Ícone do site Blog Adicel

Conheça os tipos de sal e suas diferenças

Todos nós sabemos que o sal é indispensável na preparação de vários alimentos. Além de servir para realçar o sabor dos alimentos, ele contém minerais que são fundamentais para o nosso organismo. Mas cuidado, utilize sempre com moderação. E você sabia que existem vários tipos de sais!? Isso mesmo, os sais podem ter texturas, composição e processos de preparação diferentes. Então vem saber um pouco mais sobre os diferentes tipos de sal e suas diferenças

Sal grosso

O sal grosso é o famoso sal utilizado nos churrascos! Como o próprio nome já diz, ele possui grãos maiores e mais grossos. Ele não passa pelo processo de refinamento o que mantém alguns nutrientes, mas também é acrescido iodo em sua composição. Uma curiosidade legal, é que esse sal evita o ressecamento dos alimentos e é por isso que aquela peça de carne do churrasco está sempre suculenta.

Sal do himalaia

O sal do himalaia, ou sal rosa, é considerado um dos mais puros e saudáveis para o nosso organismo. Seu nome é dado porque é encontrado e extraído nos entornos das cordilheiras do Himalaia. Ele tem menos teor de sódio e mais minerais como magnésio, potássio, cálcio, ferro e cobre. E a sua coloração rosado é justamente devido a grande concentração de minerais que ele possui. O sal do himalaia pode ser usado no preparo de peixes, frutos do mar, aves, carnes, saladas e legumes. Também é ótimo na finalização dos pratos, pois possui sabor mais suave e delicado.

Sal refinado

O sal refinado, mais conhecido como “sal de cozinha” pode ser considerado o mais utilizado para temperar os alimentos. Ele passar por um processo de refinamento que retira impurezas, mas que também acaba retirando boa parte de seus minerais. De textura fina, o sal refinado é super importante para dar sabor aos alimentos, mas atente-se ao consumo excessivo de sal, ele deve sempre ser usado com moderação.

Sal de parrilla

Também conhecido como sal entrefino, o sal de parrilla é comum nos churrascos argentinos. Tem granulometria menor do que o sal grosso e salga de maneira uniforme. Além disso, é indicado para peças de carne mais grossas, pois evita que a carne perca muito líquido. Pode ser utilizado na carne antes de ir para a grelha e também depois de pronta.

Sal de parrilla defumado

Tem granulação média e é usado nas parriladas por ser um tempero homogêneo e saboroso. O sabor defumado tem aroma natural de fumaça levemente amadeirado, onde você pode aplicar o produto em qualquer tipo de carne, antes ou após assar no grill ou na brasa.

Sair da versão mobile