Tartrazina: O que é? Polêmicas sobre o ingrediente

Tartrazina: O que é? Polêmicas sobre o ingrediente

A tartrazina é um corante sintético amarelo brilhante que é comumente usado na indústria alimentícia por grandes empresas e em produtos como medicamentos e cosméticos. Também é conhecido como E102 ou Amarelo FD&C nº 5. É utilizado para adicionar cor amarela aos alimentos e bebidas.

Embora seja amplamente utilizado, a tartrazina tem sido objeto de preocupação por parte de algumas pessoas devido a relatos de possíveis reações alérgicas e intolerâncias. Alguns estudos sugeriram uma associação entre o consumo de tartrazina e sintomas como hiperatividade em crianças, embora a evidência científica sobre esse assunto ainda não seja conclusiva e mais pesquisas sejam necessárias para determinar qualquer relação causal.

Para que a tartrazina é utilizada?

A tartrazina é usada para adicionar cor amarela brilhante aos alimentos e bebidas, tornando-os mais atraentes visualmente para os consumidores. Isso pode melhorar a aceitação e o apelo dos produtos alimentícios, além de facilitar a identificação dos produtos.

Os corantes alimentares, como a tartrazina, também podem desempenhar um papel na estabilidade e na vida útil dos produtos alimentícios, ajudando a manter a cor e a aparência dos alimentos ao longo do tempo.

Onde o corante tartrazina é utilizado?

  • Alimentos: É frequentemente usada em alimentos processados, como refrigerantes, doces, bolos, sorvetes, sobremesas, salgadinhos, molhos, cereais, produtos de panificação, entre outros.
  • Bebidas: Em bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, sucos, bebidas energéticas e alguns tipos de bebidas alcoólicas.
  • Medicamentos: É usada em alguns medicamentos, principalmente naqueles que são administrados oralmente, como comprimidos, cápsulas e xaropes.
  • Cosméticos: Pode ser encontrada em produtos de cuidados pessoais, como maquiagem, produtos para cabelo e produtos de higiene bucal.
  • Outros produtos: A tartrazina também pode estar presente em outros produtos, como tintas, detergentes e produtos de limpeza.
LEIA TAMBÉM:  Dióxido de Titânio: novo aliado da indústria alimentícia

 

Rotulagem

Em 2023, uma decisão foi proferida pelo STF, estabelecendo que a seguinte declaração deve ser destacada de forma visível na rotulagem dos alimentos: “Esse produto contém o corante amarelo TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, incluindo asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao Ácido Acetil Salicílico.”

Embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não tenha promulgado um ato normativo específico sobre o corante, empresas que estão em conformidade com as normas de rotulagem já começaram a adotar essa frase para garantir a segurança de seus clientes.

É seguro consumir o corante tartrazina?

Como acontece com qualquer ingrediente alimentar, é importante consumir com moderação e em conformidade com as orientações das autoridades reguladoras, mas a tartrazina é considerada segura para pessoas que não possuem alergia ao ingrediente.

Para se manter informado sobre as novidades da Indústria Alimentícia, siga a Adicel no Linkedin clicando aqui.

Quer saber mais sobre corantes? Leia: Corante Betacaroteno: usos e benefícios na indústria de alimentos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *