Expandir o negócio do ramo alimentício: confira algumas dicas!

Expandir o negócio do ramo alimentício: confira algumas dicas!

Para quem empreende no ramo alimentício, é essencial considerar o momento certo para expandir o negócio, atingir novos públicos e conseguir aumentar o potencial de sua empresa. Por isso, é importante ter conhecimentos em gestão e administração, além de analisar resultados para entender se essa é realmente a hora ideal para investir em novos produtos e garantir o crescimento sustentável do empreendimento.

Neste material, explicamos em detalhes as principais dicas para expandir sua empresa, além de abordar os fatores que devem ser levados em consideração ao aplicar diferentes tipos de investimentos. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

Como saber se é o momento certo para expandir seu negócio? 

Primeiro, vamos entender mais detalhes a respeito do momento certo para expandir o seu negócio. Na sequência, apresentaremos pontos que podem ser avaliados para que a sua gestão faça bons investimentos sem prejudicar a saúde financeira da sua empresa do ramo alimentício. Confira!

Está vendo um crescimento das vendas

O primeiro tópico a ser considerado é o crescimento das vendas. Não deixe de acompanhar relatórios regularmente a respeito dos resultados, uma vez que você vai conseguir entender se esse é um aumento regular ou se é apenas um período sazonal no qual as vendas naturalmente crescem. 

Para fazer um relatório de vendas que realmente traga bons insights para a sua empresa, recomendamos as seguintes dicas: 

  • Tenha um objetivo inicial para identificar quais são as projeções de vendas de seu negócio. Exemplo: suponhamos que uma empresa que fabrica salgados para lanchonetes tenha como intuito dominar o mercado da região e enviar os produtos para 80% das lanchonetes da cidade. Com isso, mês a mês você vai contar com um relatório que identifique como está a progressão de sua empresa. 
  • Conte com um sistema de gestão que possibilite o acompanhamento preciso das vendas: esse tipo de ferramenta vai auxiliar a sua empresa a ter uma análise detalhada a respeito dos números com menos chances de erros, o que provocaria avaliações infundadas e tomadas de decisão não efetivas; 
  • Faça levantamento de dados a respeito do faturamento e da quantidade de vendas, pois vai possibilitar entender sobre o ticket médio de seu negócio, entre outros. 
LEIA TAMBÉM:  Controle de estoque de alimentos: saiba como fazer

A partir dessa avaliação, você vai ter um entendimento do crescimento da empresa e, assim, verificar quais são as possibilidades de investimento para que possa expandir o seu negócio e garantir resultados ainda mais atrativos. 

Conta com equipe qualificada

Contar com uma equipe qualificada oferece vários benefícios essenciais para a expansão de um negócio. Com profissionais experientes, você terá acesso a conhecimento técnico para a fabricação de novos produtos e uma expertise aprofundada para garantir que a qualidade seja mantida mesmo durante o crescimento. A consistência e a padronização são cruciais; sem elas, a percepção dos clientes pode ser negativa, o que pode levar à insatisfação e à redução das vendas.

Além disso, uma equipe capacitada contribui para a implementação de práticas de gestão eficazes. Com o aumento das vendas, é fundamental manter um rigor ainda maior em relação às normas e regulamentos dos órgãos regulamentadores.

Outro aspecto importante é a inovação, que pode ser um grande diferencial para quem está investindo em novos produtos. Buscar inovação requer uma equipe apropriada para realizar pesquisas de mercado, estudar o público-alvo, identificar oportunidades e avaliar se as propostas realmente trarão os resultados esperados para a empresa.

Como expandir o negócio do ramo alimentício? 

Agora que você já sabe como identificar o momento certo para expandir o negócio, chegou o momento de avaliar o que deve ser feito para que isso seja cumprido de forma efetiva. A seguir, trouxemos algumas sugestões que podem ser seguidas. Confira!

Otimize a gestão de estoque

Se o negócio está crescendo, consequentemente é preciso ter estoque disponível para que as entregas aos clientes prossigam de forma regular. Algumas práticas são recomendadas para a gestão de estoque, como: 

  • Avalie a demanda do estabelecimento para identificar quais são os produtos que mais têm saída em sua empresa e quais são os insumos necessários para essa expansão; 
  • Tenha sempre cuidado com o excesso de produtos, uma vez que isso poderia ocasionar em perdas financeiras para o negócio; 
  • Faça o mapeamento de todos os itens existentes; 
  • Invista na padronização de processos; 
  • Controle a entrada e saídas de produtos da empresa; 
  • Determine um responsável para essa área, entre outros. 
LEIA TAMBÉM:  Proteína de ervilha: benefícios para a sua loja e como oferecer

Aumente a oferta de produtos

Recomendamos também aumentar a oferta de produtos para tornar os resultados mais atrativos. Utilizando os ingredientes certos, é possível trabalhar com uma base comum e criar variações de itens, agregando valor para seus clientes.

Por exemplo, uma confeitaria que atualmente oferece bolos com apenas dois sabores de recheio pode diversificar seu cardápio utilizando aromas. Imagine a possibilidade de oferecer sabores como banana, frutas vermelhas, chocolate, leite em pó e doce de leite, entre outros, proporcionando um diferencial significativo para seus clientes.

Outra dica valiosa é expandir para o público fitness. Recentemente, a Adicel, empresa especializada em ingredientes para profissionais, realizou uma pesquisa sobre os preços de brownies. Descobriu-se que um brownie tradicional de 60g é vendido, em média, por R$6,63, enquanto um brownie proteico de 40g pode chegar a R$8,81. Isso mostra como é possível aumentar o valor do item sem necessariamente aumentar proporcionalmente o custo de produção.

Acompanhe as tendências

Essa dica está diretamente ligada com a anterior. A partir do momento que você busca aumentar a oferta de produtos, é interessante ter um acompanhamento próximo das tendências. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Itaú, gastos com academia e produtos fitness, por exemplo, aumentaram 35% em 2023. Ou seja, se você traz essa oferta para a sua loja, independentemente de qual seja o segmento, além de garantir um maior valor agregado, impactará em um mercado que está em contínuo crescimento. 

E então, o que achou de entender um pouco mais sobre as maneiras práticas de expandir o seu negócio e aumentar ainda mais as vendas? Como vimos ao longo deste material, estratégias simples podem ser implementadas para garantir o sucesso de seu negócio, continuar com a satisfação de seus clientes e garantir que eles impactem ainda mais o resultados positivos da empresa. 

LEIA TAMBÉM:  Exemplos de metas para o setor alimentício: saiba mais!

Se gostou deste material e deseja ainda conferir como aumentar as vendas de fim de ano da empresa, continue no blog e acompanhe um outro conteúdo que elaboramos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *