Como Conservar Frango Desfiado sem Perder o Sabor

Como Conservar Frango Desfiado sem Perder o Sabor

Praticidade sem perder o sabor: aprenda nesse artigo como conservar frango desfiado

 

O frango desfiado é uma excelente fonte de proteína magra, tornando-o uma escolha saudável para quem deseja aumentar a ingestão de proteínas em sua dieta.

Ele pode ser encontrado de diversas formas: in natura, pré-cozido, em cubos e desfiado. O frango desfiado é uma iguaria versátil que pode ser usada de inúmeras maneiras na culinária. Sua textura macia e sabor suave o tornam um ingrediente coringa em diversas receitas. Aqui estão algumas das muitas possibilidades de utilização do frango desfiado:

  • Sanduíches e Wraps: O frango desfiado é perfeito para rechear sanduíches e wraps. Pode ser misturado com maionese, iogurte ou molhos diversos para criar combinações saborosas.
  • Saladas: frango desfiado pode ser adicionado a saladas verdes, de macarrão ou de batata para um toque de proteína e sabor extra.
  • Tortas e Empadões: o frango desfiado também pode ser usado como recheio em tortas ou empadões, combinando-o com legumes e molhos cremosos.
  • Sopas e Caldos: o frango desfiado pode ser acrescentado a sopas e caldos para enriquecer o sabor e fornecer uma fonte saudável de proteína.
  • Pratos de Massa: pode ser misturado com molho de tomate ou branco e servido sobre massas, como lasanha ou macarrão.
  • Tacos e Burritos: é possível criar deliciosos tacos ou burritos recheados com frango desfiado, acompanhado de guacamole, queijo e outros ingredientes de sua preferência.
  • Arroz e Grãos: Integre o frango desfiado a pratos de arroz, quinoa ou outros grãos para uma refeição completa e equilibrada.
  • Recheio de Legumes: Use-o como recheio para pimentões, abobrinhas ou cogumelos recheados, proporcionando um prato saboroso e saudável.
  • Pratos Orientais: Em receitas asiáticas, como o yakitori ou stir-fry, o frango desfiado adiciona um toque de proteína a esses pratos, cheios de sabor.
  • Pizza: Experimente frango desfiado como cobertura de pizza, combinado com outros ingredientes, como queijo, molho de tomate e vegetais.
  • Pratos de Tapioca: Use-o como recheio de tapiocas, adicionando um toque de proteína a essa iguaria brasileira.
  • Refeições de Crock-Pot: Prepare pratos de frango desfiado na panela de cozimento lento (Crock-Pot) para refeições fáceis e saborosas.
  • Sanduíches de Churrasco (Pulled Chicken): Cozinhe o frango desfiado em molho de churrasco para criar sanduíches, estilo “pulled chicken” irresistíveis.
  • Omeletes e Frittatas: Misture o frango desfiado com ovos, legumes e queijo para fazer omeletes ou frittatas deliciosos.
  • Rolinhos Primavera: Use o frango desfiado como recheio em rolinhos primavera, combinado com vegetais frescos e molhos de mergulho.
LEIA TAMBÉM:  Você conhece a Proteína Texturizada de Soja? Veja os motivos para usá-la em seus alimentos

A versatilidade do frango desfiado permite que ele seja incluído em praticamente qualquer tipo de prato, desde entradas até pratos principais. Seja para uma refeição rápida e saudável ou para uma receita gourmet, o frango desfiado é um aliado culinário valioso.

 

Frango desfiado: um negócio em crescimento

A comercialização de frango desfiado em larga escala e embalado como produto pré-cozido ou pronto para consumo ganhou popularidade nas últimas décadas.

O crescimento da indústria de alimentos processados e a demanda por conveniência na preparação de refeições contribuíram para a expansão desse mercado. Empresas de alimentos começaram a oferecer produtos de frango desfiado cozido e embalado para atender às necessidades de consumidores ocupados e restaurantes que desejavam simplificar a preparação de pratos que incluem frango desfiado.

A popularidade desse produto cresceu à medida que as pessoas procuravam opções de refeições mais rápidas e práticas.

 

Como garantir uma boa conservação do frango desfiado sem perder o sabor

Para comercializar frango desfiado com uma vida útil mais longa e garantir a segurança alimentar, é comum o uso de conservantes alimentícios e técnicas de processamento. Alguns dos conservantes e métodos comuns incluem:

  1. Refrigeração e Congelamento: Armazenar o frango desfiado a temperaturas baixas, como refrigeração (entre 0°C e 4°C) ou congelamento (-18°C ou mais frio), é uma maneira eficaz de prolongar sua vida útil.
  2. Vácuo e Embalagem a Vácuo: O empacotamento a vácuo remove o ar da embalagem, impedindo o crescimento de micro-organismos e a oxidação do frango desfiado.
  3. Aditivos Antimicrobianos: Alguns aditivos alimentícios, como ácido ascórbico (vitamina C), ácido cítrico, e outros antioxidantes naturais, podem ser usados para inibir o crescimento de bactérias e aumentar a estabilidade.
  4. Nitritos e Nitratos: o Nitrito e o Nitrato de Sódio, podem ser usados em produtos de carne para inibir o crescimento de bactérias e dar uma cor rosa atraente.
  5. Ácido Lático: O ácido lático é um conservante natural que pode ser usado para reduzir o pH do frango desfiado, tornando-o menos propenso à contaminação.
  6. Sal e Açúcar: Sal sem Iodo e o Açúcar são usados em processamento para melhorar o sabor e agir como conservantes naturais.
  7. Receitas de Marinada: Algumas empresas podem desenvolver receitas de marinada personalizadas que incluem conservantes naturais, como ervas e especiarias, para melhorar o sabor e a preservação.
LEIA TAMBÉM:  Guia de Ingredientes e Aditivos para Fabricação de Alimentos

A Adicel Ingredientes possui produtos especialmente criados para conservar e marinar carnes de frangos e aves em geral, confira:

 

Condimento Composto para Cortes Frango – 1kg

O condimento corte frango Adicel é um condimento que combina estabilizadores, antioxidantes e especiarias com sal para dar à carne de frangos e aves um sabor incrível. O produto é perfeito para pratos de frango, pois ajuda a padronizar o sabor, melhor a textura, aumentando assim a qualidade dos seus produtos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *