Ícone do site Blog Adicel Ingredientes

Sorbato de potássio: um conservante utilizado pelas indústrias

sorbato de potássio

sorbato de potássio

O Sorbato de potássio é um sal gerado pelo ácido sórbico que possui aspectos fungicidas e bactericida que serve para inibir a proliferação de levedura ou bolor.

Muito utilizado em indústrias de insumos alimentícios, já que possui características que permitem que esse componente químico seja usado como conservante.

Vamos falar mais sobre esse composto químico que é tão útil para empresas, hoje em dia.

O que é sorbato de potássio?

Agora que já sabemos a composição do sorbato de potássio, vamos falar mais sobre esse produto e de onde ele é retirado. O ácido sórbico que dá origem ao sal é encontrado em frutas como tangerina, caju e maracujá.

Em geral, encontramos ele em produtos alimentares, já que por ser solúvel em água o sorbato de potássio é um ótimo conservante natural.

As empresas que produzem alimentos como padarias e restaurantes utilizam muito esse composto químico, pois ele é muito útil ao realizar suas funções.

Principal uso do sorbato de potássio

Este sal natural impede que o mofo invada a margarina e a maionese, por exemplo, mas também é muito usado na preparação de queijos frescos e de corte. Na indústria de bebidas, é muito usado para evitar o bolor e por isso é muito difundido nas empresas que produzem doces e molhos também.

Todavia, não se deve utilizar o sorbato de potássio em alimentos cujo preparo leve fermentação em seu processo.

Os benefícios do sorbato de potássio

O que torna o sorbato de potássio tão benéfico para as indústrias alimentícias são as seguintes características:

Como usar o sorbato de potássio

Uma das principais utilizações do sorbato de potássio é em bebidas, queijos, vinhos, massas, molhos e margarinas.

Geralmente a dosagem usada comumente é de 0.05 a 0,2%, mudando conforme o produto que receberá a aplicação na indústria.

Por ser um produto higroscópico, o componente químico deve ser armazenado em local fresco e seco, fechado com cuidado depois que o pacote é aberto para não ter contato com o ar.

Como o sorbato de potássio conserva os alimentos

Por possuir características antimicrobianas, o sorbato de potássio é um ótimo conservante, já que a influência desses microorganismos é o que mais causa o estrago dos produtos alimentares.

Além disso, por possuir boa solubilidade, a sua aplicação é utilizada largamente na indústria alimentícia de bebidas, evitando que microorganismos patogênicos proliferam-se nos líquidos.

O sorbato de potássio faz mal à saúde?

A afirmação de que faz mal não está longe da verdade, pois, mesmo que seja um conservante natural não tóxico, estudos já comprovaram que, se aplicado em grandes doses, o produto pode provocar reação alérgica nas pessoas. 

Se ingerido sempre, com aplicações inadequadas no longo prazo, o uso do componente pode causar problemas de saúde. Mas, a utilização do sorbato de potássio é certificada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e há um limite para seu uso em diferentes tipos de produtos, e falaremos sobre isso abaixo.

Aplicação do sorbato de potássio nos alimentos

A aplicação que deve ser feita para garantir a saúde dos consumidores são as seguintes:

O fato de existir esse limite de aplicação nesses produtos e em diversos outros que usam sorbato de potássio é muito importante para garantir a saúde das pessoas que irão consumir esses alimentos.

Como controlar o consumo de sorbato de potássio

Existem formas para controlar o uso de sorbato de potássio na produção de alimentos, e uma delas é a utilização de produtos mais naturais que possuem a mesma característica, se isso for possível.

Além disso, alguns produtos podem ser conservados com produtos mais naturais ainda, como vinagre, sal e ácido ascórbico para substituir o sorbato de potássio.

O ácido ascórbico, apesar do nome diferente, é a nossa famosa vitamina C, por isso é muito utilizada também na indústria alimentícia.

O sorbato de potássio é útil?

Seja para produção de alimentos como pães e massas, seja para conservar alimentos prontos nas gôndolas de mercados, o sorbato de potássio é muito útil, já que esse produto, usado moderadamente, pode trazer mais benefícios do que prejuízos para as indústrias de alimentos.

No processo de panificação, principalmente, esse produto combinado com o ácido ascórbico garante a longevidade dos produtos, como pães e massas industrializadas, garantindo que esses alimentos possam ficar por dias em prateleiras antes de serem vendidos ou perdidos.

Portanto, além de garantir a produção e a manutenção dos alimentos, proporciona benefícios na conservação dos alimentos. 

 

Sair da versão mobile