Para que serve a Maltodextrina nos alimentos?

Para que serve a Maltodextrina nos alimentos?

Muitos acham que a maltodextrina é somente utilizada por pessoas que desejam ter uma vida mais saudável, frequentadores de academias e quem pratica algum esporte com regularidade. Mas você sabia que ela é muito usada na indústria alimentícia e é um dos principais insumos para muitos dos alimentos que são comprados e consumidos diariamente?

Para começarmos a entender como ela pode ser utilizada nos alimentos, primeiro, devemos saber o que é a maltodextrina. Bom, geralmente, trata-se de um pó branco adocicado, muito utilizado na indústria de alimentos para acrescentar dulçor e viscosidade em produtos, como molhos prontos para salada, produtos lácteos, embutidos, refrigerantes e pães. 

Ainda, é um carboidrato complexo pequeno que é obtido da hidrólise ou quebra parcial do amido proveniente, principalmente, do milho, mas ela ainda pode ser obtida através da hidrólise do trigo e até mesmo do arroz. Além de todas essas características, a maltodextrina é facilmente diluída em água. 

A sua utilização é variada e muitas indústrias usam este componente para dar algumas características básicas para seus alimentos, como a doçura e a viscosidade que os alimentos necessitam para atingir o seu ponto ideal. Além disso, tem a capacidade de espessar os produtos, melhorar as texturas,  ajudar a conferir o sabor característico de muitos itens industrializados e, principalmente, conferir dulçor, reduzindo assim a quantidade de sacarose utilizada nas receitas. 

E acredite, as vantagens da utilização da maltodextrina pela sua empresa não param somente nestes pontos. Isso porque, ela também pode ajudar a preservar os alimentos para que eles cheguem à casa dos consumidores finais com a mesma característica e qualidade com a qual saíram da fábrica, aumentando, assim, o tempo de vida útil destes produtos. 

LEIA TAMBÉM:  Dia das Mães: 4 dicas para preparar as suas vendas

Logo, podemos concluir que a maltodextrina pode se tornar uma aliada indispensável para empresas que querem produzir alimentos com menos gorduras e açúcares, tornando-os mais saborosos e saudáveis. Continue a leitura e saiba mais!

Como a minha empresa pode utilizar a Maltodextrina?

Como já falamos, a maltodextrina é muito importante para a indústria alimentícia. Mas você pode estar se perguntando: quais são as suas vantagens e como a sua empresa pode utilizar este insumo importante na produção de vários tipos de alimentos? Acompanhe!

Uma das primeiras e mais importante para a indústria alimentícia, refere-se ao custo de aquisição e produção com a maltodextrina. Por natureza, ela tem um custo menor quando comparada com outros hidrocolóides que podem ser ingeridos, o que já é um passo importante para a redução do valor final do alimento. Além disso, consegue ser mais barata sem perder a sua qualidade. 

Já falamos também que ela é capaz de fornecer a viscosidade e a elasticidade que a sua receita precisa. Em sorvetes e molhos, por exemplo, tem a capacidade de formar um gel e, dessa maneira, reduzir consideravelmente a quantidade de gordura necessária para dar a cremosidade que estes alimentos precisam. 

De maneira geral, é muito utilizada para a fabricação de molhos de salada, embutidos, na panificação, para o encapsulamento dos aromas naturais dos alimentos e para bebidas lácteas. 

Ademais, por conter uma quantidade razoável de glicose em sua composição, a maltodextrina ainda é utilizada para a redução, ou substituição completa, da sacarose em produtos chamados de zero açúcar. 

Para diabéticos, essa é uma grande oportunidade de poder ingerir alimentos sem que a sua saúde seja afetada. Mas vale ressaltar que, neste ponto, a maltodextrina ainda é um carboidrato que contém glicose, então o consumo por este grupo de pessoas não pode e nem deve ser indiscriminado. 

LEIA TAMBÉM:  O que fazer para conservar a massa de pastel?

Ela pode ser utilizada na confeitaria, principalmente para doces que serão congelados. Como dissemos, ela ajuda a diminuir a quantidade de açúcar (sacarose) utilizada na receita. Mas que isso, durante o processo de congelamento, a maltodextrina impede a formação de grandes cristais de gelo, mantendo, assim, o sabor e a viscosidade do doce. Ela ainda impede que a massa incorpore ar. 

Por fim, ainda vale ressaltar que não há uma diferença entre o amido para consumo humano ou industrial, pois quando utilizamos a maltodextrina no ramo industrial, ela é utilizada para acrescentar viscosidade, ou seja, dar consistência ou acrescentar fontes de carboidrato sendo uma opção prática para repor a energia durante esportes de longa duração, como corrida, ciclismo, triatlo e até futebol, e também uma rápida fonte de energia para atletas que não conseguem se alimentar antes do exercício.

Onde eu posso conseguir a maltodextrina?

Aqui, tentamos mostrar que a utilização da maltodextrina vai para muito além de um simples aditivo para quem pratica esportes. Na verdade, ela pode ser utilizada pela sua empresa para diminuir os custos de produção, melhorar a qualidade de seus alimentos e, ainda, deixá-los mais saudáveis, principalmente para as pessoas que têm restrição à sacarose, como é o caso dos diabéticos. 

Em nosso e-commerce, você encontra a maltodextrina em duas opções de embalagem para que a sua empresa possa utilizar este insumo independentemente do tamanho que ela tenha. 

Um comentário em “Para que serve a Maltodextrina nos alimentos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *