Ícone do site Blog Adicel

Como o mercado externo influencia no preço das lecitinas

lecitina

Entender o mercado externo e como eventos que ocorrem a quilômetros de distância do Brasil influenciam em nossos preços, inclusive nos preços das lecitinas, não é uma tarefa fácil. É comum ficar se perguntando como conflitos na Europa, como o que está acontecendo entre a Ucrânia e a Rússia, ainda,os embargos econômicos a países da América Latina ou, até mesmo, mudanças de governo em países europeus podem aumentar ou diminuir os preços das lecitinas e de outros insumos da indústria alimentícia.

Devemos sempre lembrar que o nosso sistema econômico e político valoriza um mercado unificado e liberal, no qual os preços sofrem influência direta das incertezas sobre o desabastecimento de alguns produtos básicos. Citando novamente a guerra que ocorre na Ásia, a região do Mar Negro, por exemplo, produz 60% de todo o óleo de girassol do mundo, e destes, 76% são voltados para a exportação

Se existem incertezas no abastecimento, mas a demanda continua a mesma, novas fontes, produtores e novos exportadores desses produtos precisam ser encontrados para que o mundo não fique desabastecido. Um dos novos produtos que está sendo procurado para substituir o óleo de girassol do Mar Negro é o óleo de soja. E você sabe quem pode ser impactado com este aumento na demanda? Nós, brasileiros, que sempre estivemos acostumados a utilizar este produto. 

Mas para além do óleo, a soja, grão que tem forte destaque no agronegócio brasileiro e é exportado para vários países, é a matéria-prima para a produção das lecitinas. Vale lembrar que o grão de girassol e a gema de ovo também podem ser utilizados para a fabricação das lecitinas. 

Talvez agora você esteja entendendo aonde queremos chegar. Se o óleo de girassol está sofrendo impacto por conta da guerra e o óleo de soja está tendo um aumento na procura, a saca do grão vai ficar mais cara e, consequentemente, o preço das lecitinas aumentará. Essa elevação da demanda gera o aumento do preço

Como me prevenir deste aumento?

O preço das lecitinas de soja, muito provavelmente, vai subir e não há muito o que se possa fazer para impedir este aumento. Enquanto a situação gerada pela Rússia não for resolvida e as produções e exportações do óleo de girassol não forem normalizadas, o óleo de soja será o mais consumido

Algumas políticas estatais protecionistas podem ajudar o mercado interno a manter o valor da saca da soja em seu preço antigo, porém é pouco provável que essas medidas sejam adotadas pelo Estado. Hoje, no mundo, essas políticas podem não ser bem-vistas pelo mercado e existem muitos setores da sociedade que lucram em momentos de crise pelo qual estamos passando. 

Lembre-se, a moeda utilizada para as exportações é o dólar estadunidense e certos setores, principalmente o do agronegócio, aumentam a sua lucratividade com a elevação dos preços. Por esse motivo, uma política protecionista seria extremamente impopular e não deve ser adotada para impedir o aumento vertiginoso dos produtos que têm origem na soja, como o preço das lecitinas

Nesse momento, você pode estar se perguntando o que pode fazer para garantir que a sua empresa não sofra com o aumento do preço das lecitinas. Bom, na Adicel, sabemos que este insumo é de extrema importância para a indústria alimentícia e repassar os valores para o consumidor final pode fazer a diferença na quantidade de vendas que a sua empresa vai efetuar no final do mês. Além disso, devemos lembrar que o Brasil passa por uma inflação que fazia tempo que não se observava. 

Talvez, uma boa possibilidade para não repassar o aumento dos preços para seus clientes, seja adquirir uma pequena quantidade a mais dos insumos necessários para a produção de seus alimentos. Dessa maneira, o aumento de preço das lecitinas não impactará diretamente a sua produção

Ressaltamos que, aqui, não queremos criar um temor de desabastecimento, e sim mostrar que políticas exteriores podem afetar diretamente os valores dos produtos no Brasil e em qualquer outro país do mundo.

Onde posso comprar a lecitina e evitar o aumento dos preços?

A Adicel possui um e-commerce com diversas lecitinas e outros insumos. Todas as nossas embalagens são pensadas para atender os mais diversos tamanhos de empresas, desde o pequeno produtor até grandes indústrias que utilizam diversas quantidades dos produtos. Lá você vai encontrar o que precisa para fazer com que o seu negócio prospere. 

Vale lembrar que criamos uma página de promoções para que você e a sua empresa possam aproveitar os melhores produtos do mercado com um valor acessível. 

Sair da versão mobile