Ícone do site Blog Adicel Ingredientes

O que é sorbato de potássio?

O que é sorbato de potássio

O que é sorbato de potássio

A indústria alimentícia é repleta de componentes e ingredientes especiais que ajudam na preparação e na conservação de muitos alimentos comercializados. Um desses componentes é o sorbato de potássio, o qual pode ser muito útil por sua ação como conservante. Contudo, muitas pessoas não sabem o que é sorbato de potássio e como ele pode ser utilizado no ramo de alimentação.

Pensando nisso, todas as pessoas do ramo alimentício que desejam saber o que é sorbato de potássio e como ele pode ser utilizado neste setor, neste artigo iremos esclarecer todas as informações necessárias sobre este conservante.

Mas afinal, o que é sorbato de potássio?

Para saber exatamente o que é sorbato de potássio é preciso entender quais são as principais características deste componente importante para a indústria de alimentos. Pois entendendo melhor as propriedades deste ingrediente, fica mais fácil compreender o que é sorbato de potássio e porque ele é tão útil para a indústria de alimentos:

Sendo assim, o sorbato de potássio é um sal de potássio que deriva do ácido ascórbico ( é derivado do ácido sórbico), o qual age como um fungicida e bactericida, impedindo a propagação de fungos, mofo, bolores e bactérias que podem estar presentes no processo de industrialização de muitos alimentos.

Este componente também tem o poder de prolongar a vida útil dos alimentos onde está inserido, agindo como um conservante e evitando a mudança de cor, sabor e textura dos alimentos industrializados. Porém, é necessário saber como utilizar este produto da forma correta, visto que seu uso é regulamentado pela Anvisa (e FDA) . 

Vale ressaltar que é importante que todas as pessoas inseridas na indústria de alimentos saibam o que é sorbato de potássio, suas informações essenciais e como ele age nos alimentos e em quais alimentos ele pode ser inserido.

A ação do sorbato de potássio nos alimentos

A aplicação do sorbato de potássio nos alimentos deve ser 0,05% a, no máximo, 0,2% para cada 100gr do alimento no qual ele será inserido. Essa variação depende de acordo com o produto no qual o sorbato será colocado.

Isso porque seu uso deve ser cauteloso e regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ou seja, toda pessoa do ramo alimentar que deseja aplicar o sorbato de potássio na fabricação de seus produtos, deve estar em concordância com todas as exigências estabelecidas pelo órgão nacional citado.

Agora, quanto a ação, o sorbato de potássio age como um conservante de alimentos industrializados como pizzas congeladas, vinhos, panificação, vegetais e legumes em conserva, queijos, iogurtes, molhos de tomates pré prontos, margarinas (veja alguns ingredientes para conservação de margarinas), recheios prontos e muitos outros produtos. 

Ele age nesses alimentos como um conservante ácido que inibe a procriação de leveduras, algumas bactérias, mofos, bolores e microrganismos patogênicos. Além de conservar o alimento por muito mais tempo sem que haja mudança na textura, no sabor e na cor dele.

Alimentos que contém sorbato de potássio

O sorbato de potássio é muito utilizado em diversos alimentos, como já mencionado anteriormente. Porém, é importante ressaltar quais são os alimentos que mais são beneficiados pelo uso do sorbato de potássio e suas propriedades, bem como a quantidade que deve ser utilizada em cada um deles:

Dependendo da quantidade que será produzida de determinado alimento, é importante colocar o sorbato de potássio seguindo as proporções impostas pela Anvisa. 

Além disso, é importante mencionar que o sorbato de potássio nunca deve ser utilizado em produtos que passam pelo processo de fermentação ou que incluem algum tipo de fermento, visto que o sorbato de potássio age como um inibidor de fermentação.

O que substitui o sorbato de potássio?

Apesar do sorbato de potássio ser o preferido de muitos ramos do setor de alimentação, nem todos os trabalhadores dessa indústria gostam de usar o sorbato de potássio, pois preferem produzir os alimentos que serão comercializados da forma mais natural e saudável possível.

Sendo assim, uma excelente forma de substituir o sorbato de potássio é utilizar o vinagre, o suco de limão natural, o sal, o ácido ascórbico, ou até mesmo o ácido cítrico no lugar do sorbato de potássio. 

Porém, essa substituição deve ser feita de acordo com o alimento que está sendo produzido, para que a ação do substituto possa ser tão eficaz quanto a ação do sorbato de potássio. Assim, é possível garantir um alimento industrializado mais natural.

Considerações acerca do sorbato de potássio

Concluindo, o sorbato de potássio é de vital importância para todos aqueles que atuam no ramo da indústria alimentícia, principalmente porque o seu uso deve ser devidamente regularizado e precisa obedecer estritamente todas as exigências e recomendações da Anvisa.

Além disso, é possível utilizar substitutos deste componente para a fabricação de diversos alimentos. O que irá garantir ao consumidor final um alimento mais natural e mais saudável. O que é muito importante nos dias de hoje, é produzir alimentos de forma mais natural possível.

Sair da versão mobile