Ícone do site Blog Adicel Ingredientes

Onde usar o tempero fumaça em pó?

tempero fumaça em pó

tempero fumaça em pó

A indústria de alimentos está cada vez mais desenvolvida, lançando sempre novos sabores, condimentos e temperos que podem ser utilizados na culinária de fabricantes de alimentos e refeições para venda. A fumaça em pó é um bom exemplo disso. Mas onde usar o tempero fumaça em pó? 

A maioria dos donos de restaurantes e fabricantes de alimentos com certeza já ouviram falar sobre o tempero fumaça em pó, mas muitas vezes podem ter optado por não adquiri-la pelo fato de não saberem onde usar o tempero fumaça em pó.

Além de ser um tempero fácil de usar, a fumaça em pó deixa qualquer alimento muito mais saboroso. E utilizar este tempero na preparação das refeições do seu restaurante, com certeza fará com que seu estabelecimento fique muito mais conhecido pelo delicioso sabor dos alimentos!

Sendo assim, se você se interessou pela fumaça em pó e deseja saber mais sobre este tempero, neste artigo vamos falar mais sobre o que é o tempero fumaça em pó, onde encontrá-lo e como utilizá-lo na preparação de alimentos.

O que é o tempero fumaça em pó?

A fumaça em pó é um produto natural que é obtido a partir da desidratação da fumaça líquida, a qual também pode ser utilizada pela indústria culinária. O tempero fumaça em pó proporciona cor e sabor de defumado de forma instantânea em todo e qualquer alimento no qual é utilizada. 

Muito utilizada na preparação do molho barbecue, a fumaça em pó também auxilia e melhora o sabor de carnes grelhadas, linguiças frescas, hambúrgueres artesanais, peixes assados, frango grelhado, carne suína, feijoada e em muitos outros alimentos que você acha que combina com este tempero.

Por que aderir ao uso do tempero fumaça em pó?

O ramo de restaurantes e toda a indústria culinária em si é um dos meios mais competitivos para se trabalhar hoje em dia. Principalmente porque o consumidor final está cada vez mais exigente em relação ao sabor dos alimentos e das refeições que irão consumir. 

A busca por pratos que proporcionam sabores mais requintados, elaborados e diferentes está crescendo cada dia mais. Por esse motivo, gestores de restaurantes e outros ramos culinários precisam buscar oferecer para seus consumidores finais exatamente o que eles querem, para poderem se destacar e ter sucesso com seus negócios. 

O tempero fumaça em pó ajuda a alcançar esse objetivo. Proporcionando um sabor defumado intenso e diferenciado aos alimentos nos quais é aplicado. O que ajuda a atender a todas as expectativas desses tipos de clientes mais exigentes. 

Assim que eles colocam o alimento na boca e sentem aquele sabor defumado diferenciado, a refeição se torna ainda mais apetitosa, o que faz com que ele queira sentir aquele mesmo sabor outras vezes. 

A otimização do processo de defumação

A defumação é um processo que é utilizado já há muitos anos, praticamente desde os primórdios da humanidade. Este processo era, e ainda é, utilizado principalmente para garantir que os alimentos durem por mais tempo e para evitar a propagação de possíveis bactérias e fungos.

Porém, além de ser útil para ambas as coisas citadas acima, o processo de defumação também concede sabor aos alimentos, deixando-os com um aroma diferenciado e muito mais apetitosos. 

Com a evolução da indústria de alimentos, a criação do tempero fumaça em pó serve para otimizar este processo de defumação, o qual costumava durar horas, ou até mesmo dias dependendo do processo.

Portanto, a fumaça em pó traz para o processo de defumação de alimentos uma maior facilidade e segurança, tanto para os gestores de restaurantes e empresas da indústria culinária, quanto para seus consumidores finais.

Como o tempero fumaça em pó proporciona sabor aos alimentos?

Se você está achando difícil de imaginar como a fumaça em pó consegue proporcionar tanto sabor e aroma para os alimentos nos quais é inserida, agora você irá saber exatamente como esse processo acontece. 

Todas as substâncias presentes na fumaça em pó reagem, quando aquecidas, com as proteínas das carnes e demais alimentos que tenham característica proteica. O que resulta em um alimento com sabor, aroma e aspecto físico de defumado. 

Como e onde utilizar o tempero fumaça em pó?

O uso da fumaça em pó deve ser moderado, visto que uma pequena quantia já basta para proporcionar o sabor, o aroma e o aspecto de defumado. Além disso, ela deve ser aplicada nos alimentos ainda crus, ou seja, antes de iniciar o processo de cocção. Pois ela é ativada conforme o calor do fogo entra em contato com as proteínas presentes no alimento. 

A sugestão de uso da fumaça em pó é que seja aplicada 10 gramas para cada 1 kilo de carne. E para a preparação de demais alimentos ou de quantidades diferentes, é indicado que a quantia vá sendo dosada. 

O uso do tempero fumaça em pó é indicado para vários tipos de alimentos, mas principalmente para alimentos que contém proteínas. Como carnes vermelhas em geral, peixes, carne de frango e carne suína. Mas você também pode utilizá-la para dar sabor a legumes grelhados, sopas e molhos em geral. 

Além disso, se você costuma preparar muitos molhos em seu restaurante ou para vender, o uso da fumaça em pó é imprescindível no caso da preparação do molho barbecue. 

Benefícios da fumaça em pó

Este tempero não apenas é útil para otimizar a preparação de alimentos defumados e conceder sabor a eles. Mas também é um ótimo conservante, pois suas propriedades antioxidantes e bacteriostáticas, ajudam a manter o alimento conservado por mais tempo e impede a propagação de bactérias e fungos.

Onde adquirir fumaça em pó?

Este é um produto que vem sendo muito comercializado, contudo, é importante obtê-lo a partir de fontes e empresas seguras na qual é possível assegurar a procedência dos temperos, como aqui na Adicel, onde todos os nossos produtos são de procedência segura e somos especialistas no ramo de atuação da indústria alimentícia.

Sair da versão mobile