Produtos cristalizados para época natalina

Produtos cristalizados para época natalina

As frutas são alimentos que oferecem grande variedade de sabores e aromas. Compostas basicamente de água, contêm açúcares, vitaminas e sais minerais. E, dentre os ingredientes especiais mais usados nas épocas de Natal e ano novo, as frutas cristalizadas ganham destaques por suas combinações, sabores e nutrientes.

Hoje vamos tirar suas dúvidas de como conservar melhor este produto que não pode faltar na sua fabricação.

Cristalização, o que é?

A cristalização é um processo que auxilia na preservação de frutas, através da remoção parcial da água presente no alimento. O método é bem simples! Este processo impede que a fruta deteriore e inibi desenvolvimento de microorganismos.

Como selecionar as frutas?

A qualidade do produto final depende de vários fatores, um destes, é a qualidade da matéria-prima utilizada. As frutas devem estar no estágio de ¾ de maturação, ou seja, no início da hidrólise do amido. Quanto mais alto a presença do amido, melhor o processo de cristalização.

O tamanho das frutas também impactam no processo, pois, este fator reflete na velocidade do açucaramento. Desta maneira, deve-se dividir as frutas por lote de tamanho para que o processo de cristalização tenha a mesma consistência.

Como fazer?

Prepare as frutas, retirando as sementes e removendo imperfeições (caso necessário). Corte em fatias no sentido de maior comprimento, com espessura de 1 cm, tendo cuidado de não retirar a casca da fruta. Lave bem e deixe escorrer o excesso de água.

Para cada camada de açúcar adicione 1g de ácido ascórbico. Este aditivo é utilizado como antioxidante para preservar o sabor e a cor natural de diversos alimentos, também conhecido como vitamina C, solúvel em água, presente na maioria das frutas cítricas.

LEIA TAMBÉM:  Aplicação do acidulante ácido cítrico nos alimentos

Em uma panela, forre o fundo com uma camada de açúcar cristal + ácido ascórbico, em cima desta camada adicione as fatias da fruta, sobre estas, adicione nova camada de açúcar +ácido ascórbico. Faça este processo sucessivamente até acabar suas frutas. Lembre-se que a última camada deve ser de açúcar com uma espessura de 3 cm.

Tampe a panela e deixe descansando por 1 dia. O açúcar se transformará em uma calda transparente, neste ponto leve a panela ao forno, após atingir o ponto de fervura, manter em fogo baixo por 5 minutos. Retire as fatias e mergulhe em água fervendo por alguns segundos para retirar o excesso de calda.

Para finalizar passe as fatias das frutas ainda quente em açúcar e deixe-as secar. Para evitar marcas indesejadas manipule o alimento com utensílios limpos e secos. Seu produto estará pronto para embalar quando as frutas não apresentarem aparência pegajosas, sendo fácil manipula-las.

DICA ADICEL: As frutas cristalizadas devem ser protegidas contra a absorção de umidade, caso contrário, ocorrerá umedecimento podendo apresentar ação de microorganismos, culminando na deterioração do produto final.

Esperemos que tenham gostado das nossas dicas!

Um comentário em “Produtos cristalizados para época natalina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *