Xilitol: Saiba mais sobre esse adoçante natural

Xilitol: Saiba mais sobre esse adoçante natural

Você já ouviu falar em xilitol? Ele é um do adoçante muito usado por quem quer diminuir o consumo de açúcar, além de possuir diversos benefícios para a saúde. Ele é comercializado em pó e pode ser usado no preparo de bolos e biscoitos, além de ser adicionado a chás, sucos e café.

O que é xilitol?

O xilitol é considerado um adoçante natural que vem das fibras de frutas e vegetais, porém, o mais comum é que a indústria alimentícia o extraia do milho. Apesar de sua aparência se assemelhar ao açúcar, o xilitol tem cerca de 40% a menos de calorias, quando comparado a esse adoçante mais tradicional. Além do mais, o xilitol é considerado de baixo índice glicêmico, o que já o torna uma melhor opção para os diabéticos.

Xilitol (Adoçante Natural Puro) - 250g
Xilitol (Adoçante Natural Puro) – 250g

 

Adoçante Natural Xilitol 1Kg
Adoçante Natural Xilitol 1Kg

 

Do que o xilitol é feito?

Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros, e que também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelo.

Para que serve o xilitol?

Tem a função de conferir sabor doce aos produtos alimentícios. Ele é usado como substituto da sacarose (açúcar), mas com menor quantidade de calorias e menor impacto na glicemia do que o açúcar de mesa convencional. Ou seja, ele é tanto indicado para quem está preocupado em seguir uma dieta com menos calorias como para quem quer encontrar uma alternativa para substituir o açúcar refinado nas receitas, por exemplo.

Ele pode ser adicionado tanto a bebidas quentes quanto a frias, como cafés, chás, sucos e vitaminas. Quanto às receitas, também não há restrições, inclusive, você pode fazer bolos, tortas e doces em geral usando o xilitol. No entanto, vale ressaltar que, quando consumido em excesso, o produto pode ter efeito laxativo. Então, a dica é nunca ultrapassar 60 gramas por dia. Além disso, o importante é sempre seguir as recomendações do seu médico.

LEIA TAMBÉM:  Benefícios da Proteína de Ervilha

Qual o sabor do xilitol?

Ele tem um sabor doce, levemente mentolado, sem sabor residual.

Quais são os benefícios do xilitol?

Xilitol é muito mais do que um adoçante, trazendo inúmeros benefícios para a saúde bucal, boa forma e todo o organismo. Conheça, a seguir, algumas vantagens que você ganha com o consumo do xilitol:

  • Aliado no processo de emagrecimento;
  • Protege os dentes contra cáries;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Ajuda em tratamentos renais;
  • Auxilia na prevenção de infecções pulmonares;
  • Ajuda a evitar a osteoporose;
  • Não tem sabor residual;
  • Pode ser levado ao fogo e forno para receitas;
  • Tem maior aceitação por pessoas resistentes ao uso do adoçante;
  • Tem o mesmo sabor do açúcar;
  • Dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *