A função do ácido cítrico na indústria alimentícia

A função do ácido cítrico na indústria alimentícia

O citrato de hidrogênio, mais conhecido como ácido cítrico, se trata de um ácido orgânico mais comumente encontrado em frutas cítricas como laranja, lima e limão. É totalmente solúvel em água, biodegradável, atóxico e não inflamável.

O ácido cítrico é obtido a partir do seu isolamento das frutas cítricas citadas através do processo de fermentação de sacarose realizada por um fungo chamado Aspergillus Niger, ou pode ser obtido pela levedura Candida Lipolytica. A matéria prima utilizada é a dextrose ou o melaço de cana de açúcar. A partir daí, obtém-se o ácido cítrico líquido. 

Este tipo de ácido é muito benéfico para a indústria alimentícia e de bebidas, sendo utilizado de várias formas diferentes e proporcionando mais de um benefício na fabricação de vários produtos alimentícios.

Veja agora neste artigo como é utilizado o ácido cítrico pela indústria de alimentos e de bebidas, e quais os benefícios que ele concede ao ser utilizado em alimentos e bebidas que serão comercializados.

Quais os benefícios do ácido cítrico na indústria alimentícia

Vários setores da indústria alimentícia utilizam o ácido cítrico para diversos fins, visto que ele pode proporcionar muitos benefícios distintos para cada um dos setores da indústria de alimentos. 

Um exemplo de uso do ácido cítrico hoje em dia é na produção de bebidas como refrigerantes, cidras e em alguns vinhos. Visto que nos refrigerantes ele atua como um acidulante e estimula o sabor natural da fruta a ficar mais presente. Já nos vinhos e cidras, este ácido previne a turbidez, regula o pH e inibe a oxidação.

Em produtos lácteos, o ácido cítrico atua de diversas formas diferentes também. Ele age como um emulsificante de sorvetes, e atua em queijos no seu processamento e como acidificante e antioxidante. 

Essas são apenas algumas das muitas formas que o ácido cítrico é utilizado na indústria alimentícia. Vamos ver agora quais são alguns dos benefícios que o citrato de hidrogênio trás para esta mesma indústria.

Regula a acidez dos alimentos

Uma das principais funções do ácido cítrico em alimentos é regular a acidez deles, como por exemplo em doces e sumos. O ácido cítrico deixa esses alimentos acidulados e reduz seu pH de forma muito eficaz.

Ajuda a conservar os alimentos de forma natural

Por conta da sua propriedade natural de acidular, o ácido cítrico previne que bactérias e microorganismos indesejados nasçam e se desenvolvam em alimentos que estão propensos à degradação, o que faz com que eles fiquem conservados por muito mais tempo.

Ele é muito utilizado em produtos lácteos, pois por conta da sua propriedade de acidular, ele prolonga a validade dos laticínios, de forma que eles permaneçam bons para o consumo por muito mais tempo. 

Melhora o sabor dos alimentos

O ácido cítrico ativa as papilas gustativas, o que acaba realçando o sabor dos alimentos e tornando-os, consequentemente, muito mais agradáveis e deliciosos. Além disso, esse ácido também ajuda a diminuir sabores amargos ou doces demais de alguns alimentos. 

Alguns setores da indústria alimentícia aplicam o ácido cítrico em vegetais, pois ajuda a realçar muito mais os sabores e previne que eles estraguem rapidamente ou escureçam.

Como o ácido cítrico é utilizado em setores específicos da indústria alimentícia

Agora que você já sabe quais são os benefícios que o ácido cítrico proporciona para a indústria alimentícia, vamos ver como ele atua em alguns setores específicos da indústria da comercialização de alimentos. 

Indústria de alimentos em conserva

O ácido cítrico que contém baixo pH é utilizado nesta indústria para reduzir o processamento térmico e evitar a oxidação enzimática e a perda de cor dos alimentos. Por conta de sua propriedade quelante, este ácido ajuda a manter a cor natural dos alimentos em conserva, como milho, cogumelos, ervilhas e feijões. Além de realçar o sabor de todos esses alimentos. 

Indústria de doces, confeitos e geleias

Os citratos presentes no ácido cítrico fornecem a acidez necessária que esses alimentos precisam, controlam a inversão de açúcar e realçam muito mais o sabor dos confeitos e dos doces

Já nas geleias, este ácido age como um controlador de pH, fornecedor de acidez e ajuda a manter as geleias gelificadas, ou seja, ajuda para que a consistência delas seja mantida intacta até o momento de sua ingestão pelo consumidor. 

Indústria de frutos do mar 

O ácido cítrico é um componente muito importante na indústria de frutos do mar, pois ele ajuda a evitar a descoloração dos alimentos e a evitar o desenvolvimento de odores e sabores indesejados.

Além disso, nesta indústria o ácido cítrico pode ser utilizado juntamente com o ácido ascórbico para intensificar suas propriedades. Ou pode ser utilizado de forma direta na formulação de soluções. 

Indústria de frutas e vegetais congelados

Nesta indústria geralmente o ácido cítrico é utilizado em conjunto com o ácido ascórbico para evitar que ocorram reações enzimáticas que poderiam deteriorar o sabor e a cor dos alimentos.

Este ácido também colabora para que a estabilidade destes alimentos congelados seja mais durável, ou seja, faz com que esses alimentos possam ficar congelados por um significativo período de tempo e continuarem bons para o consumo.

Indústria de bebidas gaseificadas

O ácido cítrico é imprescindível nessa indústria de bebidas, pois ele é o acidulante utilizado para dar sabor e para garantir as propriedades de tamponamento. Além disso, por ter uma solubilidade muito alta, ele é muito utilizado para a fabricação de xaropes concentrados.

Conclusão

Neste artigo foi possível observar como o ácido cítrico é importante na fabricação de vários alimentos e bebidas presentes em vários setores diferentes da indústria alimentícia. Suas propriedades e suas funções são incontáveis, além de todos os benefícios que ele proporciona para os fabricantes de alimentos e bebidas. 

Sendo assim, esperamos que você entenda que ter o ácido cítrico na sua empresa é imprescindível para poder oferecer bebidas e alimentos de qualidade. Afinal, com o uso do ácido cítrico seus produtos irão durar por muito mais tempo, além de proporcionar ainda mais sabor para os alimentos e bebidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.