2 Vantagens de utilizar o Antioxidante Para Massas

2 Vantagens de utilizar o Antioxidante Para Massas

Já falamos em outros artigos aqui em nosso blog sobre o antioxidante para massas, mas, hoje, viemos contar duas vantagens da sua utilização que talvez você não sabia. A segurança alimentar é um assunto sério e que deve ser tratado com todo o respeito que ele merece. 

Mesmo existindo uma corrente que diz que não se deve utilizar aditivos em alimentos e que eles fazem mal ao serem ingeridos, gostaríamos de desmistificar este mito. Na verdade, os aditivos, como conservantes e antioxidantes, garantem que os alimentos estejam seguros ao serem consumidos e que eles não serão contaminados de maneira alguma por fungos e bactérias que podem fazer mal para a saúde. 

A intoxicação alimentar pode levar à óbito quem consome produtos fora do prazo de validade ou então contaminados. Garantir que seus clientes receberão o alimento com a mesma qualidade com a qual saiu da sua fábrica é importantíssimo. 

Além de poder gerar perdas de vida, um alimento contaminado causa um impacto muito grande na imagem da indústria alimentícia, podendo levá-la à falência ou a processos milionários. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é extremamente rígida, como deve ser, com a segurança dos insumos utilizados na produção de alimentos, e com o antioxidante para massas da Adicel, isso não seria diferente. 

Outro ponto importante e que deve ser mencionado, refere-se ao tempo de prateleira do produto. Vamos supor que sua empresa fabrique macarrão. O pacote será vendido para a rede varejista, que o colocará em exposição na prateleira do supermercado para posterior comercialização. 

Este macarrão será comprado por um cliente que escolheu a sua marca, dentre tantas outras disponíveis, e ele guardará este produto em casa até que ele seja consumido. Não cabe a você, produtor, estabelecer os prazos que o produto ficará exposto e depois armazenado na casa de seu cliente, a sua responsabilidade é garantir que ele esteja seguro para ser consumido quando for a hora. 

LEIA TAMBÉM:  Qual a importância do uso das lecitinas na panificação?

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o antioxidante para massas e o porquê de utilizá-lo, você deve usar em suas receitas para garantir a segurança alimentar de seus clientes e aumentar o prazo de prateleira dos seus produtos.

Continue a leitura deste post e vamos descobrir 3 vantagens de utilizá-lo que talvez você ainda não conheça.

1. Evita que as massas percam a cor natural, tornando-se mais atraentes para o consumidor

A oxidação é um processo natural e que atinge a quase tudo o que nos cerca, seja o portão de ferro da sua casa, o alumínio do chassi de seu carro, as placas que formam um avião, talheres de prata, a maçã que você acabou de cortar ou, então, os alimentos que a sua fábrica produz. 

De maneira simples e rápida, oxidação, basicamente, é o nome que se dá  ao processo em que átomos são perdidos em um elétron. O processo de oxidação envolve um cátodo e um anodo, mas saiba que nem sempre a oxidação é ruim e precisa ser evitada. Baterias de celulares, de computadores e de carros, por exemplo, funcionam graças ao processo de oxirredução, fornecendo assim energia elétrica para as atividades diárias. 

Tudo acontece quando o material é exposto à luz e ao ar, afinal, ele contém umidade e outras partículas. O processo de oxidação nas massas retira a coloração original do alimento, deixando-a com uma aparência desagradável e escura, o que faz com que se torne menos comercial. Além disso, o antioxidante evita que fungos e bactérias se depositem, aumentando assim a segurança alimentar do produto. 

O antioxidante para massas, ainda:

  • Retarda a deterioração das massas e de outros alimentos;
  • Evita que massas com mais gordura fiquem com gosto rançoso;
  • Evita que as massas fiquem escuras e pouco atrativas para os consumidores;
  • Aumenta o tempo de vida das massas, tanto em prateleiras de supermercados quanto na dispensa dos consumidores. 
LEIA TAMBÉM:  Tripolifosfato de sódio: aditivo que melhora a aparência e a qualidade dos alimentos

2. Combate a presença de radicais livres, causadores de doenças graves

Outra coisa que poucas pessoas sabem sobre os antioxidantes para massas é o fato deles não permitirem que os radicais livres se formem. Radicais livres nada mais são do que os agentes oxidantes, ou seja, moléculas que não têm um número par de elétrons na última camada da eletrosfera e, por isso, são elementos instáveis que “roubam” elétrons de outros átomos, como os da suas massas. 

Até pode parecer algo inofensivo, mas o radical livre rouba elétrons de componentes importantes das células que temos em nosso corpo, então todo o cuidado é pouco.

Radicais Livres são os responsáveis pelo aumento da incidência de algumas doenças e por outras complicações de saúde. Sendo assim, evitar que eles se formem é fundamental para garantir a segurança de seus alimentos. Alguns exemplos de doenças causadas pelos radicais livres são

  • Aterosclerose;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Alguns tipos de câncer;
  • Doenças crônicas.

Estes são apenas alguns exemplos, mas acredite, muitas outras doenças podem vir destes oxidantes, por isso é tão importante que, nas suas receitas, você utilize o nosso antioxidante para massas e ajude a levar mais segurança para a saúde de seus clientes. 

Onde posso usar antioxidante para massas?

Se você está achando que o antioxidante para massas é recomendado apenas para macarrão, saiba que se enganou. O antioxidante serve para uma infinidade de massas e as protege de baixas e de altas temperaturas, do gosto de ranço em massas com maior teor de gorduras e, principalmente, da oxidação provocada pela luz e pelo ar ambiente. Nesse sentido, ele é recomendado para vários tipos de alimentos salgados, por exemplo: 

  • Massas de pastéis;
  • Macarrão;
  • Coxinhas congeladas;
  • Massas frescas;
  • Massas congeladas.
LEIA TAMBÉM:  Como garantir sabor, textura e durabilidade em produtos cárneos?

Em nosso e-commerce, você encontra este e outros insumos que vão garantir maior segurança para os seus clientes. Acesse agora mesmo e confira! 

Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:

 

3 comentários sobre “2 Vantagens de utilizar o Antioxidante Para Massas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *