Como aumentar o ticket médio de seu negócio alimentício?
Aumentar o ticket médio do seu negócio é uma maneira simples de faturar mais sem precisar vender mais. Ou seja, se você conseguir que seus clientes gastem um pouco mais a cada compra, vai ver sua receita aumentar, sem precisar fazer esforço extra. Mas como fazer isso na prática? Vamos te contar!
Primeiro, o ticket médio é o valor médio que cada cliente ou pedido gera para o seu negócio. Por exemplo, se você vende 100 produtos por mês e fatura R$ 1.000, seu ticket médio é R$ 10. Agora, se esse valor aumentar para R$ 15, sua receita sobe para R$ 1.500, mantendo o número de vendas o mesmo. Ou seja, um aumento de R$ 5 em cada venda pode gerar muito mais lucro, sem precisar vender mais!
Aqui vão algumas dicas práticas para aumentar o ticket médio no seu negócio:
1. Ofereça kits e itens complementares
Uma forma bem prática de aumentar o ticket médio é oferecer combos ou kits com seus produtos. Por exemplo, se você é um padeiro, pode montar um combo de “pão francês + margarina + café” por um preço promocional, mais barato do que o cliente comprar tudo separado.
Além disso, você pode sugerir produtos complementares. Se um cliente pedir um bolo, ofereça também uma cobertura extra ou até mesmo um recheio diferenciado. Com isso, o cliente acaba gastando mais, e você aumenta o ticket médio de maneira simples.
Caso você tenha uma hamburgueria, veja ainda como é possível aplicar essa dica de forma prática: se o cliente comprar o item com maior margem de lucro de seu negócio, como, por exemplo, um X-Tudo, ele ganha um refrigerante. Ou, ainda, na compra de 3 sanduíches desses, uma garrafa de 2 litros, o que poderia ser descrito como “combo família”.
2. Dê descontos progressivos
Outra dica legal é criar descontos progressivos, ou seja, quanto mais o cliente compra, maior o desconto. Se você for um confeiteiro, pode fazer uma promoção do tipo: “Compre 3 cupcakes e ganhe 10% de desconto”, ou “Compre 5 e leve 1 de graça”. Isso incentiva o cliente a levar mais produtos e, consequentemente, aumenta o valor total da compra.
A dica que apresentamos acima da hamburgueria também se destaca bastante aqui. Afinal, na compra de um produto ganhar um refrigerante é um diferencial que qualquer pessoa se interessa, concorda?
3. Proporcione uma experiência de compra única
A experiência de compra também tem grande impacto no ticket médio. Se o cliente sentir que está sendo bem tratado e que a experiência vale a pena, ele tende a gastar mais. Se você for um charcuteiro, crie um espaço onde o cliente possa degustar seus produtos antes de comprar.
Em uma confeitaria, um atendimento personalizado, com a sugestão de receitas para usar os produtos, pode fazer toda a diferença. Lembre-se, um cliente feliz compra mais!
4. Fidelize seus clientes
Investir na fidelização do cliente é fundamental para aumentar o ticket médio ao longo do tempo. Ofereça benefícios para quem volta a comprar com você, como descontos exclusivos ou programas de pontos.
Por exemplo, uma hamburgueria pode criar um cartão de fidelidade onde, a cada hambúrgueres comprados, o cliente ganha um. Isso faz com que a pessoa compre com mais frequência e, com o tempo, aumente o valor das suas compras.
5. Ofereça produtos premium
Outra maneira de aumentar o ticket médio é oferecer produtos premium ou diferenciados. Se você é confeiteiro, crie uma linha de bolos ou doces com ingredientes especiais, como chocolates importados ou frutas frescas da estação.
O preço desses produtos pode ser mais alto, e os clientes vão estar dispostos a pagar por algo exclusivo. No ramo de charcutaria, você pode oferecer queijos e embutidos mais refinados, que chamem a atenção dos seus clientes e façam com que eles gastem mais.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre essas dicas para aumentar a margem de lucro de seu negócio do ramo alimentício? Como vimos, é possível ter mais lucratividade, uma renda maior de seu negócio sem que necessariamente precise investir em inovação dos produtos ou aumentar os preços. Mais vendas, mais clientes satisfeitos e o seu negócio passa a se destacar muito mais no mercado.
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