Ícone do site Blog Adicel

Você conhece a Proteína Texturizada de Soja? Veja os motivos para usá-la em seus alimentos

A proteína texturizada de soja surgiu como uma alternativa de substituição da carne para os vegetarianos, mas logo conquistou paladares em todos os tipos de cozinha. Fonte rica de fibras e proteínas, esse alimento possui características semelhantes às da carne em si, como a textura e o gosto, e proporciona inúmeros benefícios para a saúde.

Conhecida como carne de soja (ou PTS), a proteína isolada da soja é aquela obtida por meio da extração de todo o seu óleo, sendo produzida a partir de grãos de soja submetidos a um processo de trituração, cozimento e secagem. De acordo com o procedimento escolhido durante a fabricação, o ingrediente pode ter um teor proteico de 50 % (extrusão) ou 90 % (fiação). De sabor muito especial e possuindo uma enorme versatilidade no preparo dos pratos, a proteína texturizada simplesmente não pode, hoje em dia, ficar de fora do seu cardápio! Vamos conferir por que ela é tão especial?

Veja abaixo:

Benefícios da Proteína Texturizada de Soja

A soja é um alimento funcional que possui outros nutrientes e componentes bioativos importantes para a saúde. Especialistas comprovaram controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, osteoporose, controle do colesterol ruim e prevenção de doenças cardiovasculares.

O consumo também melhora a memória, combate a ação de radicais livres, fortalece os ossos e melhora o funcionamento do intestino.

No caso da proteína texturizada, é possível preservar não só o alto índice de proteínas, mas também os demais nutrientes da soja, como gorduras poliinsaturadas, vitaminas e sais minerais.

Preparo

A proteína texturizada de soja se adapta a qualquer prato, principalmente na substituição de carne branca ou vermelha: hambúrguer, bife, almôndega, picadinhos, refogados, kibe, bolinhos, preparação de molho ou recheio de tortas, panquecas, frango desfiado e em pratos veganos. A vantagem é justamente essa versatilidade.

Uma dica super importante é colocar a PTS em um recipiente e cobrir com água 2 dedos acima. Aguarde total hidratação (+/- 30min.). Retire todo excesso de água e tempere diretamente antes de misturar à carne.

As principais aplicações da proteína texturizada de soja em alimentos

As principais características da Proteína de Soja que irão contribuir para sua utilização na indústria alimentícia são:

Produtos de carne

Em produtos como hambúrguer e almôndegas pode-se utilizar a proteína texturizada de soja devido ao seu alto grau de hidratação destes produtos. Usualmente, procura-se a proporção de 18% de proteína na forma hidratada para se obter uma textura satisfatória.

No estudo com proteína texturizada de soja e concentrado proteico texturizado de soja, demonstraram resultados satisfatórios em relação a hidratação (82,33% e 96,08%) de produtos cárneos. Os produtos de soja, quando utilizados em produtos à base de carne, apresentam efeitos positivos em termos de melhoria da propriedades sensoriais, garantindo produção estável e eficiência para produção em larga escala.

Produtos de panificação, cereais, massas e chocolates

As proteínas texturizadas de soja podem ser adicionadas como ingredientes em produtos de panificação, cereais e massas. Por razões econômicas, funcionais e nutricionais, devido ao preço e à compatibilidade da fibra vegetal com a maioria dos produtos de panificação. Além disso, a proteína texturizada de soja pode ser utilizada como ingrediente na produção de salgados, como coxinha, quibe, croquete, entre outros.

Dessa forma, é visível que a proteína texturizada de soja é um alimento o qual tem tendência a ser procurado pelo público não só vegetariano e vegano, mas também por quem procura alternativas mais saudáveis em sua alimentação.

Sair da versão mobile