Ícone do site Blog Adicel Ingredientes

O que é ácido cítrico: conheça as vantagens de sua aplicação nas indústrias

O que é ácido cítrico

O que é ácido cítrico

Quem faz parte do ramo alimentício com certeza já ouviu sobre o ingrediente ácido cítrico. Mas será que todos realmente sabem o que é ácido cítrico ou apenas o utilizam como um componente comum que apenas faz parte de determinado processo?

O ácido cítrico é um importante ácido orgânico natural que é facilmente encontrado em frutas cítricas, como lima, laranja ou limão, por exemplo. Por isso recebe o nome de ácido cítrico. Muitas pessoas do ramo alimentício utilizam o ácido cítrico apenas como conservante ou acidulante, mas saiba que ele possui muitas outras funções além dessas.

Nessa matéria sobre o que é ácido cítrico, será possível conhecer um pouco mais sobre este componente alimentício tão importante e quais são as demais formas que ele pode ser utilizado pela indústria de alimentos. Além disso, entender quais são as vantagens que o ácido cítrico concede para toda a indústria alimentícia.

O que é ácido cítrico?

Para entender melhor quais são as vantagens e demais funções que o ácido cítrico tem na indústria de alimentos, é importante entender completamente o que é ácido cítrico.

O ácido cítrico é também conhecido como citrato de hidrogênio. Ele é geralmente encontrado nos citrinos e é mais comumente utilizado como um conservante natural, por conta da sua propriedade como antioxidante. A acidez presente neste componente, se deriva da carboxila -COOH, a qual pode perder até um próton quando presente em soluções.

Quando isso acontece, este ácido forma um íon citrato e este íon citrato, é o responsável pela propriedade controladora de pH que está presente no ácido cítrico. Mas ele também é o que permite que o ácido cítrico seja utilizado como um conservante natural.

Como se usa o ácido cítrico?

Cerca de 70% da produção de ácido cítrico é totalmente destinada à indústria de alimentos, visto que ele pode ser utilizado como: acidulante, antioxidante, regulador de acidez e flavorizante. 

Este ácido é comercializado como um pó branco, podendo ser encontrado como anido monohidratado ou como sal sódico, e quando é utilizado pela indústria de alimentos em soluções com água quente (aquecido a mais de 74°) ou água fria (abaixo de 36,6°), dissolve-se.

Além das formas de ser utilizado que foram citadas acima, o ácido cítrico também pode ajudar a compor sabores artificiais a refrescos e gelatinas em pó, bem como ajuda a manter um aroma mais característico a esses e outros alimentos onde é inserido com essa finalidade.

A utilização do ácido cítrico em doces e geléias

Para quem faz parte da indústria alimentícia que é responsável por fabricar doces e geleias, o ácido cítrico pode ser um componente muito útil e mais do que essencial. No caso das geleias, por exemplo, o ácido cítrico pode ser inserido para ajudar no processo de geleificação, ou seja, ele ajuda a dar a consistência adequada.

Já no caso da fabricação de doces, o ácido cítrico ajuda a regular o açúcar e a realçar o sabor “doce”. Mas também age como um conservante e controlador de pH, permitindo que o doce, ou a geleia, que está sendo fabricado atinja a consistência adequada e mantenha-se conservada em bom estado para consumo por muito mais tempo. 

Contudo, é importante prestar atenção na quantidade de ácido cítrico que será utilizada em relação a quantidade de açúcar e a quantidade de água, para que ele não perca suas propriedades e deixe as geleias duras demais.

A quantidade normalmente utilizada é de 0,2% de ácido cítrico para a quantidade total de açúcar colocada. É importante que a água não ultrapasse os 20%, para que o ácido não seja cozido demais e o produto que está sendo preparado não perca sabor e nem aroma. 

A função do ácido cítrico nos alimentos

O ácido cítrico possui diversas funções muito importantes na fabricação de alimentos, ou seja, é um componente quase indispensável para quem faz parte da indústria de alimentos. Além de ser capaz de tornar o processo de fabricação de muitos produtos alimentícios muito mais simples e otimizados.

Conforme esclarecido o que é ácido cítrico e como ele deve ser utilizado, é importante explicar um pouco mais sobre a função do ácido cítrico nas principais produções alimentícias onde ele é inserido:

As vantagens da aplicação do ácido cítrico nas indústrias

Neste artigo sobre o que é ácido cítrico é possível notar todas as principais funções e vantagens que ele concede para a indústria alimentícia. Afinal, além de ajudar a conservar os alimentos por mais tempo, ele também ajuda a realçar o sabor, o que permite que seja oferecido um produto de muito mais qualidade para o cliente final.

Todas as pessoas que estão inseridas na indústria alimentícia sabem o quanto os consumidores finais estão cada vez mais exigentes. Sendo assim, saber o que é ácido cítrico é de vital importância para quem atua neste ramo, para que seja possível oferecer sempre um produto de boa qualidade para todos os consumidores finais.

 

Sair da versão mobile