Como armazenar molhos e recheios salgados sem perder a qualidade

Como armazenar molhos e recheios salgados sem perder a qualidade

Armazenar molhos e recheios salgados para vender não se trata apenas de colocá-los em potes ou em saquinhos e inseri-los no freezer. Para você oferecer produtos saborosos e de qualidade para os seus clientes, é preciso armazená-los corretamente, seguindo algumas etapas, para manter o sabor e o aroma dos alimentos preservados. Acompanhe o passo a passo para produzir e armazenar recheios e molhos de salgados sem perder a qualidade!

 

Os salgadinhos estampam as vitrines das lanchonetes, são servidos quase com unanimidade em festas de casamentos, aniversários, batizados e também são muito procurados para substituir uma refeição quando não há tanto tempo para fazê-la.

Por serem tão procurados, a demanda por salgados costuma ser alta em grandes centros e, por isso, o estoque precisa estar em dia. Mas existe uma preocupação quando falamos de estoque. Salgados são alimentos que precisam estar sempre frescos para garantir sua qualidade. Mesmo assim, muitos são congelados para que o preparo seja feito na hora de serem servidos. Isso exige que além da massa, o recheio também esteja bem conservado e longe de contaminações. Muitos recheios são produzidos antes das massas e congelados para serem usados no momento de montagem dos salgados. Por isso é importante estar atento à conservação do recheio.

 

Nós separamos algumas dicas importantes para essa etapa tão importante do preparo:

  1. Congele os recheios e molhos o mais rápido possível. Isso vai evitar o início do processo de fermentação que pode fazer com que seu salgado azede. Além disso, vai ajudar a preservar as características de textura e sabor.
  2. Tenha um freezer exclusivo para congelar recheios. Assim você evita que ele pegue sabor de outros alimentos.
  3. Utilize potes limpos e com tampa e retire todo o ar do recipiente.
  4. Quando for descongelar, tire do freezer e coloque na geladeira. Deixe que o recheio descongele naturalmente antes de usar.
LEIA TAMBÉM:  O verdadeiro AMERICAN CHEESE – aprenda a receita perfeita para o famoso creme de cheddar!

 

Como conservar recheios de salgados por mais tempo?

Além das dicas acima, existem produtos disponíveis no mercado que podem auxiliar na conservação dos recheios por mais tempo.

A finalidade dos agentes conservantes é aumentar a vida útil dos produtos, além de impedir o desenvolvimento de bactérias, fungos, leveduras e mofos, responsáveis por várias doenças, que podem prejudicar a qualidade do alimento.

 

Qual conservante usar nos molhos e recheios para salgados?

 

Conservante AV – Adicel Ingredientes

O Conservante AV é um mix de conservantes que pode ser usado em vários tipos de alimentos, principalmente molhos e recheios para salgados.

O principal objetivo do aditivo é evitar o desenvolvimento de bactérias, fungos e leveduras que causam doenças, intoxicações e riscos à saúde.

Além disso, é um produto super econômico, já que são utilizadas apenas de 3 a 5 gramas do conservante para cada quilo de molho.

A Adicel Ingredientes comercializa esse conservante para molhos e recheios nas embalagens de 200g e 1 Kg.

Conservante AV para Recheios e Molhos Salgados
Conservante AV – 1kg

 

Conservante AV para recheios e molhos salgados
Conservante AV – 200g

ConservPRO

O conservPRO é um pó branco com sabor levemente ácido muito aplicado na indústria de alimentos como conservante para inibir o crescimento de bactérias e fungos e como antioxidante para auxiliar na fixação e conservação da cor devido à presença da vitamina C na formulação.

Além disso, pode funcionar como melhorador de farinha, acidulante, regulador de acidez e sequestrante.

A Adicel Ingredientes comercializa esse antioxidante na embalagem de 1 Kg.

conservpro-adicel-ingredientes-blog
ConservPRO – 1Kg

 

Sorbato de potássio

O sorbato de potássio é um aditivo alimentar que previne o desenvolvimento microbiano como a levedura, as bactérias, o mofo e os fungos.

Ao ser aplicado em recheios e molhos, ele também preserva outras características como o sabor, textura, cor e o valor nutritivo, principalmente aqueles feitos à base de proteína animal.

LEIA TAMBÉM:  Como usar fumaça em pó na produção de alimentos

A Adicel Ingredientes comercializa esse antioxidante nas embalagens de 125g, 1 Kg e 25Kg.

Sorbato de Potassio Granulado
Sorbato de Potassio Granulado – 125g
Sorbato de Potássio Granulado - 500g
Sorbato de Potássio Granulado – 500g
Sorbato de Potássio Granulado - 25kg
Sorbato de Potássio Granulado – 25kg

 

 

Lembrando que os recheios devem ser produzidos e armazenados em local limpo e refrigerado. Além disso, é preciso ter atenção ao prazo de validade dos produtos usados para não comprometer a qualidade dos produtos.

Quer conhecer mais informações para conservar recheios e molhos salgados?

Acesse nosso site: www.adicel.com.br ou deixe sua dúvida aqui nos comentários!

2 comentários sobre “Como armazenar molhos e recheios salgados sem perder a qualidade

  1. Bom dia, eu não tenho idéia de quanto usaria de conservantes em cada kilo de recheio por exemplo ou cada 100 gr de recheio, gostaria muito de ter essa noção, obgda

    1. Olá Ivani Aparecida, boa noite. Obrigado pela pergunta.
      O Conservante AV, fabricado pela Adicel Ingredientes, foi desenvolvido para recheios e molhos salgados. A indicação desse conservante é utilizar 3 a 5 gramas do conservante AV para cada 1Kg de massa pronta. Mas é bom saber mais das suas necessidades, se ficou alguma dúvida, pode voltar a nos questionar que responderemos com prazer, também temos um canal de atendimento via WhatsApp, basta acessar nossa loja, em https://www.adicel.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *