O que é umami e como ele pode melhorar o sabor dos produtos.

O que é umami e como ele pode melhorar o sabor dos produtos.

Vamos começar este artigo de uma maneira diferente, com uma pergunta. Você sabe o que é umami?

Umami, de maneira simples e geral, é um dos cinco sabores que pode ser sentido pelo nosso paladar. Dentre eles, ainda podemos encontrar o azedo, o doce, o salgado e o amargo. Vale ressaltar neste ponto, que todos os cinco sabores são percebidos juntos e que aquela divisão que conhecemos da nossa língua é meramente ilustrativa. Todos os sabores, inclusive o umami, podem ser sentidos em qualquer ponto da língua. 

Esse sabor foi descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda e você pode estar se perguntando o porquê de nunca ter ouvido essa palavra ou essa expressão. Bom, primeiro que em uma tradução livre, umami significa “essência da delícia” e ele pode ser descrito como um sabor diferente, que aprofunda o que sentimos originalmente nos alimentos. Como o seu próprio nome diz, as pessoas que saboreiam este sabor não sabem explicar exatamente o que ele significa, só sabem dizer que ele é uma delícia única e incomparável.

Por mais estranho que possa parecer, o umami só foi reconhecido como um sabor único no início dos anos 2000, quase 100 anos após a sua descoberta no Japão. Voltando a história da “essência da delícia”, tudo aconteceu quando o Doutor Ikeda investigava alguns alimentos particulares, como aspargos, tomates e carnes. 

Durante este processo de pesquisa, que mais tarde iria revolucionar a maneira como se produz alimento no mundo, ele ficou intrigado com o fato de alimentos tão diferentes apresentarem o mesmo sabor em sua essência. E o que mais intrigava o cientista é que estes sabores não se enquadram como doce, salgado, azedo ou amargo. Foi quando ele batizou esse sabor de Umami. 

LEIA TAMBÉM:  Como Conservar Frango Desfiado sem Perder o Sabor

Falando em termos um pouco mais técnicos, o umami nada mais é que a percepção do nosso organismo  de substâncias chamadas de aminoácidos, comumente reconhecidos como ácido glutâmico ou glutamato. Também faz parte da sensação do sabor umami alguns nucleotídeos, como a inosina monofosfato de guanosina monofosfato. Calma, não precisa se desesperar, vamos te explicar de maneira simples o que são estes componentes. 

Sabe quando você come aquela macarronada, feita com molho caseiro, com tomates no ponto perfeito e regada com muito queijo? E aquela feijoada, caprichada em carnes de porco, carne seca e linguiças? Mas os alimentos que contém esses sabores não param por aí, eles estão contidos nas carnes curadas, naquele salmão que você aprecia em um rodízio japonês, em anchovas e até mesmo no chá verde. Estes alimentos estão repletos de glutamato, naturalmente. Mas você pode conferir esse sabor único com um realçador de sabor ou com o glutamato monossódio

Não se engane, o glutamato é natural e está presente em pequenas quantidades nos alimentos, enquanto o glutamato monossódico é um processo industrial e seguro que confere o sabor umami e a explosão de sabor que o seu cliente tanto deseja em seus produtos. 

Melhore o sabor de seus alimentos com o sabor umami

O sabor umami apresenta três importantes características que elevam o sabor dos alimentos, os deixando mais atrativos, saborosos, seguros e que ajudarão com que as vendas de seus alimentos aumentem, e esta é uma das principais razões por você optar pela utilização de realçadores de alimentos em seus produtos. 

  1. O sabor umami tem o poder de se espalhar pela língua, o que realçará o sabor natural de seus alimentos;
  2. O gosto umami possui a capacidade de ficar na língua por mais tempo que os outros sabores (azedo, amargo, doce e salgado);
  3. Sabe aquela sensação de dar água na boca? Ela é provocada pelo sabor umami dos alimentos e você pode potencializar isso em seus produtos. 
  4. Com o Realçador de Sabor, você usará menos cloreto de sódio, ou sal de cozinha, em suas receitas, o que colabora para a saúde das pessoas. Quanto menos sódio, melhor!
LEIA TAMBÉM:  Creatina monohidratada: para que serve e quais seus benefícios?

Muitas vezes, sem perceber, você já coloca em seus produtos o sabor umami, pois ele é aquele gosto específico, que você não sabe o que é, mas que parece que está faltando para seu alimento ficar perfeito. Como já dissemos mais acima, alguns alimentos conhecidos são ricos em umami, e eles podem fazer parte das suas receitas e você não sabia disso até agora. Entretanto, é possível alcançar o umami com o Realçador de Sabor. 

O nosso Realçador de Sabor da linha Real Mix é um mix de realçadores de sabor naturais, tais como glutamato, proteínas hidrolisadas e extrato de levedura, que utilizou tecnologia e pesquisa em seu desenvolvimento para realçar o sabor umami que seu alimento precisa. Ele é perfeito para ser utilizado em qualquer tipo de alimento salgado, pois proporcionará para o seu cliente um desenvolvimento de gostos únicos e realçará o que seu produto tem de melhor. 

Ao ser ingerido, ele vai agir diretamente nas papilas gustativas de seus clientes, tornando os seus alimentos ainda mais saborosos e atrativos para os consumidores. Ele é um forte aliado para equilibrar os sabores de seus alimentos, proporcionando assim, um sabor muito mais agradável. Pode ser utilizado com inúmeros produtos, como carnes para churrasco, linguiças, hambúrgueres, almôndegas, presuntos, frangos, molhos, recheios, saladas, produtos em pó, sopas e até mesmo em caldos. Ele contém 20% menos sódio, quando comparado com os produtos concorrentes e 10% menos sódio se comparado ao glutamato monossódico. Leve mais segurança e qualidade para a vida de seus consumidores com o nosso Realçador de Sabor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *