Por que utilizar emulsificantes em congelados?

Por que utilizar emulsificantes em congelados?

Nesse artigo vamos trazer as vantagens de se utilizar emulsificantes em produtos congelados.

A indústria alimentícia brasileira vem se aprimorando a cada ano e tornando a produção de alimentos cada vez mais tecnológica. Ao mesmo tempo que a tecnologia pode aumentar a produtividade ela pode comprometer, de certa forma, o sabor dos alimentos.

Um exemplo é o congelamento de massas de pão. Atualmente o pão de massa congelada tem se apresentado como uma alternativa no setor de panificação. Só que a indústria ainda enfrenta desafios como a textura e a fermentação devido ao novo processo.

Outro exemplo é o sorvete. O produto consumido no mundo inteiro e que cresce a cada ano aqui no Brasil também precisa de atenção ao processo de produção e congelamento.

Podemos citar, também, os embutidos congelados. Eles são alimentos fáceis e práticos para o consumidor que possuem fórmulas aprimoradas a cada ano.

Mas como garantir que o sabor desses alimentos e de tantos outros que também são submetidos ao congelamento não fiquem comprometidos? Uma das maneiras é utilizar um aditivo que ajude no processo: o emulsificante.

 

O que é o emulsificante?

O emulsificante é uma substância capaz de ligar produtos que possuem composições diferentes que não se unem sozinhas. A água e a gordura, por exemplo. O emulsificante vai criar homogeneidade na massa do alimento fazendo uma liga perfeita entre os ingredientes.

Como posso usar emulsificantes em congelados?

Cada receita e cada produto vai pedir uma medida diferente de emulsificante. Por isso é preciso ter atenção às orientações de cada produto.

É importante saber que o uso do emulsificante na fabricação do seu produto vai trazer uma série de benefícios ao resultado final e a experiência do consumidor.

Voltando as massas de pães congelados, o uso dos emulsificantes pode minimizar os efeitos do congelamento. O ingrediente atua na capacidade de fermentação e volume da massa além de garantir uma textura diferenciada e maior durabilidade do produto na prateleira.

LEIA TAMBÉM:  A função dos Antioxidantes nos alimentos

No caso dos sorvetes e embutidos os emulsificantes garantem cremosidade, durabilidade e torna a mistura muito mais saborosa.

É importante saber que independente do tipo de alimento congelado, usar emulsificante no produto significa:

  • Massa mais homogênea com melhor estabilidade e mistura dos produtos à base de água e gordura evitando a separação entre eles;
  • Alimento mais suave ao paladar com bolhas de ar mais distribuídas;
  • Maior volume da massa e com mais humidade tornando o produto muito mais saboroso ao consumidor;
  • Resultados melhores e mais rápidos no resultado final do produto;
  • Massa com acidez regulada e com melhor digestibilidade da gordura;

 

Leia também: Qual a importância do uso das lecitinas na panificação.

 

Qual emulsificante usar na minha produção de congelados?

A resposta vai depender do produto que você trabalha. Para alguns tipos de alimentos como massas, bolos e sorvetes, por exemplo, as lecitinas são indicadas. No caso dos congelados você pode usar as gomas. Elas tem como funcionalidade espessar mas funcionam bem como emulsificantes para esses produtos.

Os fosfatos também estão na lista de ótimos emulsificantes, além de reguladores de acidez, estabilizantes. Na loja da Adicel é possível encontrar alguns que se destacam pela eficácia como emulsificantes são eles:

Vale ressaltar que esses produtos são utilizados como emulsificantes dependendo do uso e da fórmula do produto a que estão sendo aplicados já que possuem outras funcionalidades.

Para descobrir qual emulsificante ideal para o tipo de alimento que você fabrica, basta acessar a loja da Adicel. Lá, existem emulsificantes para os mais diversos usos. Tudo para deixar suas receitas ainda mais saborosas e diferenciadas garantindo ao consumidor uma experiência única no consumo dos seus produtos.

LEIA TAMBÉM:  A utilização em excesso da goma xantana faz mal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *