Ícone do site Blog Adicel

Produtos cristalizados para época natalina

As frutas são alimentos que oferecem grande variedade de sabores e aromas. Compostas basicamente de água, contêm açúcares, vitaminas e sais minerais. E, dentre os ingredientes especiais mais usados nas épocas de Natal e ano novo, as frutas cristalizadas ganham destaques por suas combinações, sabores e nutrientes.

Hoje vamos tirar suas dúvidas de como conservar melhor este produto que não pode faltar na sua fabricação.

Cristalização, o que é?

A cristalização é um processo que auxilia na preservação de frutas, através da remoção parcial da água presente no alimento. O método é bem simples! Este processo impede que a fruta deteriore e inibi desenvolvimento de microorganismos.

Como selecionar as frutas?

A qualidade do produto final depende de vários fatores, um destes, é a qualidade da matéria-prima utilizada. As frutas devem estar no estágio de ¾ de maturação, ou seja, no início da hidrólise do amido. Quanto mais alto a presença do amido, melhor o processo de cristalização.

O tamanho das frutas também impactam no processo, pois, este fator reflete na velocidade do açucaramento. Desta maneira, deve-se dividir as frutas por lote de tamanho para que o processo de cristalização tenha a mesma consistência.

Como fazer?

Prepare as frutas, retirando as sementes e removendo imperfeições (caso necessário). Corte em fatias no sentido de maior comprimento, com espessura de 1 cm, tendo cuidado de não retirar a casca da fruta. Lave bem e deixe escorrer o excesso de água.

Para cada camada de açúcar adicione 1g de ácido ascórbico. Este aditivo é utilizado como antioxidante para preservar o sabor e a cor natural de diversos alimentos, também conhecido como vitamina C, solúvel em água, presente na maioria das frutas cítricas.

Em uma panela, forre o fundo com uma camada de açúcar cristal + ácido ascórbico, em cima desta camada adicione as fatias da fruta, sobre estas, adicione nova camada de açúcar +ácido ascórbico. Faça este processo sucessivamente até acabar suas frutas. Lembre-se que a última camada deve ser de açúcar com uma espessura de 3 cm.

Tampe a panela e deixe descansando por 1 dia. O açúcar se transformará em uma calda transparente, neste ponto leve a panela ao forno, após atingir o ponto de fervura, manter em fogo baixo por 5 minutos. Retire as fatias e mergulhe em água fervendo por alguns segundos para retirar o excesso de calda.

Para finalizar passe as fatias das frutas ainda quente em açúcar e deixe-as secar. Para evitar marcas indesejadas manipule o alimento com utensílios limpos e secos. Seu produto estará pronto para embalar quando as frutas não apresentarem aparência pegajosas, sendo fácil manipula-las.

DICA ADICEL: As frutas cristalizadas devem ser protegidas contra a absorção de umidade, caso contrário, ocorrerá umedecimento podendo apresentar ação de microorganismos, culminando na deterioração do produto final.

Esperemos que tenham gostado das nossas dicas!

Sair da versão mobile