Ícone do site Blog Adicel

Páscoa: saiba escolher o melhor Cacau e Chocolate!

A Páscoa é uma das épocas mais animadas e gostosas do ano, né? É o melhor momento para comer muitas trufas, bombons e, é claro, os famosos ovos de chocolate.

Na hora da preparar os ovos de páscoa muitos produtores ficam na dúvida sobe qual cacau ou chocolate eles vão escolher para fazer o seu produto. A verdade é que existem várias formas de preparar ovos de Páscoa saudáveis e saborosos, com os ingredientes certos, vai depender de qual resultado você quer para o seu produto final, seja um sabor mais adocicado ou amargo, uma cor mais clara, textura cremosa, etc.

O Cacau em pó Alcalino, também chamado de belga ou holandês, passa por um processo de alcalinização com carbonato de potássio, o que reduz a sua acidez. Isso resulta em uma cor marrom castanho, sabor leve e adocicado, sendo um pó fino e sem grumos. É perfeito para ser usado em produtos com menor teor amargo e ideal no preparo de bebidas lácteas, achocolatados, sorvetes, doces, caldas de chocolate, bolos, sobremesas, ovos de páscoa, recheios, biscoitos, drageados e coberturas.

Já o Cacau Natural em pó é 100% natural, preservando as características naturais das amêndoas. Possui um sabor mais intenso e amargo, é esse o sabor das barras de chocolate meio amargas, cookies, brownies e alguns bolos de chocolate. Não passa por processo de alcalinização e lecitinação (tornar o pó instantâneo). Sua cor se assemelha a um marrom claro e não tem grumos. É o mais indicado na fabricação de achocolatados em pó e bebidas lácteas. É recomendado também para bolos, pães, cookies, brownies, sobremesas, recheios, biscoitos, drageados, sorvetes, coberturas e outras misturas secas. A grande diferença entre o Chocolate em pó 50% e o Chocolate em pó 30% é que, o primeiro, leva 50% de açúcar na composição e o segundo 70% açúcar. O Chocolate em Pó é feito com o mais puro cacau e açúcar de confeiteiro, fazendo com que o seu sabor seja mais adocidado e a cor marrom claro. Ele é ideal para realizar produção de brigadeiros gourmet, bolos, tortas, sorvetes, cupcakes, trufas, muffins, biscoitos, macarons, cremes, ovos de páscoa, bebidas como chocolate quente, pois com seu alto teor de cacau ele realça ainda mais o sabor de suas sobremesas.

Veja o vídeo abaixo e aprenda como obter a melhor textura para o seu chocolate

Sair da versão mobile