Como garantir a qualidade da produção mesmo com aumento de demandas

Como garantir a qualidade da produção mesmo com aumento de demandas

Quando o alimento produzido por uma empresa mostra toda a sua qualidade e seu sabor para o mercado consumidor, é provável que ocorra um aumento na demanda, ou seja, mais pessoas começam a procurar pelo alimento que está fazendo sucesso.

Mas antes de comemorar esse aumento de demanda e o consequente maior faturamento da empresa, é necessário pensar em algumas variáveis críticas e, talvez, a principal delas seja garantir a mesma qualidade da produção, independente do tempo que se tenha para produzir o alimento. 

Muitas empresas, quando crescem e recebem um aumento significativo da demanda e da procura por seus produtos, acabam cometendo um erro crasso e que, muitas vezes, pode afetar o crescimento. Em casos mais extremos, pode levar a empresa à falência

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Qualidade da Produção x Demanda: como se organizar

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Para exemplificar, pense em uma hamburgueria que ainda não alcançou todo o seu potencial ou que iniciou o seu funcionamento recentemente. Os donos desse estabelecimento, inicialmente, farão uma prospecção para entender melhor como é o mercado nas redondezas de onde se instalou

Até essa pequena hamburgueria se firmar, o número de pedidos em uma noite será menor e, consequentemente, o cozinheiro terá mais tempo para se dedicar aos seus lanches. Nesse sentido, espera-se que o capricho e a qualidade dos insumos utilizados para a fabricação seja maior. 

Ainda, que o tempo de entrega, caso exista delivery, seja rápido e que o atendimento seja bom, pois, afinal, ele está querendo garantir a sua fatia em um mercado tão disputado. 

Agora, caso o seu produto não tenha qualidade e/ou seja saboroso, muito provavelmente ele não conseguirá participar da competição e, em pouco tempo, vai se deparar com a perda de vendas e sua posterior falência. 

Por isso, é importante garantir o sabor e a qualidade logo nos primeiros dias de existência, caso contrário, pode ser que seja tarde demais. 

Já em outro cenário, vamos trabalhar com a ideia de que a hamburgueria deu certo e que os pedidos começaram a chegar, o mercado está aquecido e seu lucro aumentou inesperadamente. Como garantir que isso não afetará a qualidade da produção de seus produtos?

Cuidado com a entrega

Muitos estabelecimentos, sejam eles de food service ou de empresas que produzem alimentos, acabam sofrendo duras consequências quando se perdem nas entregas. O frete tem uma grande relevância em qualquer que seja a empresa. 

Ainda, um grande supermercado não pode ficar desabastecido de suas mercadorias, sejam elas massas, geleias e outros alimentos porque a sua demanda aumentou e, por isso, os produtos ficaram retidos na produção ou, então, na expedição. 

Isso vale também para a hamburgueria que citamos no começo. O seu cliente não pode esperar muitas horas porque você só trabalha com um entregador e está sozinho na cozinha para abrir as caixas, modelar os hambúrgueres e fritar a batata frita. 

No começo, isso até poderia dar certo, mas agora que os pedidos aumentaram, não tem mais como uma única pessoa cuidar de todas as etapas do processo. Se um entregador não é suficiente para a demanda vinda dos aplicativos de delivery ou dos aplicativos de mensagem, contrate outro, muitos trabalham pela entrega. 

Além disso, peça ajuda de alguém para ficar na cozinha com você, atendendo os pedidos que chegam. Entenda que mão de obra não é um gasto, e sim um investimento. 

Cuidado, se seus pedidos demoram muito para serem entregues, logo a sua demanda cairá e outra pessoa mais bem preparada vai ocupar o seu espaço no mercado. 

Não diminua a qualidade dos insumos

Se você já começou a trabalhar com ingredientes de qualidade, mantenha-os. Sabemos da inflação e do aumento dos preços da conta de luz, água, dos insumos básicos e, principalmente, das proteínas. Isso porque, de nada adianta começar vendendo algo de primeira qualidade e depois diminuir o nível. Seus clientes mais antigos, com toda a certeza, vão perceber a diferença entre o que era vendido e o que é vendido agora. 

E caso o que eles encontrarem não for do agrado, eles podem optar pela concorrência, ou seja, você perderá clientes e a demanda cairá, acarretando diminuição dos lucros. 

Nesse caso, tente repassar um pouco de seus custos para os seus clientes, mas cuidado, a precificação não é algo simples de ser feito e preços muito altos podem ser abusivos e muito baixos representam baixa qualidade de seu alimento. 

Então, primeiramente, estude o mercado, peça ajuda e acerte os seus valores. 

Seja criativo, invista em novos sabores

Ser criativo pode ser a chave para conquistar novos clientes, manter os que você já tem e não perder mais vendas. Aproveite o boom do mercado vegano, invista em hambúrgueres de soja, de cogumelos, em alimentos que não têm origem animal, em proteínas alternativas. Existe uma imensidão de possibilidades e oportunidades para você explorar este mercado. 

Em especial, para as hamburguerias, acredite no american cheese, esse delicioso queijo estadunidense que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e já é sucesso em muitos países do mundo

Ainda, utilize o aroma de fumaça, seja em sua versão líquida ou em , e deixe suas carnes e seus lanches com sabor de defumado, como se fosse produzido na grelha, com sabor e aroma característicos de churrasco

Este tipo de lanche faz muito sucesso e é mais uma chance de você suprir a demanda, surpreender os clientes e conquistá-los pelo sabor de sua comida. Caso a sua entrega atrase, talvez eles relevem pelo gosto que seus hambúrgueres terão. 

Prepare um bom estoque para garantir a alta demanda

Se os seus alimentos já caíram no gosto popular, isso é devido à sua competência, à qualidade da produção e à dedicação que você investiu no começo de seu negócio. Chegar até esse ponto não foi fácil, mas deslizes podem te levar para a estaca zero em poucos meses, por isso, prepare-se. 

Crie um estoque capaz de suprir as demandas, não deixe que produtos faltem nas prateleiras ou então nos cardápios por pouco estoque ou por não ter tido tempo suficiente para produzir. 

Existem conservantes e aditivos que podem aumentar o tempo de prateleira de seus alimentos, além de evitar que eles se oxidem e, principalmente e mais importante, que  vão garantir a segurança alimentar que seu cliente espera que você ofereça. 

Isso porque, uma intoxicação alimentar por fungos e bactérias é algo grave, que pode levar até mesmo à morte. Evite a todo custo que isso ocorra, pois, além de processos criminais, a sua marca estará banida para sempre. Além disso, nunca crie um estoque sem os insumos ideais

Essas foram algumas dicas da Adicel para você aprender a lidar com o aumento da demanda em seu estabelecimento sem perder a segurança e a qualidade da produção de seus produtos. 

Em nosso site, você encontrará uma linha completa de aditivos, conservantes, condimentos, cacau em pó e outros insumos que levarão maior segurança para seus clientes e ressaltarão o sabor natural de seus alimentos. Acesse agora mesmo! 

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