Quais produtos devo usar para a conservação de linguiças e outros embutidos?

Quais produtos devo usar para a conservação de linguiças e outros embutidos?

Uma dúvida comum que surge para a maioria dos produtores de linguiças e de outros embutidos, em geral, é quais os conservantes usar para garantir sempre a segurança e a qualidade dos alimentos. Além de garantir a qualidade, alguns sais de cura têm a capacidade de conferir cor, aroma e, até mesmo, alguns sabores que fazem parte destes produtos e são tão característicos. 

Ter essas dúvidas sobre a conservação dos alimentos é muito pertinente, pois, desse modo, a sua empresa mostra o cuidado que ela tem com a saúde do consumidor final. 

Afinal, devemos sempre nos recordar que uma intoxicação alimentar pode ser muito mais grave do que uma diarreia. Em casos mais extremos, a intoxicação pode levar à morte e, pensando no nome da sua empresa, fornecer produtos contaminados ou com o gosto adulterado, pode significar a falência do seu negócio.


Não se engane, não há dúvidas idiotas ou de principiantes. Existem muitos tipos de sais de cura que realizam a conservação dos produtos cárneos curados, como os embutidos, as linguiças, salames, salsichas e muitos outros. Como já falamos em outros artigos, não queremos apenas ser um fornecedor de insumos para a sua empresa. Uma de nossas ambições e um dos nossos maiores desejos é nos tornarmos parceiros, compartilhar conhecimento e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir diante dos processos. 

Também em outro artigo publicado em nosso blog, mostramos para você, caro leitor, as diferenças básicas entre os diversos tipos de sal de cura e como eles agem na conservação dos alimentos. Mas para facilitar o entendimento e ajudar você a entrar neste mundo da cura, pensamos em mostrar, de maneira simples e prática, onde cada um deles pode ser utilizado e como ele pode ajudar na produção de linguiças, por exemplo. 

LEIA TAMBÉM:  Manual de como conservar massas

Conservação e fabricação de linguiças

Existem alguns sais de cura que podem ser utilizados para a produção e para a conservação de linguiças. Aqui, queremos mostrar como você pode utilizá-los para aprimorar a segurança e, até mesmo, a apresentação de seus alimentos. 

Linguiças frescas

Caso o intuito da sua empresa seja a fabricação e a elaboração de linguiças frescas, que necessitam que o processo de cura seja mais rápido, é ideal que ela utilize o sal de cura 1. Além de dar a coloração característica, ele ajuda na conservação evitando a contaminação pela bactéria que libera a toxina botulínica.

Cura Frescal (Sal de Cura 1) - 1kg
Cura Frescal (Sal de Cura 1) – 1kg

Linguiças curadas

Agora, se o seu intuito é produzir linguiças curadas, que necessitam de um maior tempo no processo de cura, é ideal que você utilize o sal de cura 2. Isso porque, ele garante a mesma eficiência na conservação dos alimentos, porém tem um tempo de ação um pouco maior. 

Curamil (Sal de Cura 2) - 1kg
Curamil (Sal de Cura 2) – 1kg

Há ainda outros sais que você pode utilizar para realizar a cura de seus alimentos. Mas calma, vamos pontuá-los e, no final, você vai perceber que a prática pode ser muito mais fácil do que a teoria e que seus alimentos sairão da sua fábrica com muito mais segurança, sabor e qualidade. Lembre-se sempre, a conservação das linguiças que você produz é essencial para garantir a segurança e o seu crescimento. 

Conservação mais rápida

Existem também produtos que aceleram a conservação das suas linguiças, além de fixar a coloração e retardar o aparecimento do sabor de ranço. Eles são muito utilizados para acelerar o tempo de cura e fornecer uma cor mais uniforme para os seus alimentos. 

Coloração mais estável

Neste ponto, devemos lembrar que todos os sais que estamos apresentando garantem que a conservação dos alimentos seja feita com qualidade e segurança. Mas alguns produtos têm algumas ações mais específicas, como fornecer uma maior estabilidade da cor às suas linguiças e outros alimentos cárneos curados. 

LEIA TAMBÉM:  Usar conservante na produção de doces vale a pena?

Realizar a cura sem alterar o sabor

Há produtores de alimentos que querem garantir uma boa conservação, sem que ocorra alteração no sabor original. Por isso, existem sais de curas que não têm condimentação, ou seja, a sua única função é garantir que o alimento não seja contaminado, mas sem oferecer sabor. 

Regular a acidez das linguiças

Algumas linguiças podem necessitar de um sal de cura que além de realizar a conservação ajude a regular a acidez do produto final. Este é o caso, principalmente, de linguiças defumadas. 

Estabilizantes para linguiças

Pensar na produção da sua linguiça ou de qualquer outro alimento cárneo vai muito além de focarmos unicamente na conservação. Devemos ter em mente que o ponto de corte e a estabilização do produto também são importantes para que o produto conquiste o seu espaço no mercado consumidor, fazendo com que, dessa maneira, a sua empresa se destaque diante das possíveis concorrências que ela vai enfrentar. 

Melhorar o ponto de corte e a emulsificação

Há produtos que ajudam a emulsificar melhor os embutidos e as linguiças. Essas características fazem parte do processo de estabilização do alimento, necessário para garantir as especificidades desejadas. 

Emulsificação e fixação de cor

Existem produtos que ajudam a melhorar a textura para o corte e também a realizar uma emulsificação mais uniforme dos itens, além de garantir uma melhor fixação das cores

Sabor e Aroma em suas linguiças

Aqui, falamos que havia diferentes ajudantes para a produção de linguiças, mas que a prática seria mais fácil que a teoria, certo? Por esse motivo, criamos este conteúdo. 

Para finalizarmos, gostaríamos de mostrar um pouco dos insumos que garantem aquele sabor especial, condimentos preparados e pensados para deixar a sua linguiça ainda mais saborosa do que ela já é.

LEIA TAMBÉM:  Como conservar molhos, bebidas e recheios?

Linguiça de frango

Pensando em aromatizar, dar sabor e a suculência para as linguiças de frango, existem produtos que são capazes de aprimorar o sabor original dos alimentos, deixando-os ainda mais gostosos do que naturalmente já são. 

Linguiça toscana

Mantendo os mesmos princípios do composto para linguiça de frango, há também o composto para linguiças toscanas. Além de garantir toda a segurança alimentar e ajudar na conservação, este composto é capaz de oferecer mais sabor e homogeneidade para os seus alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *