5 dicas para aumentar as vendas de final de ano em seu negócio alimentício

5 dicas para aumentar as vendas de final de ano em seu negócio alimentício

O fim de ano se aproxima e, com ele, aumentam as chances de você adaptar receitas, realizar um marketing mais efetivo e, consequentemente, garantir resultados mais atrativos para o seu negócio alimentício. Você pode desde adaptar receitas já existentes até investir em um marketing mais direcionado para esse período do ano, o que impactaria bastante para atrair novos clientes e garantir que as metas sejam alcançadas com mais facilidade. 

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre aumentar as vendas de final de ano e o que pode ser feito para alcançar um patamar. Continue a leitura e saiba mais!

Faça ofertas sazonais

Independentemente de qual seja o ramo de atuação de um negócio, torna-se necessário contar com um planejamento de promoções ao longo do ano com o intuito de identificar as principais oportunidades do setor. No final do ano, não é diferente. Pelo contrário, é a possibilidade de conquistar um público que naturalmente tende a gastar mais, seja para presentear, seja para as tradicionais confraternizações que ocorrem durante esses meses. 

Para isso, algumas dicas podem ser implementadas. A primeira delas é a de determinar quais são os seus objetivos para as campanhas. Caso não existam e nem tenham metas pré-estabelecidas, fica impossível entender se realmente cumpriu com o que você espera. 

Além disso, sempre pense na estratégia da campanha, com o intuito de estabelecer o prazo da divulgação correto, avaliar quais são os recursos disponíveis para venda e, então, estruturar um plano de ação com cronograma, resultados esperados, ações realizadas e pessoas envolvidas no projeto. 

Personalize seu portfólio 

Recomendamos que haja a personalização do portfólio para esse período do ano. Existem maneiras práticas de realizar isso com os produtos vendidos, como trazer produtos com ingredientes que sejam próprios desse período, além de fazer lançamentos que se relacionam com o período das festividades.

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Exemplo: suponhamos que um microempreendedor que fabrica bolos deseja adaptar a sua linha de produtos para essa época. Dessa forma, adaptou bolos para recheios de frutas vermelhas e de panetone como uma forma de trazer sabores que se associam com o mês de dezembro. 

Outra dica prática: o final de ano é um período no qual as pessoas entram em um projeto verão para fazerem dietas e estarem em forma durante o mês de janeiro. Uma maneira de agregar valor a diferentes tipos de produtos e ainda fisgar essas pessoas é a de incluir proteína e creatina nos produtos. Imagine só uma produção de brownie oferecer em seu portfólio os brownies proteicos? Certamente vai ampliar o seu alcance e trazer pessoas que até então não conheciam suas receitas. 

Adote ações de marketing que façam sentido para a sua realidade

O digital não é mais um diferencial para as empresas, seja qual for o nicho. É uma prioridade. Investir nessa linha vai contribuir para que você atinja um público maior e aumente as suas vendas em qualquer época, e impacta de forma direta para aumentar as vendas de final de ano.

Antes de mais nada, recomendamos que você conheça a sua persona. Trata-se da representação semi-fictícia de seu cliente ideal. A diferença para o público-alvo está no fato de que a persona traz uma visão mais detalhada a respeito da sua audiência. Para ilustrar melhor, traremos um exemplo de uma loja de confeitaria: 

  • público-alvo: pessoas acima de 25 anos que buscam por bolos para comemorações de aniversário; 
  • persona: Clara, 35 anos. Formada em administração de empresas, busca continuamente por lojas que sejam confiáveis e tenham bolos de pronta-entrega para as comemorações realizadas em sua empresa. Há a preocupação de buscar por produtos de qualidade e que tenham um preço mais acessível. 
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Percebe como a persona consegue trazer mais informações a respeito de seu cliente? Com isso, as publicações podem ser mais direcionadas, o que impacta de forma imediata na forma como as pessoas enxergam as suas ações e campanhas das redes sociais. 

Aprimore o atendimento ao cliente para aumentar as vendas de final de ano

Esse é um período que as vendas aumentam. Dessa forma, você precisa ter uma estrutura capaz de suportar o aumento dessa demanda. Sendo assim, não deixe de aprimorar o atendimento ao cliente. Entre as dicas sugeridas, recomendamos especialmente: 

  • faça previsão de demanda com dados dos anos anteriores para que não falte produtos em períodos de vendas maiores, uma vez que o atendimento no ramo alimentício também exige disponibilidade para que o cliente fique satisfeito e seja fidelizado; 
  • preocupe-se com o planejamento de estoque, pois é por meio dele que as receitas poderão ser concluídas dentro de um tempo hábil sem riscos de perder as encomendas em um período de mais vendas; 
  • caso conte com delivery, tenha uma equipe capacitada que fará com que as entregas sejam realizadas dentro do tempo estipulado; 
  • peça feedback aos clientes que já realizaram a compra com o objetivo de aprimorar de forma contínua seus processos. 

Busque por fornecedores de ingredientes de qualidade

Por fim, recomendamos que busque por fornecedores de ingredientes de qualidade. Ao longo de todo o material, ressaltamos sobre a adaptação de receitas para que tenham a ver com esse período do ano. Por isso, busque por empresas que já contam com esses produtos, como o aroma de panetone, corantes verdes e vermelhos (que possibilitam produtos temáticos), whey protein, creatina, entre outros.

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O ideal é que seja uma empresa reconhecida no mercado, que possibilite facilidade nas entregas e que tenha credibilidade no mercado, uma equipe especializada para tirar dúvidas quando necessário e ainda ofereça um canal de vendas onde você tem acesso a todos esses materiais de forma simplificada. 

E então, o que achou das nossas dicas para aumentar as vendas de final de ano em seu negócio alimentício? Como vimos ao longo desse material, tratam-se de estratégias simples de serem executadas mas que exigem planejamento e disponibilidade de orçamento para colocá-las em prática. O mais indicado é oferecer produtos que se relacionam com esse período, pois, além de atrair mais clientes para o seu negócio, vai possibilitar que as vendas também tenham números mais atrativos. 

Se gostou deste material e tem alguma dúvida a respeito dos ingredientes para adaptar as suas receitas, deixe seu comentário aqui no post!

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