Sal de cura: O que é, qual usar, como usar e TUDO que você precisa saber.

O sal de cura é muito utilizado na produção de alimentos curados, ou na charcutaria, para a fabricação de linguiças, salames, salsichas, carne seca, carnes curadas e outros alimentos que seguem esta linha de raciocínio.

Por que utilizar o Sal de Cura

O sal de cura ainda age como um importante antioxidante nos alimentos, evitando que ele sofra a oxidação natural causada pelo contato com o oxigênio e com a luz. Se você acha que os benefícios da utilização do sal de cura na produção dos chamados embutidos eram só esses, você está muito enganado.

Diferentes tipos de Sal de Cura e como utilizá-lo

Sal de Cura 1: Este sal de cura é utilizado para a fabricação de alimentos que possuem a sua cura mais rápida, como o bacon, as salsichas, presuntos cozidos e linguiças frescas. A composição deste sal de cura é de 6,25% de nitrito de sódio e 93,75% de cloreto de sódio, ou sal de cozinha.

Sal de cura 2: Já o sal de cura do tipo 2, segue as mesmas regras de utilização do sal de cura tipo 1, porém ele serve para a preparação de alimentos que necessitam de um tempo de cura mais longo, como presuntos crus, copa, e alguns tipos de salame. Em resumo, ele é utilizado para produtos que podem demorar um pouco mais de tempo para serem consumidos e que também precisam de um processo de cura mais demorado.