Amido modificado: suas vantagens em produtos alimentícios

Amido modificado: suas vantagens em produtos alimentícios

O amido modificado é um produto derivado do amido comum, que é utilizado como aditivo alimentar em uma variedade de produtos alimentícios processados. Ele traz várias vantagens ao se utilizado como espessante, estabilizador, emulsificante ou agente de textura em alimentos como sopas, molhos, pudins, sobremesas congeladas e produtos de panificação, entre outros.

O processo de modificação envolve a alteração da estrutura molecular do amido por meio de tratamentos químicos ou físicos, resultando em propriedades físicas e químicas diferentes das do amido não modificado.

Essas modificações podem incluir a adição de ácidos ou enzimas que quebram as moléculas de amido em tamanhos menores, tornando-as mais solúveis e mais resistentes ao calor e ao congelamento.

Quais são os tipos de modificação do amido

Existem diferentes métodos para modificar o amido, dependendo da propriedade física ou química que se deseja obter. Alguns dos métodos mais comuns incluem:

  • Tratamento enzimático: o amido é tratado com enzimas específicas para quebrar as moléculas de amido em tamanhos menores, resultando em um amido mais solúvel e resistente ao calor.

 

  • Tratamento ácido: o amido é tratado com ácido, geralmente ácido clorídrico, para quebrar as moléculas de amido e aumentar sua solubilidade em água fria.

 

  • Tratamento alcalino: o amido é tratado com soluções alcalinas, como hidróxido de sódio ou carbonato de sódio, para aumentar sua viscosidade e estabilidade em pH alto.

 

  • Tratamento térmico: o amido é submetido a altas temperaturas para alterar sua estrutura e torná-lo mais resistente ao calor e à acidez.

 

  • Tratamento de oxidação: o amido é tratado com agentes oxidantes, como ácido cloroso, para aumentar sua solubilidade e estabilidade em soluções ácidas.

Importância do amido modificado nos alimentos

O amido modificado é usado na indústria de alimentos como um aditivo para melhorar a textura, estabilidade, sabor e aparência dos produtos. Entre as vantagens do uso do amido modificado estão:

  • Maior estabilidade: o amido modificado pode aumentar a estabilidade de produtos alimentícios, permitindo que eles durem mais tempo na prateleira.
LEIA TAMBÉM:  Diferença entre Extrato de Soja e Proteína Texturizada de Soja

 

  • Melhora da textura: o amido modificado pode melhorar a textura dos alimentos, tornando-os mais cremosos, crocantes ou suaves.

 

  • Redução de custos: o amido modificado pode ser uma alternativa mais econômica a outros espessantes e estabilizantes usados na indústria alimentícia.

 

  • Melhora do sabor: o amido modificado pode ajudar a melhorar o sabor e a aparência de certos produtos alimentícios

 

  • Possibilidade de criar novos produtos: com o amido modificado, os fabricantes podem criar novos produtos alimentícios com diferentes texturas, viscosidades e consistências.

 

  • Melhoria da aparência: o amido modificado pode melhorar a aparência de produtos alimentícios, como pudins, molhos e sobremesas.

O amido modificado pode ser um aditivo alimentar valioso permitindo melhorias na qualidade dos alimentos além da criação de novos produtos. O uso deste aditivo também pode ajudar a reduzir os custos de produção.

Na Adicel você encontra o amido modificado de milho que apresenta as mesmas aplicações que o amido natural, porém algumas características melhoram, destacando sua capacidade de gelatinizar. Dessa maneira, o amido modificado de milho é um bom espessante, emulsificante e estabilizante, cujas propriedades são muito utilizadas na fabricação de muitos produtos para melhoria de consistência, aparência e textura. Além de ser bastante resistente à variação de temperatura.

No nosso site também está disponível o amido modificado de mandioca (AMD 21) Além de ser um bom espessante, emulsificante e estabilizante utilizado na panificação, bolos, molhos, sopas instantâneas e formulações de pão de queijo, ele também é ideal para processos a frio por ser bastante resistente à baixas temperaturas.

Amido Modificado de Mandioca para Panificação (AMD21) - 500g
Amido Modificado de Mandioca para Panificação (AMD21) – 500g

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *