de gramas de sal de cura Adicel;

LEIA TAMBÉM:  Antioxidante alimentício: mais qualidade e preservação dos produtos.

7,5 g de tripolifosfato de sódio Adicel;

7,5 g de eritorbato de sódio Adicel.

40 g de alho em pó Adicel;

20 g de cebola em pó Adicel;

10 g de pimenta do reino moída Adicel;

81 g de sal;

600 g de gelo picado.

 

MODO DE PREPARO:

Moa em disco de 3 mm o pernil suíno, gordura suína e couro suíno.

Processe as carnes juntamente com o tripolifosfato de sódio Adicel, 300 g gelo picado, sal, sal de cura Adicel, alho em pó Adicel, cebola em pó Adicel, pimenta do reino moída Adicel.

Acrescente o eritorbato de sódio Adicel e misture.

Adicione o restante do gelo.

Deixe em repouso por 12 horas em local refrigerado.

Embuta a mistura em tripa sintética.

Cozinhe à 80°C até a temperatura interna da salsicha atingir 66°C.

Refrigerar em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *