Alimentos proteicos: confira alguns exemplos que podem ser adotados!

Alimentos proteicos: confira alguns exemplos que podem ser adotados!

Você conhece quais são exemplos de alimentos proteicos que podem ser inseridos no mercado? Esta é uma área que vem ganhando muito destaque no mercado nacional. Para se ter uma ideia, apenas em 2023 ele chegou a 4,3 bilhões.

 As expectativas são as melhores: é possível que chegue a 9,5 bilhões até no ano de 2028. Um ponto de destaque é que o valor agregado de seu produto aumenta significativamente quando há o incremento de apenas um ingrediente: whey ou creatina. Caso o custo de um brownie, por exemplo, seja de 5 reais, acrescendo a proteína ele pode ser vendido pelo dobro do preço, sem necessariamente aumentar os custos de produção. 

Neste material, a gente explica quais são alguns dos exemplos que podem ser adotados por um negócio alimentício para faturar mais e garantir o alcance das metas. Continue a leitura e saiba mais!

Barrinhas de proteína

As barrinhas de proteína têm se tornado um dos snacks mais populares entre atletas, praticantes de atividades físicas e pessoas que buscam uma alimentação rápida e nutritiva. Elas oferecem uma maneira prática de consumir uma quantidade significativa de proteínas, sendo ideais para quem tem uma rotina agitada, mas deseja manter uma alimentação equilibrada. De acordo com projeções da Euromonitor, o mercado pode crescer até 26% no até o ano de 2026, o que reforça os ganhos para quem deseja investir na área. 

São amplamente utilizadas no pré ou pós-treino para ajudar na recuperação muscular, pois fornecem os aminoácidos essenciais necessários para o reparo e crescimento dos músculos. Além disso, servem como substituto para refeições leves ou lanches rápidos, auxiliando no controle do apetite e promovendo a saciedade por mais tempo.

LEIA TAMBÉM:  Como eliminar o uso da gordura trans nos alimentos?

Outro ponto de destaque é o fato de que o seu cliente pode carregá-lo facilmente para qualquer local, aumentando a sua adesão perante o público fitness. 

Pães e bolos

Pães e bolos proteicos são uma excelente alternativa para quem busca refeições mais nutritivas e equilibradas, especialmente no público fitness e saudável que está sempre à procura de alimentos proteicos. Esses produtos podem ser adaptados para incluir maior teor de proteínas, tornando-os opções mais atrativas para consumidores que buscam aumentar a ingestão desse nutriente em suas dietas.

A adaptação de receitas tradicionais de para versões proteicas pode ser feita de maneira simples, adicionando proteínas em pó como whey protein (derivado do soro do leite), caseína (outra proteína do leite, de digestão mais lenta), ou proteínas vegetais (ervilha, soja, grão-de-bico). Essas proteínas podem ser misturadas à farinha tradicional ou substituir parte dela, mantendo a textura e sabor desejados, ao mesmo tempo em que aumentam o valor nutricional do alimento.

Outra alternativa para enriquecer essas receitas é o uso de farinhas naturalmente proteicas, como a farinha de amêndoa e a farinha de grão-de-bico, que além de fornecerem proteínas, também são ricas em fibras e gorduras saudáveis.

Salgados

A adaptação de salgados e empanados para se tornarem mais ricos em proteínas pode ser feita de várias formas, seja utilizando proteínas em pó, como o whey ou a caseína, ou integrando ingredientes naturais com alto teor de proteínas, como frango, soja texturizada, grão-de-bico, lentilhas ou quinoa. 

Outra abordagem é substituir ingredientes tradicionais por opções mais nutritivas, como trocar batatas comuns por batata-doce, que é mais rica em fibras e carboidratos complexos, além de combinar bem com proteínas.

Sobremesas

A adaptação de sobremesas para versões proteicas é bastante versátil e pode ser feita através da adição de proteínas em pó, como whey protein, caseína, ou proteínas vegetais, à massa ou mistura dessas sobremesas. Além disso, ingredientes como iogurte grego e queijo cottage são ricos em proteínas e podem ser incorporados a receitas de mousses, tortas e até mesmo sorvetes. 

LEIA TAMBÉM:  Lecitina: o melhor emulsificante natural e vegano

Essas adaptações não só aumentam o teor proteico, mas também melhoram a consistência e textura das sobremesas, tornando-as mais cremosas e satisfatórias.

O brownie é uma sobremesa clássica, mas sua versão como alimento proteico oferece um equilíbrio entre sabor e valor nutricional. A massa do brownie pode ser enriquecida com whey protein de chocolate ou proteína vegetal, substituindo parte da farinha refinada por farinha de amêndoa ou aveia, que também são ricas em nutrientes.

O pudim proteico combina as propriedades nutricionais das sementes de chia, que são ricas em fibras e ácidos graxos ômega-3, com o whey protein. A chia, ao absorver líquidos, forma uma consistência de gel, ideal para pudins. 

Ao adicionar whey protein à mistura, o pudim se torna uma sobremesa rica em proteínas e perfeita para quem busca uma opção doce, saudável e nutritiva. Essa sobremesa é leve, pode ser feita em porções individuais, e é uma ótima opção de lanche ou sobremesa pós-treino.

Iogurtes ou sobremesas lácteas

Para criar iogurtes e sobremesas lácteas proteicas, você pode começar com a base de iogurte grego, que já é naturalmente rico em proteínas, e enriquecer com proteínas em pó, como whey protein ou caseína. 

A mousse de maracujá pode ser adaptada para uma versão mais saudável e rica em proteínas ao adicionar whey protein à receita tradicional. O maracujá é uma fruta de sabor marcante, que se mistura bem com a textura cremosa do whey protein. 

Essa mousse proteica oferece uma sobremesa refrescante e leve, com todos os benefícios das proteínas. É uma excelente opção para ser oferecida como sobremesa pós-refeição ou como lanche nutritivo, podendo ser vendida em academias, restaurantes fitness ou supermercados especializados.

LEIA TAMBÉM:  Xilitol: Saiba mais sobre esse adoçante natural

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre os alimentos proteicos e as possibilidades de adaptação em um negócio do segmento alimentício? Como vimos ao longo deste material, trata-se de uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e garantir mais lucratividade do setor, o que ocasionaria no próprio crescimento de sua empresa. 

Se você deseja conferir quais são os ingredientes que podem ser acrescentados em seus produtos, entre em nossa loja e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *