Chips de Banana: benefícios em consumir e como aumentar sua validade

Chips de Banana: benefícios em consumir e como aumentar sua validade

Os chips de banana são fatias finas da fruta que são desidratadas ou assadas até ficarem crocantes. A textura final é semelhante à dos chips de batata, mas com sabor doce e frutado da banana. Os chips de banana são crocantes, salgadinhos, deliciosos e ótima opção de lanche popular. Eles podem ser consumidos como petiscos, sozinhos, adicionados a cereais, saladas, iogurtes ou usados como ingredientes em receitas de sobremesas. Neste artigo você vai conhecer quais os benefícios em consumir e como aumentar sua validade!

Por serem feitos apenas de bananas sem adição de óleo ou açúcar refinado, os chips de banana são uma alternativa mais saudável aos salgadinhos industrializados, já que são feitos apenas de bananas sem adição de óleo ou açúcar refinado.

 

Quais são os benefícios dos chips de banana?

Os chips de banana podem trazer alguns benefícios à saúde, principalmente quando comparados aos salgadinhos industrializados. Aqui estão alguns dos benefícios associados ao consumo de banana chips:

  • Fonte de nutrientes: As bananas são naturalmente ricas em potássio, um mineral importante para a saúde do coração e do sistema nervoso. Além disso, elas também contêm vitamina C, vitamina B6, magnésio, fibras e outros nutrientes essenciais.
  • Energia natural: As bananas são conhecidas por seu teor de carboidratos naturais, que podem fornecer energia rápida e sustentada. Os chips de banana podem ser uma opção energética para quando você precisar de um impulso durante o dia.
  • Fibra dietética: As bananas são uma boa fonte de fibra dietética, importante para a saúde digestiva. Os chips de banana podem fornecer uma quantidade significativa de fibra, ajudando na digestão e promovendo a sensação de saciedade.
  • Sem adição de gordura trans: Os chips de banana caseiros geralmente não são fritos em óleos adicionais e não contêm gorduras trans prejudiciais à saúde. Isso os torna uma opção mais saudável em comparação com muitos outros petiscos industrializados.
  • Opção sem glúten: Para aqueles que seguem uma dieta sem glúten, os chips de banana podem ser uma alternativa saborosa aos lanches tradicionais, como biscoitos e salgadinhos, que muitas vezes contêm glúten.
LEIA TAMBÉM:  Fumaça em pó: O segredo para suas receitas ficarem com sabor defumado

 

O que fazer para aumentar o tempo de validade dos chips de banana?

O prazo de validade dos chips de banana pode variar dependendo de diversos fatores, como os ingredientes utilizados, o método de preparo, o armazenamento adequado. Por isso, pensando em garantir um produto de qualidade por mais tempo na prateleira, no processo de fabricação de chips de banana industrializados é comum a utilização de conservantes para garantir uma maior vida útil do produto. Existem diferentes conservantes que podem ser usados ​​em chips de banana industrializados, dependendo das regulamentações e preferências do fabricante. Alguns conservantes comumente utilizados na indústria de alimentos incluem:

Sorbato de potássio

O sorbato de potássio é um aditivo alimentar eficaz contra fungos, leveduras e alguns tipos de bactérias. É frequentemente utilizado em produtos desidratados, como chips de frutas, para prolongar a vida útil.

Benzoato de sódio

O Benzoato de sódio é um aditivo alimentar que inibe o crescimento de bactérias, leveduras e fungos. É frequentemente utilizado em produtos alimentícios, incluindo snacks desidratados.

Ácido ascórbico (vitamina C)

O Ácido ascórbico (vitamina C) é um antioxidante que pode ajudar a retardar o escurecimento das frutas e prolongar a vida útil dos alimentos.

 

Cuidado com as embalagens

Além de uma matéria-prima de qualidade e o aditivo adequado, é preciso ter cuidado quanto a escolha das embalagens para proporcionarem proteção adequada contra umidade, oxigênio e luz, garantindo a qualidade e a vida útil do produto. Alguns tipos de embalagens são mais usados. Os sacos metalizados são uma escolha popular. Eles fornecem uma barreira eficaz contra a luz e o oxigênio, ajudando a preservar a frescura e a crocância dos chips. As embalagens laminadas, compostas por camadas de diferentes materiais, como plástico, alumínio e papel, também são amplamente utilizadas para chips de banana. Elas oferecem boa proteção contra a umidade, oxigênio e luz, além de serem duráveis e de fácil manuseio. Os potes plásticos também podem ser uma boa opção, principalmente em casos onde os chips de banana são embalados para o consumo em porções individuais.

LEIA TAMBÉM:  Lecitina de soja: como usar de forma adequada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *